Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Coreia do Sul vê cancelamentos em massa de eventos de Halloween

A poucas semanas do aniversário de um ano da tragédia ocorrida em Itaewon que matou 159 pessoas, a Coreia do Sul vê profundas mudanças na forma como o Halloween era comemorado no país.

Nesta terça (17), o portal The Korea Times fez um levantamento de como o pesar e o medo de uma nova tragédia afetaram as programações de parques anteriormente conhecidos por produções elaboradas para comemorar a data.

Um destes foi o famoso Lotte World, que em anos anteriores iniciava as comemorações ainda em setembro. Em 2023, o parque fez uma parceria com o ENHYPEN na divulgação da webcomic Dark Moon. A decoração conta com elementos da história protagonizada pelo septeto administrado pela HYBE.

Já o Everland resolveu adotar o feriado de Ação de Graças como temática. O parque foi decorado com elementos que remetem ao outono e a parada de Halloween será substituída para trazer fantasias de temas mais leves.

Festas de Halloween também foram canceladas em diversas cidades. Um deles foi o de Daegu, que já havia se tornado uma tradição da cidade desde 2018. Escolas e creches que costumavam fazer pequenas festas com seus alunos também optaram por não celebrar a data.

Na internet, as discussões ainda podem seguir por mais tempo. Uma postagem anônima em um fórum na qual o usuário perguntou “É errado ir para Itaewon neste Halloween?” gerou reações adversas dos internautas. Enquanto uns acreditam que o melhor é evitar ir, outros ressaltam que cada um tem autonomia para decidir.

Uma das preocupações agora é o entorno da Universidade Hongik. No dia 30 de outubro do ano passado, apenas um dia após a tragédia de Itaewon, muitos jovens se reuniram na região para celebrar o Halloween. Com isso, há um temor que tal fato possa se repetir também neste ano.

Autoridades agem para evitar novas tragédias

No dia 12 de outubro, a Prefeitura de Seul anunciou que implantará um sistema para contar as quantidades de pessoas presentes em determinadas localidades. A medida visa evitar grandes multidões como a de Itaewon.

O sistema consiste em um software conectado à câmeras de segurança em locais com grandes populações. Ao detectar um grande número de pessoas nos locais, um alerta será enviado para a prefeitura, para a polícia e os bombeiros locais. Além disso, 909 novas câmeras em 71 localidades devem ser instaladas ainda este ano.

Captura mostrando o funcionamento do software implantado nas câmeras de segurança para contar o número de pessoas em determinada localidade.
Créditos: Prefeitura de Seul

Outro ponto crucial da tragédia que foi foco de fiscalizações foram obras irregulares. Segundo a perícia da tragédia de Itaewon, uma obra feita no Hotel Hamilton vizinho ao beco onde ocorreu a debandada foi responsável por piorar o cenário.

A Prefeitura encontrou 2.611 obras ilegais em 75 localidades, incluindo Sinchon e Hongdae, durante uma inspeção especial feita entre novembro do ano passado e maio deste ano. Destas, 1.700 foram corrigidas pelos responsáveis enquanto o restante será penalizado.

No dia 25 de outubro, as medidas de segurança serão testadas em uma simulação que contará também com a polícia e os bombeiros. A Prefeitura destacou 14 áreas diferentes da capital que devem receber grandes aglomerações de pessoas no Halloween, sendo elas:

  • Centro: Itaewon e Ikseon-dong.
  • Leste: Seongsu-dong, ruas próximas das estações Wangsimni e da Universidade de Konkuk.
  • Oeste: Sinchon, Hongdae, estação Balsan e Mullae-dong.
  • Sul: Sharosu-gil, Sillim Station, rua Apgujeong Rodeo e estações de Gangnam e Nonhyeon.

Tais áreas devem receber equipes de segurança e o metrô nas redondezas poderá operar em horários flexíveis se necessário. Além disso, haverá apoio médico nos locais.

Como o dia 31 de outubro cairá em uma terça-feira, é esperado que as comemorações de Halloween sejam feitas no fim de semana, começando a partir da sexta 27.

Fonte: (1), (2)
Imagens: Yonhap e Prefeitura de Seul via Korea JoongAng Daily
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

Sair da versão mobile