Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] mimiirose fala sobre as emoções de fazer um comeback e revela suas conexões com a música latina

O mimiirose é um grupo gerenciado pela YES IM ENTERTAINMENT que estreou em 16 de setembro de 2022 com o single álbum AWESOME. Para celebrar o primeiro aniversário do grupo, o quinteto fez primeiro comeback da carreira.

O single álbum LIVE é composto pelas faixas “FLIRTING”, “TIPSY” e “A-OK”. Este lançamento mostra um lado mais poderoso das integrantes, com coreografias marcantes e linhas de rap impactantes, com destaque ainda para a alta produção do MV de “FLIRTING”, escolhida como single das promoções.

Conversamos com exclusividade com YeonJae, HyoRi, YeWon, JiA e YunJu sobre como foi o primeiro ano após o debut, a preparação para o tão aguardado retorno e os sonhos para o futuro do mimiirose.

Confira a entrevista na íntegra a seguir.



KoreaIN: Olá, meninas! Obrigada por receberem a gente. Como vocês têm passado?

YeonJae: Tem sido uma mistura de emoção por nos apresentarmos em frente aos fãs novamente e muita contemplação, como preencher uma longa lacuna.

HyoRi: Como é o nosso primeiro comeback, temos trabalhado duro e praticado com o objetivo de satisfazer nossos fãs!

YeWon: Quando estávamos praticando antes do comeback, senti uma sensação de pressão e nervosismo porque fazia muito tempo desde a nossa última apresentação. No entanto, à medida que a data de comeback se aproximava, fiquei cada vez mais feliz e só queria fazer nosso retorno o mais rápido possível.

JiA: Eu me esforcei muito para melhorar e mostrar uma versão melhor de nós mesmas durante o intervalo. Fiquei animada com a ideia de mostrar isso aos nossos fãs.

YunJu: Como foi nosso comeback depois de um ano, eu estava um pouco nervosa, mas me senti feliz ao pensar em encontrar nossos fãs. Voltamos com um conceito completamente diferente, então, por favor, nos mostre muito amor.


KoreaIN: Como foi o primeiro ano do grupo? Qual foi a melhor parte e o maior desafio?

YeonJae: Durante o intervalo de um ano, senti muito pelos nossos bloomiis que estavam nos esperando.

HyoRi: Eu acho que os aspectos mentais foram mais desafiadores que os físicos. Nosso retorno foi adiado, e tentar um novo estilo foi difícil para nós. Mas tínhamos muito em que pensar, então o prazo de um ano pareceu passar rapidamente.

YeWon: Pessoalmente, e como um grupo, passamos cada dia com o objetivo de mostrar uma versão mais desenvolvida de nós mesmas em comparação com nosso debut.

JiA: Nós nos esforçamos muito para melhorar durante o intervalo, incluindo ter aulas e receber avaliações. Isso nos deixou ainda mais ansiosas para voltar ao palco, e ficamos impacientes para nos apresentar.

YunJu: Não poder ver nossos bloomiis foi a parte mais desafiadora, e eu senti muito por fazê-los esperar. Durante o intervalo, todas nós trabalhamos para melhorar as áreas que exigiam trabalho adicional.


KoreaIN: Já no debut vocês chegaram com uma qualidade muito alta, e neste comeback podemos ver que vocês evoluíram ainda mais, que vocês “floresceram”. Qual é a principal diferença entre os single álbuns (e as eras) AWESOME e LIVE?

mimiirose: Embora nosso primeiro álbum tivesse um conceito brilhante e refrescante, este segundo álbum tem uma abordagem diferente. Você pode esperar ver um conceito girl crush que se alinha com nossa forte determinação após um período de pausa desafiador. Além disso, como você mencionou, este álbum realmente significa que o mimiirose floresceu.


KoreaIN: Como foi o processo de produção deste segundo álbum?

YeonJae: Fizemos inúmeras revisões para garantir a mais alta qualidade, dado o extenso tempo de preparação.

HyoRi: Houve tantas revisões que foi quase inimaginável. Nós nos perguntamos: “Está tudo bem fazer tantas mudanças?”. Embora a equipe tenha nos dito que foi mais tranquilo que o nosso primeiro álbum, foi um desafio para nós como artistas. Mas não nos arrependemos porque sentimos que o resultado final acabou bem.

YeWon: Houve muitas mudanças, o que dificultou. No entanto, o resultado foi excelente, então ficamos satisfeitas.

JiA: Foi como um passeio de montanha-russa. Muitas mudanças foram feitas nas letras, composições das músicas e coreografias. Foi desafiador, mas depois de várias alterações, acreditamos que lançamos um álbum perfeito.

YunJu: Eu estava preocupada ao me preparar para a gravação do videoclipe. Eu me esforcei muito para pesquisar como expressar emoções através de expressões faciais de forma eficaz.


KoreaIN: O MV de “FLIRTING” tem uma produção a nível cinematográfica. Vocês se divertiram gravando?

YeonJae: Foi a minha primeira vez atuando e fazendo o papel de uma “chefe vilã”. Foi interessante retratar experiências que eu nunca tinha tido antes. Eu realmente gostei da maquiagem que acentuou minha personagem.

HyoRi: Eu não percebi tanto enquanto estava filmando. Mas quando vimos o produto finalizado, ele realmente tinha uma sensação cinematográfica. Na verdade, tivemos momentos em que nos perguntamos: “Isso vai ficar bom?”, durante as filmagens. Porém, a equipe do MV prestou muita atenção a isso, e o resultado ficou ainda mais cinematográfico que esperávamos. Pessoalmente, a cena em que estávamos todas olhando em direções diferentes e depois para a câmera se destaca, e foi bastante agradável.

YeWon: Eu pensei que seria difícil, pois era a primeira vez que filmávamos um videoclipe cinematográfico. No entanto, o diretor nos deu uma orientação clara e facilitou para nós, então não houve grandes problemas. Espero que possamos filmar um MV envolvendo atuação assim no futuro.

JiA: Eu gostei da experiência de retratar uma personagem tão diferente do meu eu real. Foi fascinante viver uma vida que eu não poderia experimentar na realidade.

YunJu: Esta foi a primeira vez que filmei um videoclipe que exigia habilidades de atuação, então foi bastante desafiador. O diretor deu uma ótima orientação, o que nos permitiu concluir tudo com sucesso.


KoreaIN: Qual é a música favorita de vocês no novo single álbum LIVE?

YeonJae: Eu gosto da música “TIPSY”. Eu ouvi muito essa enquanto me preparava para ela e nunca me cansei. É sempre tão emocionante.

HyoRi: Eu gosto de “A-OK.” Estou mais focada em letras que em melodias, então muitas vezes ouço músicas com boas letras ou que ressoam comigo. Quando ouço “A-OK”, me sinto confortada. A parte em que todas as integrantes gritam “A-OK” juntas é tão tocante, não sei por quê. Eu fiquei comovida muitas vezes com essa parte. Por isso é a minha música favorita.

YeWon: Eu gosto mais da música “A-OK”. A melodia é muito cativante, e eu continuo ouvindo de novo e de novo.

YunJu: É “TIPSY” para mim! Especialmente a parte do refrão com a batida e a melodia que eu gosto. Quanto mais eu escuto, mais eu gosto.

JiA: É “TIPSY” para mim! Não houve muito rap em nossas músicas anteriores, mas em “TIPSY”, eu pude mostrar mais rap do que em outras músicas, então fiquei muito feliz.


KoreaIN: A base de rap de vocês é muito forte e tem muita qualidade. Como funciona a preparação? 

HyoRi: Houve um período em que eu não podia estar na empresa porque estava muito ocupada, e a JiA contribuiu para a produção do rap durante esse tempo. JiA e YeonJae fizeram um ótimo trabalho com as partes de rap para o comeback, o que resultou em uma música de alta qualidade.

YeWon: Eu não sou responsável pelo rap no grupo, então não sei os detalhes, mas acho que JiA, como rapper principal, teve a influência mais significativa.

JiA: Eu ouvi YunJu fazendo rap pela primeira vez para este comeback, e ela fez isso tão bem que eu acho que ela deveria fazer parte da rap line. Como sou a main rapper, ajudei muito as outras integrantes. Mas YunJu se saiu tão bem que me deixou feliz.


KoreaIN: Sentimos um pouco de influência latina nas batidas do mimiirose. Isso é verdade? Vocês ouvem música latina?

YeonJae: A música latina é animada, então eu gosto de ouvir quando quero dançar e me divertir.

HyoRi: Pessoalmente, eu não ouvi muita música latina autêntica. Mas, como alguém que gosta do gênero, eu ouço muito música “k-pop com estilo latino”. Eu mesma ocasionalmente crio batidas, e há algumas batidas de estilo latino na minha coleção. Se eu tiver a chance, vou deixar vocês ouvi-las.

YeWon: Eu ouço música latina ocasionalmente.

JiA: Para ser honesta, eu não ouço música latina com frequência, então fiquei um pouco preocupada em como lidaríamos com esse estilo. Acho que vou começar a procurar e ouvir mais música latina a partir de agora.

YunJu: Eu não ouço música latina com frequência, mas há momentos em que me vem à mente, e eu procuro e ouço.


KoreaIN: Qual é o maior sonho de vocês, como grupo, para o futuro?

YeonJae: Eu quero ser uma artista que transmita mensagens e valores positivos através da música do mimiirose e das minhas ações.

HyoRi: É um grande sonho, mas eu gostaria que estivéssemos nos livros didáticos. Quando eu era estudante, vi uma foto do Girls’ Generation em um livro didático, e isso me fez pensar: “Eu quero ser uma cantora incrível como elas”. Eu gostaria de ser uma idol que inspire alguém também.

YeWon: Eu quero que o mimiirose crie seu próprio gênero e se torne um grupo reconhecido pelo povo.

JiA: Eu gostaria que fôssemos um grupo diversificado, que possa trazer vários conceitos sem esforço.

YunJu: Eu quero que sejamos lembradas como um grupo completo que pode lidar com vários conceitos.


KoreaIN: E nós, podemos sonhar com o mimiirose no Brasil?

mimiirose: Absolutamente! Se tivermos chance, adoraríamos ir ao Brasil e fazer apresentações fantásticas para o nosso bloomii brasileiro.


KoreaIN: Muito obrigada por esta entrevista! Por favor deixem uma mensagem para os bloomiis brasileiros que estão lendo.

mimiirose: Agradecemos sinceramente por nos enviar tanto amor de longe, e mal podemos esperar para conhecer nosso bloomii do Brasil o mais rápido possível. Obrigada!

Por Letícia Misna
Imagem: YES IM ENTERTAINMENT
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido