Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

G-Dragon promete ações legais contra rumores de destruição de evidências

Nesta sexta (10), portais de mídia sul-coreanos reportaram que a polícia pode estar suspeitando que G-Dragon esteja destruindo evidências da investigação de uso de drogas. O artista compareceu à Delegacia de Incheon na segunda (06) para prestar depoimento e também fez um teste toxicológico rápido cujo resultado foi negativo.

As suspeitas foram levantadas pelo fato do artista ter raspado boa parte dos pelos do seu corpo, o que dificultaria a coleta de amostras para o teste laboratorial de folículos. O exame é mais demorado que o de urina e oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo. Devido à fisiologia do pelo, o período de detecção deles é 2 a 3 vezes maior que o cabelo. Além disso, o cabelo pode ser afetado por processos químicos de coloração que podem interferir o resultado dos exames.

Após as notícias circularem, o advogado Kim Soo Hyun – representante legal de G-Dragon – divulgou uma nota negando as suspeitas e prometendo ações legais contra as notícias falsas. A nota na íntegra lê-se:

Aqui é o conselheiro de Kwon Ji Yong (G-Dragon), advogado Kim Soo Hyun da [firma] K1 Chamber LLP.

Hoje, houveram reportagens informando que G-Dragon raspou todos os seus pelos corporais exceto sua cabeça antes da investigação policial e que a polícia levantou suspeitas de que ele estaria tentando manipular evidências.

A reportagem sobre ele ter raspado todo o corpo é completamente falso. Além disso, o Tribunal rejeitou o caso por causa da falta de evidências e, consequentemente, nenhum mandado de busca e apreensão relacionado a cabelo/pelo foi expedido. Apesar destas circunstâncias, Kwon Ji Yong acredita que revelando protamente a verdade possa eliminar suspeitas e, assim, compareceu voluntariamente [à delegacia para prestar depoimento] e cooperou ativamente com a investigação fornecendo não apenas amostras de urina, mas também de unhas das mãos e dos pés. Além disso, ele expressou com firmeza sua vontade de fornecer amostras adicionais, como pelos da perna, além das amostras de cabelo pedidas inicialmente pela polícia.

Apesar da polícia ter insinuado que Kwon Ji Yong raspou seus pelos com a intenção de manipular evidências, é importante destacar que, na verdade, ele manteve pelos de tamanho suficientes para serem examinados e submeteu voluntariamente amostras na quantidade pedida pela polícia. Além disso, apesar do seu testemunho claro durante o depoimento de que ele não tingiu ou descoloriu seu cabelo, as reportagens da mídia sugeriram: “Dependendo do comprimento do cabelo, é possível confirmar o uso de drogas por até um ano. Porém, se, como Kwon Ji Yong frequentemente é submetido à coloração ou descoloração devido à natureza de sua profissão, os componentes das drogas podem diminuir”. Queremos afirmar com clareza que, por cerca de 1 ano e 5 meses, Kwon Ji Yong não coloriu nem descoloriu seu cabelo.

Além disso, Kwon Ji Yong afirmou durante o interrogatório que raspa com frequência os pelos de seu corpo. Porém, desde que a investigação foi anunciada e iniciada, ele não o fez. Apesar de expressar claramente que não houve intenção de manipular evidências, a polícia precipitadamente chegou a conclusões e empregou linguagens sugerindo que G-Dragon tentou manipular evidências para esconder um crime, constituindo em um sério caso de difamação. Apesar disso, reportagens incorretas conflitando com os fatos verdadeiros foram divulgadas sem confirmação prévia do lado de Kwon Ji Yong, o que achamos profundamente lamentável.

Para concluir, a afirmação da polícia de que G-Dragon raspou todo o seu corpo para esconder evidências é completamente infundada e, agora, o artigo inicial que reportou esta [desinformação] foi corrigido.

No futuro, tomaremos forte ação legal contra tais reportagens especulativas. Pedimos à mídia que se envolvam em reportagens responsáveis e cautelosas baseadas em fatos para previnir o irreparável dano a G-Dragon (Kwon Ji Yong), que é uma proeminente figura pública.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Xportsnews
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido