Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

KARD fala sobre episódio de racismo sofrido no programa do Raul Gil em 2017

Em 2017, o KARD fez a sua primeira visita ao Brasil passando por Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Na época, o quarteto tinha pouco tempo de carreira, já que, até então, só havia lançado três singles considerados como pré-debut. Apesar disso, a turnê foi bem-sucedida e teve ingressos esgotados.

Na ocasião, o grupo também participou do Programa Raul Gil, onde performaram “Don’t Recall” e “Oh Na Na” além de interagirem com um grupo de crianças que fizeram um cover deles e concederem uma entrevista ao apresentador.

Durante a entrevista, Raul Gil cometeu gafes como forçar contato físico com os membros e também perguntar se eram parentes. Em determinado momento, o apresentador pergunta se os integrantes namoram entre si e, diante da resposta negativa de todos, algumas pessoas na plateia gritam como se comemorassem.

Em resposta, o apresentador comenta: “Como é que é isso que vocês tão gritando? Vai casar com ele? Você com esse olhão grande, vai ter que esticar“. Logo depois, Gil faz o famoso gesto racista de esticar os olhos. O momento pode ser visto por volta dos 9:30 do vídeo:


Na quarta (08), o canal ARCHIVE-K no YouTube postou uma entrevista exclusiva com o grupo. Uma das perguntas feitas foi “Qual a sua opinião sobre as atividades de k-pop em outros países?”. Jiwoo responde que é incrível poder divulgar não apenas o KARD, mas também apresentar mais sobre a Coreia do Sul para pessoas de todo o mundo.

Logo em seguida, a artista conta em um tom mais sério sobre o ocorrido em 2017:

Jiwoo: Quando fui ao Brasil, enfrentei muita discriminação racial. Aquela também, quando havia um grande programa de TV ao vivo, uma pessoa que é praticamente considerada o apresentador da nação foi racista. Não percebemos na hora. Ainda há muitas coisas deixadas para trás. Mesmo na época, quando descobri, isso me machucou muito. Se soubéssemos na época quando foi transmitido ao vivo, teríamos ficado quietos sem termos feito nada?

J.Seph: Eu poderia ter levantado e ido embora.

Jiwoo: Quando falo coreano, fico com mais raiva e posso perder a razão.

J.Seph: Porque eu não fazia ideia.

Jiwoo: Ficamos parados lá como bobos.

J.Seph: Se você ver o vídeo, você está apenas sorrindo.

Jiwoo: Estou sorrindo assim. Ele estava sendo racista e eu sorrindo porque não sabia.

Os cantores relataram que a intérprete que os auxiliava com as traduções não explicou o que estava acontecendo, mas, pelo vídeo do programa, é perceptível que a profissional também ficou incomodada com toda a situação. Jiwoo termina o relato dizendo que se sentiu envergonhada e preocupada com a repercussão que o caso teria. Apesar disso, ela também destaca que era muito nova e inocente na época, o que também pode ter influenciado a sua falta de ação imediata.

A entrevista na íntegra pode ser conferida a seguir. O depoimento sobre Raul Gil está por volta dos 14:55:


Após duras críticas feitas por fãs que acabaram chegando à mídia, Sonia Abrão ligou para Gil durante seu programa “A Tarde é Sua” gravado pouco depois. O apresentador lamenta o fato, mas conta que não sabia que o gesto causaria polêmica e que, se soubesse, não o teria feito.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: DSP Media
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido