Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação

Meio milhão de estudantes sul-coreanos realizam o CSAT

Nesta quinta (16), mais de meio milhão de estudantes sul-coreanos enfrentaram as nove horas de prova do Suneung, também conhecido com a sigla em inglês CSAT (College Scholastic Ability Test, traduzido livremente como Teste Universitário de Habilidade Escolar).

O número exato de estudantes que fizeram a prova este ano foi de 504.588, cerca de 3000 a menos que em 2022. Os alunos foram distribuídos em 1.279 locais de prova em 84 distritos espalhados pelo país. Um deles foi na Mandela Boy’s School, localizada dentro de um centro de detenção para jovens infratores no Centro Correcional de Nambu.

Em anos anteriores, já houveram menores infratores fazendo a prova. Esta, porém, foi a primeira vez que o exame foi realizado em uma sala de aula dentro do centro correcional. Os 10 candidatos tinham entre 15 e 17 anos e estão cumprindo penas de 2 a 15 anos de detenção.

Kim Jong Han, chefe do Departamento de Reintegração Social do Centro Correcional de Nambu, explicou: “Como autorreflexão e desculpas às vítimas são primordiais, não é permitido uma comunicação direta com as vítimas. Nosso objetivo é oferecer um caminho alternativo, guiando-os para longe de novos delitos e em direção a um novo caminho na sociedade“. Os candidatos da Mandela Boy’s School foram parte de um grupo de 37 detentos que fizeram a prova do CSAT neste ano.

O gabarito da prova será divulgado no dia 28 de novembro e os estudantes receberão seus resultados no dia 8 de dezembro. Recursos sobre as questões serão recebidos de hoje até segunda (20).


Um sonho possível

Uma escola em Mapo-gu, na capital Seul, recebeu uma candidata especial para prestar o CSAT. Kim Jeong Ja tem 82 anos e foi a candidata mais velha a se inscrever para o exame. A maioria dos candidatos são alunos e graduados do Ensino Médio na faixa dos 20 anos.


O efeito da pressão

A polícia da cidade de Hwaseong, na província de Gyeonggi, reportou que um estudante que deveria fazer a prova do CSAT foi levado ao hospital após pular do quarto andar de um prédio. O candidato terminou o Ensino Médio no ano passado e iria realizar a prova pela segunda vez, o que acabou gerando uma pressão que acabou fazendo com que tomasse esta decisão. Não há detalhes sobre o estado de saúde do jovem.

Na mesma cidade, uma emergência médica ocorreu após uma aluna que já estava em sala sofrer uma convulsão por volta das 7:47, antes da prova começar. A jovem foi enviada para casa.


Dia específico e silêncio total

Uma das particularidades do Suneung é o dia das provas. Desde 2006, os testes são realizados em uma quinta-feira. Entre 1994 e 2005, as datas eram às quartas-feiras, mas o governo resolveu mudar para a quinta para conseguir uma janela maior para que as provas cheguei aos locais de aplicação por todo o país.

Outro fato ainda mais curioso é que há um esforço conjunto para evitar barulhos cotidianos que possam atrapalhar a concentração dos alunos. Neste ano, 94 voos foram ajustados para evitar decolagens ou pousos durante o horário em que a prova foi aplicada, das 8:40 às 17:45. No horário das 13:05 às 13:40, quando os alunos fizeram o exercício de compreensão auditiva de inglês, todas as aeronaves que estivessem em voo precisaram permanecer a mais de 3000 quilômetros de altitude. Além disso, as forças armadas suspenderam treinamentos e carros foram proibidos de buzinar perto dos locais de prova. A polícia e outras autoridades também foram enviadas para ajudar estudantes atrasados a chegarem na hora.

Leia também:
Agências revelam quais idols farão o CSAT 2024

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagem: Joint Press Corps
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido