Na quarta (08), o portal The Moscow Times noticiou que uma emissora de TV russa TNT Music editou o MV de “God of Music”, do SEVENTEEN, para retirar um arco-íris de uma das cenas. O motivo seria para evitar uma “propaganda LGBTQIA+”.
A TNT Music pertence à Fonbet TV, que em julho foi multada em 1 milhão de rublos (mais de R$ 53 mil) por ter desrespeitado a lei do país que proíbe propagandas com discursos pró-LGBTQIA+ após exibir em sua grade um clipe da cantora finlandesa Alma, que é assumidamente lésbica. Além deste, a empresa também pode ter que pagar cerca de 16 milhões de rublos (mais de R$ 850 mil) por quatro outros processos por motivos semelhantes.
A Rússia possui uma lei que bane propaganda de “relações sexuais não-tradicionais” para menores de idade desde 2013. No ano passado, o Presidente Vladimir Putin expandiu o texto para englobar e punir “demonstrações de relações e estilos de vida não-tradicionais” para públicos de qualquer idade, não apenas menores.
A cenas editadas no MV do SEVENTEEN foram no segundo refrão quando o grupo dança em um campo aberto e o arco-íris se forma no céu. Na versão exibida na TV russa, o céu azul foi substituído por uma nuvem cinza.
Compare a versão original e um registro da cena editada divulgada pelo The Moscow Times:
Fonte: (1)
Imagens: Pledis e The Moscow Times
Não retirar sem os devidos créditos.