Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Sete grupos de K-pop que completariam 10 anos em 2023

O mundo do K-pop é conhecido pelos grupos incríveis, repletos de energia e paixão, mas também, em alguns casos, por sua “data de validade” na indústria. Ao longo dos anos, vimos inúmeros grupos surgirem e conquistarem os corações dos fãs com seu talento e carisma. 

No entanto, nem todos esses grupos conseguiram manter a chama acesa por muito tempo. Alguns, apesar de alcançarem o auge de sua popularidade, decidiram seguir caminhos separados após uma década de sucesso conjunto. 

Hoje falaremos sobre a trajetória de alguns desses grupos icônicos que completaram (ou quase completaram) uma década de carreira, mas, por razões diversas, optaram por não continuar como um grupo unido.




HISTORY


O HISTORY foi um grupo composto por Kyungil, Dokyun, Sihyoung, Jaeho e Yijeong. Em 26 de abril de 2013, o quinteto fez seu debut com a canção “Dreamer”, pela empresa Loen Entertainment. Infelizmente, em 12 de maio de 2017, foi anunciado que o HISTORY havia encerrado suas atividades como grupo após 4 anos juntos.

Em 12 de abril de 2013, a LOEN Entertainment fez um anúncio empolgante: eles estavam prestes a lançar seu primeiro grupo masculino. Nesse momento, dois dos integrantes do grupo foram apresentados ao público: Kim Si Hyoung, que os fãs já conheciam da 3ª temporada do programa Ulzzang Generation, e Jang Yi Jeong, que havia participado do programa Birth of a Great Star 2.

Antes mesmo de seu aguardado debut, alguns membros já haviam trilhado caminhos no mundo do entretenimento. Na Do Kyun, por exemplo, havia sido o vocalista de uma banda de rock/balada chamada BUZZ, sob o nome artístico Na Yul. Song Kyung Il, por sua vez, era um talentoso dançarino que tinha participado de videoclipes como “Beautiful Dancer” da IU e “Vista” do Fiestar. Além disso, ele fez apresentações especiais no SBS Inkigayo e no GD TV, incluindo uma performance de “Cruel Fairy Tale“, da IU. Vale mencionar que Kyung Il também fazia parte do grupo informal conhecido como Nuthang (pronunciado como ‘new-thang’), ao lado de figuras ilustres como G-Dragon e T.O.P, ambos do BIGBANG.


Boys Republic


O Boys Republic é composto por Onejunn, Sunwoo, Sungjun, Minsu e Suwoong. O grupo fez sua estreia em 5 de junho de 2013, sob a Universal Music Group. No entanto, após seu retorno em setembro de 2018, eles anunciaram que entrariam em uma pausa por tempo indeterminado para os membros cumprirem o período de alistamento militar obrigatório. Desde então, o grupo somente se reúne para reencontros entre os membros, mas sem nenhuma outra novidade de retorno para a indústria musical. 

Antes de sua estreia no meio de 2013, os membros do Boys Republic passaram por um treinamento intensivo que durou dois anos sob a supervisão da Universal Music e de Jung Hae Ik, da Happy Tribe Entertainment. Jung é conhecido por seu trabalho com ídolos de primeira geração, como g.o.d, H.O.T e S.E.S. Durante esse período, os integrantes do grupo receberam treinamento abrangente, abordando áreas como canto, dança, atuação, bem como o estudo de idiomas e culturas de outros países.

Para estabelecer ainda mais sua presença global, o produtor e compositor Keun Tae Park, que atuou como conselheiro musical-chefe do grupo, colaborou com a Dsign Music, uma empresa norueguesa de composição/produção musical que já havia escrito músicas para grupos renomados como TVXQ, Girls’ Generation e EXO. Isso demonstrava o compromisso do Boys Republic em se destacar não apenas na cena K-pop, mas também internacionalmente.

O single Ending credit. com as faixas “You’re my” e “Rattled” lançado em 2018 foi a despedida do grupo para seus fãs.


WA$$UP


O WA$$UP teve sua formação original composta por Nari, Jiae, Sujin, Woojoo, Jinju, Dain e Nada. O debut pela empresa Mafia Records em colaboração com a Sony Music foi com um single homônimo em 7 de agosto de 2013. Porém, o disband foi confirmado em 2019.

No dia 3 de agosto de 2013, a Sony Music surpreendeu o cenário musical ao anunciar que havia treinado um grupo de garotas por três anos. Este grupo tinha um estilo musical único, misturando dancehall com danças envolventes, incluindo o twerking. A empresa destacou que o WA$$UP seria um grupo diferenciado, com uma missão importante: espalhar a cultura do hip hop através de suas atividades musicais.

Em 2017 a empresa anunciou as saídas de Jinju, Dain e Nada do grupo. Apesar disso, as integrantes remanescentes seguiram como quarteto e lançaram o single “Dominant Woman”, que foi a última canção promovida como grupo. Nari e Jiae também chegaram a participar do The Unit, mas ambas não seguiram no grupo final. 



Royal Pirates


A Royal Pirates era uma banda de rock coreano-americana composta por Moon Kim, James Lee e Sooyoon, além do membro temporário japonês Enik. A banda fez sua estreia em 25 de agosto de 2013 com a música “Shout Out”.

Apesar do grupo ter estreado oficialmente em 2013, o trio já fazia sucesso no YouTube, e eram conhecidos como Fading From Dawn, composto por três membros: o guitarrista-vocalista Kim Moon Chul, o baterista Sooyoon e o baixista Richard Kim, que era irmão mais velho de Moon Chul. Eles costumavam se apresentar em vários eventos coreanos na Califórnia, como o festival coreano anual no Condado de Orange.

Infelizmente, em abril de 2008, ocorreu uma tragédia quando Richard faleceu em um acidente de carro em Pomona, Califórnia. Após esta perda devastadora, o grupo raramente se apresentou ao vivo, pois não tinham mais um baixista. A dupla então passou a fazer mais covers para o YouTube, onde ficaram muito populares por trazer versões de rock de sucessos de grupos como o Wonder Girls e o TVXQ

Oficialmente, o Royal Pirates iniciou suas atividades como um trio em 2013, pela empresa Apple of the Eye em parceria com a Sony Music, fazendo sua estreia com o membro James Lee como baixista para compor o time. 

Infelizmente, o grupo chegou ao fim em 2017, mas a dupla original (Moon Kim e Sooyoon) ainda tentou emplacar em uma outra banda, a LIVIN, mas a mesma não qualquer atualização sobre novas atividades desde outubro de 2022.


Topp Dogg/Xeno-T


Em 2013, a Stardom Entertainment o debut do Topp Dogg, grupo composto por nada menos que 13 membros: A-Tom (hoje Sangyun de JBJ95), Hansol (hoje o artista solo Navinci), Nakta, P-Goon, Jenissi, Gohn, Kidoh, Seogoong, Sangwon, Xero, B-Joo, Sangdo e Hojoon

O Topp Dogg foi apresentado ao público com a primeira apresentação ao vivo no início do ano. Posteriormente, lançaram seu primeiro videoclipe para o single “Follow Me”, que serviu como promoção para o lançamento de seu mini álbum de estreia, intitulado Dogg’s Out. Mais tarde, naquele mesmo ano, relançaram o EP com uma versão repaginada contendo novos singles e uma versão em chinês de “Follow Me”.

Em meados de 2014, iniciaram o trabalho em seu segundo EP, lançando o videoclipe de “Open the Door” e seguindo com “Araria”. O grupo promoveu com os 13 membros até meados de 2017, mas diversos integrantes resolveram não renovar o contrato e seguir carreira solo. Como grupo, a última canção foi “Rainy Day”. Ainda em 2017, foi anunciado que os 5 membros restantes (Sangdo, Hojoon, B-Joo, Xero e Sangwon) agora promoveriam sob o nome de grupo XENO-T, principalmente no Japão. No entanto, a partir de 26 de setembro de 2021, foi confirmado oficialmente o término do grupo. Xero anunciou o fim do grupo através de uma live.


BESTIe


O BESTie foi um grupo feminino formado pela YNB Entertainment e composto por Hyeyeon, UJi, Dahye e Haeryung. Eles fizeram sua estreia em 11 de julho de 2013 com o single “Pitapat”. Presume-se que o grupo tenha encerrado suas atividades em 2017, após a saída de três das integrantes.

Hyeyeon, UJi e Haeryung originalmente fizeram suas estreias no grupo EXID, que estava sob a gestão da AB Entertainment. Dentro do EXID, elas lançaram seu primeiro single, intitulado “Holla (Whoz That Girl)“. As três integrantes promoveram com o grupo por aproximadamente dois meses, mas eventualmente decidiram deixar a empresa e o grupo por razões pessoais.

Após o disband, as integrantes passaram a focar em trabalhos solo. Hyeyeon assinou com uma empresa e se dedica a canções do ritmo Trot, Haeryung trabalha como atriz, e seu último K-drama foi Clean with passion, UJi também segue como cantora e atriz, se dedicando a baladas famosas em OST de K-dramas e Dahye também promove como cantora solo, na mesma empresa que a ex-colega de grupo UJi.


LADIES’ CODE


O LADIES’ CODE é um grupo feminino que atualmente conta com 3 membros: Ashley, Sojung e Zuny. O grupo fez sua estreia em 7 de março de 2013, com a empresa a Polaris Entertainment. No entanto, em 3 de setembro de 2014, o grupo esteve envolvido em um grave acidente de carro, que resultou na trágica perda de outras duas integrantes: RiSe e EunB.

Após este triste incidente, o grupo retomou suas atividades em 2016 com o lançamento do álbum Myst3ry. No entanto, em 17 de fevereiro de 2020, o LADIES’ CODE anunciou uma pausa, uma vez que seus contratos haviam expirado, e as integrantes saíram da empresa, mas afirmaram que o grupo estava em “período de hiato”, enquanto o trio se dedica na carreira solo como cantoras.


Neste passeio pelos grupos que não chegaram a completar 10 anos juntos, vimos como a música pode ser uma jornada cheia de surpresas. Estes grupos, mesmo que não tenham durado muito tempo, deixaram sua marca e nos presentearam com músicas memoráveis.

Sentiu falta de algum grupo também que já deu disband? Deixe aqui nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Polaris Entertainment, Universal Music Group, Loen Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido