Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Literatura

[LISTA] Cinco famosos sul-coreanos que são escritores e que (talvez) você não sabia

Além de cantores, atores e modelos, diversos artistas sul-coreanos também demonstram outros talentos. Muitos deles têm em comum a paixão pela escrita e por isso decidiram produzir seus próprios livros. Diversos famosos também são conhecidos pelos livros que escreveram, proporcionando aos fãs e ao público em geral uma oportunidade única de conhecer melhor suas personalidades e perspectivas.

Muitos famosos sul-coreanos têm compartilhado suas palavras e reflexões através de livros. Seja através de fotobooks, coleções de ensaios ou reflexões, essas obras oferecem uma perspectiva única sobre suas vidas, carreiras e pensamentos, conectando-se com seus fãs e proporcionando um vislumbre mais profundo de suas personalidades além dos palcos e das telas.

Separamos alguns artistas que já escreveram livros e que você provavelmente não sabia, mas agora vai saber, confira.



Tablo (Epik High)

Daniel Armand Lee, mais conhecido como Tablo, é um cantor, rapper, produtor musical e escritor coreano-canadense. Ele é líder do grupo de hip-hop sul-coreano Epik High. O cantor nasceu em Seul, Coreia do Sul, mas passou parte de sua infância no Canadá, onde estudou e se formou. Como escritor, Tablo, é conhecido por escrever mensagens profundas e emocionais. Ele escreveu um livro intitulado “Blonote” (também conhecido como “Pieces of You”), que foi lançado em 2009. O livro é uma coleção de ensaios, pensamentos e histórias pessoais escritas por Tablo e também contém diversos pequenos “post-its” que ele leu para seus ouvintes em seu programa de rádio.


Jonghyun (SHINee)

Kim Jong-hyun, mais conhecido pelo seu nome artístico Jonghyun, foi um cantor, compositor e dançarino sul-coreano. O cantor ficou famoso como integrante do grupo de K-pop SHINee, que estreou em 2008 pela SM Entertainment. Como escritor, Jonghyun lançou em 2015 o livro “Skeleton Flower: Things That Have Been Released And Set Free” (em tradução livre, Flor de esqueleto: coisas que foram liberadas e libertadas), que contém uma coleção de ensaios, incluindo seus próprios, pensamentos e desenhos. O cantor não queria que seu livro fosse traduzido para outras línguas, pois não conseguiria transmitir o real significado de suas escritas e por algumas palavras em coreano não terem tradição para outros idiomas. 


Goo Hye Sun

Goo Hye Sun é uma atriz, cantora e diretora sul-coreana. Iniciando sua carreira como atriz em 2004, Hye Sun ganhou destaque no cenário do entretenimento coreano ao longo dos anos. Ela é conhecida por seus diversos papéis em dramas de televisão, filmes e produções teatrais, como Boys Over Flowes e Angel Eyes. Além de atuar, Goo Hye Sun também é uma artista versátil, já tendo lançado músicas como cantora e também é autora e ilustradora. Em 2009, ela publicou um livro de ilustrações intitulado “Tango”, que retrata a história de uma jovem passando pelas agonias do amor e da separação, além de compartilhar suas criações artísticas e visão criativa através de diversas ilustrações. O livro recebeu elogios por sua sensibilidade artística e originalidade.


Jang Geun Suk

Jang Geun Suk é um ator, cantor e modelo sul-coreano. Ele começou a carreira como ator ainda jovem e ganhou fama tanto na Coreia do Sul quanto internacionalmente. Geun Suk é conhecido por seus diversos papéis em dramas de televisão e filmes, como nas séries You’re Beautiful (2009) e Love Rain (2012). Em 2011, o ator lançou o livro intitulado “Love Recipe” (em tradução livre, Receita de Amor), contendo suas receitas favoritas e criações culinárias. O livro não apenas inclui vários pratos e dicas de culinária, mas também mostra a paixão do ator por cozinhar e comer, além de acompanhar um DVD.


Lee Hyori

Lee Hyori é uma cantora, atriz, e modelo sul-coreana. Considerada uma das maiores ícones do K-pop, é conhecida por sua carreira musical de sucesso e sua imagem única no cenário do entretenimento sul-coreano. A cantora iniciou sua carreira como membro do grupo de K-pop Fin.K.L (Fine Killing Liberty), grupo feminino popular na década de 1990 e início dos anos 2000. Em 2012, a cantora lançou o livro “Closer”, que aborda seu estilo de vida depois de adotar um animal de estimação e discute várias questões relacionadas aos direitos dos animais. No livro, ela compartilha suas experiências pessoais e ideias sobre como a adoção de um animal de estimação impactou sua vida e a levou a se tornar uma defensora dos direitos dos animais e questões ambientais. O livro contém fotos tiradas por ela e pelo famoso fotógrafo coreano Kim Tae Eun.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Viki, reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    Sair da versão mobile