Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Dez recordes do TWICE que provam que o grupo coleciona sucessos

Desde o debut em 2015, o TWICE não para de bater recordes. O grupo com números astronômicos de visualizações, vendas e prêmios é um dos mais populares da 3ª geração do K-pop e não se restringem à Coreia. Os feitos do TWICE atravessam oceanos e chegam até o Brasil, onde farão dois dias de show, com data extra após esgotarem a data inicial, em fevereiro de 2024. E até mesmo aqui já protagonizaram um recorde, já que serão apenas o segundo artista feminino a fazer mais de um dia de show no Allianz, a primeira sendo a Taylor Swift.

Se elas são grandes assim por aqui, não é surpresa para ninguém que o grupo formado por Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu tem uma carreira inteira de recordes no currículo.

Para relembrar alguns e conhecer outros, separamos 10 dos muitos recordes do TWICE que dão orgulho aos fãs e impressionam quem não conhece o grupo. Confira os principais feitos destas garotas poderosas do início da carreira até hoje!

Leia também:
TWICE no Brasil: Saiba tudo sobre os shows do grupo em São Paulo


1 – Primeiro grupo a conquistar 100 PAKs (perfect all-kills)

O TWICE coleciona “perfect all-kills” (PAK), nome dado quando uma música alcança o topo de todas as paradas musicais em tempo real ao mesmo tempo. Os PAKs são contados pelo número de horas, então números nas centenas podem parecer triviais, mas para fazer isso em todas as plataformas por inúmeras horas é um feito impressionante, especialmente há alguns anos. E elas chegaram nessa conquista relativamente cedo na carreira.

Em 2016, o TWICE lançou “Cheer Up”, que conseguiu 25 PAKs, e depois “TT”, que sozinho levou o grupo a ter 91 PAKs. Com essas duas músicas elas conseguiram passar dos 100 PAKs, sendo o primeiro grupo a chegar nesse número e isso em apenas um ano. A única outra artista a chegar nos 100 PAKs foi a IU, também em torno de 2016. Hoje em dia, o TWICE já tem 197 PAKs acumulados e também o título de primeiro grupo idol a conseguir PAKs por três anos seguidos.


2 – Primeiras artistas femininas estrangeiras a conseguirem o Triple Crown na Oricon

A Oricon é um famoso chart japonês e o principal usado para contabilizar o sucesso comercial das músicas no Japão. Para cantores de K-pop, entrar no rank e desbancar artistas locais é um desafio a mais na carreira. As meninas do TWICE foram as primeiras artistas de um grupo fora do Japão a chegarem no topo da Oricon não uma, mas três vezes, conquistando o Twiple Crown, e isso em pleno 2017. O primeiro artista internacional, independente de gênero, a obter o mesmo feito foi o EXO, em 2015. O sucesso do grupo no Japão também levou a outras conquistas, como o primeiro artista coreano a passar 800 semanas no rank de Hot 100 da Billboard do Japão.


3 – Primeiro grupo a conseguir cinco Triple Crowns consecutivos no Inkigayo

As conquistas dentro da Coreia do Sul também não foram poucas. Se para muitos artistas uma vitória é muito comemorada, o TWICE conseguiu as famosas Triple Crowns (3 vitórias em um mesmo programa musical) no Inkigayo não uma, nem duas, mas mais de cinco vezes consecutivas com lançamento atrás de lançamento. Elas foram as primeiras a conseguir as cinco Triple Crowns seguidas com as músicas “Cheer Up”, “TT”, “Knock Knock”, “Signal” e “Likey” em 2017, mas não pararam aí e ciontinuaram com “Heart Shaker”, “What is Love?” e “Dance the Night Away” (os três no período de um ano, só em 2018).


4 – Grupo feminino com mais daesangs conquistados

O termo “daesang” é usado para indicar os maiores prêmios dados em premiações, tipicamente reservado para categorias de artista do ano, música do ano e álbum do ano das principais premiações do ano. O TWICE foi o primeiro girlgroup a passar dos 15 daesangs, superando o Girls’ Genaration e chegando a 18 daesangs — e contando. O TWICE também é o primeiro grupo a conseguir o grande prêmio de melhor música do ano em três anos consecutivos no Mnet Asian Music Awards (MAMA) com “Cheer Up” (2016), “Signal” (2017) e “What is Love?” (2018).


5 – Maior vencedor do M Countdown

O M Countdown, da MNET, é um dos programas musicais semanais mais consagrados da Coreia do Sul e as meninas do TWICE são as rainhas absolutas dele. Elas foram o primeiro girlgroup a conseguirem a nota máxima de 11.000 pontos desde a mudança de sistema em 2018 (anteriormente, o Girls’ Generation chegou a ter nota máxima na época, 10.000 pontos). O feito aconteceu com “Fancy” em 2019 e até hoje é o único grupo feminino com esta marca. Além disso, elas tem um currículo impressionante no programa musical, sendo o grupo com maior número de vitórias na história do show. São 25 ao todo no momento, superando o BIGBANG, com 24.


6 – Primeiro grupo a fazer uma turnê no Japão em estádios de domo (e esgotar ingressos em 1 minuto)

Os estádios de domo japoneses são famosos por serem alguns dos mais almejados por artistas em busca do sucesso no país. Os domos são estádios de beisebol, tipicamente circulares, e com capacidade para cerca de 40 mil pessoas.

Em 2019, o TWICE fez sua primeira tour japonesa apenas em domos, com 5 datas em três cidades: Osaka, Tóquio e Nagoya. E a aposta no espaço maior ainda subestimou a quantidade de fãs, já que todos os ingressos foram vendidos em apenas 1 minuto após a abertura das vendas. Isso dá ao todo cerca de 220 mil ingressos, um número histórico.


7 – Grupo feminino com maior número de vendas de álbuns do K-pop

O TWICE tem tantos álbuns com certificados duplo platina (que indicam mais de 500 mil vendas), que é difícil até contar. O sucesso do grupo começou cedo, especialmente no primeiro comeback com “Cheer Up”. Mas quando falamos de vendas, os números passaram a crescer exponencialmente nos últimos lançamentos, provando que elas ainda tem para onde subir. O EP Between 1&2 foi o primeiro álbum delas a ganhar o selo de 1 milhão de vendas e elas repetiram a dose com Ready to Be, com mais de um milhão e meio de álbuns vendidos. Ao longo desses sete anos de carreira, até o momentos elas já conseguiram aproximadamente 10 milhões de álbuns vendidos, o maior número para um grupo feminino de K-pop.


8 – Maior número de vitórias cumulativas em um programas musicais de um grupo feminino

Desde o início da carreira, o TWICE tem se consagrado como o grupo feminino mais poderoso dos programas musicais semanais sul-coreanos. Em 2020, elas tomaram o posto definitivamente ao superar o Girls’ Generation e se tornarem o artista feminino com o maior número de vitórias. Em 2023 esse número passa dos 120 prêmios, acima também do EXO e da IU e atrás apenas do BTS. A música delas que mais conseguiu vitórias, espalhadas em todos os programas musicais que participaram, foi “TT”, com 13.


9 – Primeiro artista feminino de K-pop a ficar no topo da Billboard com mais de um álbum por 3 semanas

O sucesso do TWICE é global e já alcança o topo das paradas também no que chamamos de Ocidente. Em 2021, o álbum Formula of Love: O+T=<3 entrou no ranking da Billboard’s World Albums e ficou em 1º lugar por três semanas. E em 2022 foi a vez de BETWEEN 1&2 entrar na mesma posição e ficar em 1º lugar por 3 semanas. Com isso, elas foram o primeiro artista feminino a ter dois álbums no top 3 de álbuns da Billboard, e certamente o primeiro e único até o momento a ter dois álbuns em 1º lugar por quase 1 mês.


10 – Grupo feminino com mais MVs com mais de 100 milhões de visualizações

Os MVs são um marco do lançamento de uma nova música no K-pop, e ter um grande número de visualizações é reflexo da dedicação de fãs e da quantidade de pessoas que foram atraídas pela música e pelo videoclipe. Hoje em dia pode até ser comum chegar nas dezenas de milhões de views, mas ter 23 MVs que passaram os 100 milhões de visualizações é algo que, dentre os girlgroups, apenas o TWICE conseguiu. Praticamente todos as faixas principais coreanas, e alguns lançamentos japoneses, ultrapassaram essa marca, o mais recente sendo “Moonlight Sunrise”. O TWICE também tem seis MVs com mais de 500 milhões de visualizações — incluindo “I Can’t Stop Me”, que chegou no número em agosto de 2023.


Serviço

TWICE – 5th WORLD TOUR ‘READY TO BE’ em São Paulo

Datas:
6 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira)
Local: Allianz Parque (Avenida Francisco Matarazzo, 1705, R. Palestra Itália, 200)
Vendas físicas: Praça Charles Miller no Pacaembu (sem taxa de conveniência)
Vendas on-line: https://www.ticketmaster.com.br/event/TWICE (sujeito a taxas de conveniência)
Classificação etária: 16 anos. Menores de 06 a 15 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (Sujeito a alteração por Decisão Judicial).

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagem: JYP Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido