Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Polícia sul-coreana prende 1183 membros de gangues

Nesta quarta (20), a polícia sul-coreana anunciou ter prendido 1183 membros de gangues pelo país. As prisões foram resultado de uma operação especial da Agência Nacional de Polícia (ANP) realizada de 7 de agosto a 16 de dezembro.

Além das prisões, a polícia também confiscou 5.46 bilhões de wones (mais de R$ 20 milhões) de lucros ilegais das gangues. Este valor é três vezes mais do que a quantia confiscada durante o segundo semestre de 2022.

As autoridades fizeram uma longa investigação de quatro meses antes de iniciar as capturas dos suspeitos. No total, o governo diz ter detido 1589 pessoas.

Os perfis dos presos mostra que boa parte deles são jovens, sendo 888 destes abaixo dos 30 anos. Tal número representa um aumento de 57,8% nas prisões de indivíduos mais novos em comparação com o ano passado. O fato fez com que as autoridades apelidassem-nos de “gângsteres MZ”, em referência à junção entre a geração dos “millenials” e a Z.

Os crimes que os levaram a serem presos também foram apelidados de “atividades criminosas não-tradicionais”, pois envolvem infrações diferentes daquelas geralmente ligadas à crimes de gangue. As porcentagens de presos em cada crime foram:

  • administrar sites de jogos de azar, fraudes telefônicas (prática conhecida como “voice phishing”) = 38,8%
  • participação em crimes grupos organizados = 27,7%
  • atividades ilegais contra cidadãos, tais como extorsão e violência = 21,3%

Segundo a ANP: “(Comparado aos membros mais velhos), mais os gângsteres MZ foram pegos por se juntarem à gangues ao invés de terem cometidos crimes de gangues como atividades ilegais contra cidadãos. Planejamos dar uma atenção especial a eles“.

Em julho, a Promotoria sul-coreana investigou uma série de encontros feitos entre os gângsteres MZ que, além de misturar membros de diversas facções, eram exibidos com orgulho nas redes sociais.

Leia também:
Promotoria sul-coreana investiga encontros entre membros de gangues

No início de dezembro, a Promotoria Suprema convidou 60 promotores e investigadores para um workshop visando discutir como as autoridades poderão lidar com a próxima geração de infratores. Segundo um porta-voz no evento: “Os chamados gângsteres MZ focam mais em crimes financeiros e unem forças baseado no lucro ao invés de em facções como antes… Não havia necessidade (para as autoridades) de reestabelecer o significado dos cartéis de crime organizado e encontrar maneiras de responder a tais crimes“.

Fonte: (1)
Imagem: Promotoria do Distrito Central de Seul via The Korea Herald
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido