Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Especiais

Segunda edição do Festival de Ano Novo Lunar – Seollal acontece em fevereiro com novidade para os fãs da cultura asiática

O Ano Novo Lunar, o Seollal, acontece nos dias 03 e 04 de fevereiro, na praça Praça Coronel Fernando Prestes, ao lado do metrô Tiradentes, em São Paulo. A direção da Feira do Bom Retiro, juntamente da organização Youth and Students for Peace (YSP), decidiu reunir, em um único festival, os países que comemoram o Ano Novo Lunar de forma individual, portanto, além da cultura coreana, neste ano, o evento também terá a participação de grupos de outras culturas, como a japonesa e chinesa. 



Essa ideia, segundo os organizadores, veio para fortalecer laços das culturas que vem ganhando a atenção dos brasileiros cada vez mais. “O principal beneficiado será o fã da cultura asiática, que terá em um único evento a oportunidade de assistir às apresentações tradicionais e se aproximar da gastronomia dos países participantes”, disse a direção da Feira do Bom Retiro.

Em países que realizam esses tipos de festivais, como os Estados Unidos, a recepção do público é positiva e, nos últimos anos, a festa passou a receber visitantes de fora da comunidade asiática, além de somente reunir os imigrantes e seus filhos.

Em São Paulo, os festivais chegam a reunir aproximadamente 80 mil, 150 mil, e 200 mil pessoas em eventos como o Festival da Cultura Coreana (agosto), Ano Novo Chinês (janeiro ou fevereiro) e Tanabata Matsuri (julho), respectivamente.

A maioria das pessoas que vão para essas festas são fãs da cultura asiática em geral, não somente de um país. Esse é um dos pontos destacados pelos organizadores do Seollal. “A ideia é oferecer mais um evento entre estes que elas já participam, com o diferencial de que, enquanto assistem a uma apresentação de Taiko (percussão japonesa), podem comer um bao (prato chinês) e beber soju (bebida coreana)”, contam os organizadores.


2024, o ano do dragão

Diversos países asiáticos celebram o Ano Novo Lunar (também conhecido por Festival da Primavera), uma das comemorações mais importantes do continente. O evento é celebrado na segunda lua após o solstício de inverno, o que faz a data mudar todo ano (neste ano, por exemplo, será comemorado no dia 10 de fevereiro).

Outro ponto diferencial da festa é ter um dos 12 animais do Zodíaco Chinês como regente do ano que vai começar. 2023 foi regido pelo Coelho, mas neste ano o animal da vez é o Dragão, que representa poder, força e boa sorte.


Experiência gastronômica

Esta 2ª edição do Festival de Ano Novo Lunar – Seollal terá cerca de 40 barracas, entre elas, todas as participantes da edição semanal da Feira do Bom Retiro, que será majoritariamente coreana, mas com pelo menos mais 5 de cada país participante.

Os visitantes poderão desfrutar de uma verdadeira experiência gastronômica, com pratos e bebidas asiáticas tradicionais, sem contar aqueles que já caíram no paladar do brasileiro, como o Tteokbokki (coreano) e o Yakissoba (japonês).

Também será possível curtir as barracas de artesanato com artigos de K-Pop e anime, os famosos produtos de K-Beauty e vestir roupas tradicionais da cultura asiática, como Hanbok.


Atrações multiculturais

O palco do festival terá atrações durante os dois dias de evento e, obviamente, a tradicional dança do dragão chinês, presente nas comemorações de Ano Novo Lunar para trazer paz e boa sorte.

A programação completa será divulgada em breve no Instagram da Feira do Bom Retiro, mas algumas atrações já estão confirmadas: a Dança Kung Fu do Leque (também chamada de Dança Tai Chi do Leque), as percussões tradicionais japonesa, Taiko, e coreana, Samulnori, Coral das Mães Coreanas e o grupo cover oficial da Feira do Bom Retiro, StageBreaker, dançando os maiores hits do K-Pop.


Oficinas, atividades interativas e espaços instagramáveis

Oficinas de dobradura coreana e com papel crepom de peças como rosas, copos de leite e tulipas serão disponibilizados para os visitantes, de forma totalmente gratuita. Além disso, a arte das caligrafias tradicionais tanto coreana, quanto chinesa e japonesa terá um espaço reservado para os visitantes retirarem seu nome ou frase no respectivo alfabeto de cada idioma.

Para aqueles que gostam de jogos, serão ensinados e praticados o Jegichagi (espécie de embaixadinha com peteca) e o Youtnori (jogo de tabuleiro), que fazem parte da tradição coreana para reunir as famílias no Ano Novo Lunar.

A decoração do evento será outro atrativo, principalmente para aqueles que gostam de postar suas fotos nas redes sociais para mostrar a beleza do lugar em que estão.

Serviço

Festival de Ano Novo Lunar – Seollal

Onde: Praça Coronel Fernando Prestes, acesso pela estação Tiradentes, linha azul

Quando: 03 e 04 de fevereiro, das 11h às 20h

Quanto: Entrada gratuita

Maiores informações: Instagram @feiradobomretiro

Imagens: Yumi Omi, Giulia Alves

Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido