Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Autoridades de saúde sul-coreanas imploram para que pessoas parem de comer palitos de dente ecológicos

O Ministério da Segurança em Alimentos e Medicamentos sul-coreano precisou vir a público para pedir que os cidadãos parem de comer palitos de dente ecológicos após influenciadores começarem a fritar a “iguaria” viralizarem nas redes sociais.

Os palitos de dente ecológicos são feitos de amido de milho ou de batata misturados com sorbitol, um tipo de edulcorante artificial amplamente utilizado como substituto do açúcar, e alumínio, também encontrado em fermento em pó. Por fim, um corante verde é usado para dar cor ao produto.

O sorbitol e o alumínio não possuem efeitos nocivos à saúde quando consumidos em pequenas quantidades. Porém, em caso de consumo excessivo, podem causar vômitos, diarréia e inflamações.

Embalagem do palito verde feito a partir do amido de milho.
Créditos: Amazon

O viral começou entre os criadores do conteúdo chamado “mukbang”, como foram classificados os vídeos nos quais os influenciadores aparecem consumindo grandes quantidades de comida. A preocupação vem justo pelo fato de tais conteúdos acabarem chegando até crianças e adolescentes e influenciando comportamentos nessas faixas etárias. Alguns pais já relataram em fóruns on-line que algumas crianças estão pedindo para experimentar os palitos e culpam os influenciadores por isso.

Em um vídeo que já ultrapassou a marca de 4 milhões de visualizações, uma influenciadora conta que viu a “receita” do palito frito em um canal de mukbang e reproduz a receita. Os palitos são fritos em óleo e depois temperados com molho. Após o preparo, a influenciadora come a iguaria e diz que é muito saborosa.

Em nota divulgada na terça (23), o Ministério informou: “Palitos de dente são categorizados como produtos sanitários, não comida. Logo, eles não existe confirmação de que são seguros para consumo. Estamos garantindo a segurança no uso de produtos sanitários estabelecendo padrões para seus componentes, métodos de fabricação e uso, mas não aconselhamos comer palitos de amido porque eles não foram confirmados como seguros para consumo“.

Segundo a legislação local, os produtos sanitários são aqueles itens usados diariamente que entram em contato direto ou indiretamente com o corpo. Além dos palitos de dente, a categoria também inclui itens como copos descartáveis, talheres e canudos.

Apesar de não recomendados para o consumo como comida, os palitos de amido são uma opção para substituir os tradicionais de madeira e diminuir o impacto ambiental após o descarte. A tendência ainda não chegou ao Brasil, mas já é possível encontrar alguns produtos feitos com a mesma tecnologia usada na produção dos palitos.

Os mais comuns destes são os copos e embalagens biodegradáveis feitos de fécula de mandioca ou de fibra de coco. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), as são uma opção compostável, biocompatível e reciclável para serem utilizadas com alimentos secos ou de consumo imediato.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Reuters (via CNN), Amazon
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido