Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema

[LISTA] Filmes coreanos mais bem avaliados no Rotten Tomatoes

Já faz alguns anos que os filmes e séries da Coreia do Sul conquistam um grande destaque nos cinemas, plataformas de streaming e premiações internacionais. Em sites especializados em crítica de cinema, títulos do país são elogiados bem antes do boom de Parasita. Um dos principais portais é o Rotten Tomatoes.

Como funciona?

O sistema de pontuação é misto. Quem se cadastrar pode deixar uma avaliação de até 5 estrelas. Se o filme tiver mais de 60% de críticas positivas, recebe o selo de “Fresh”, um tomate fresco. Se as películas não atingem essa porcentagem são consideradas “Rotten”, tomates podres.

Agora, tem outra categoria de avaliadores, a dos “Top Critics”. Geralmente são jornalistas, cineastas e críticos escolhidos pela curadoria do portal. O que eles escrevem no site vale muito para um selo especial, o de “Certified Fresh”. Para entrar nessa lista, o filme precisa atingir uma nota acima de 75%, ter no mínimo 5 avaliações dos Top Critics, e 40 avaliações dos usuários comuns. E isso não garante a entrada, são só os requisitos básicos.

São vários filmes sul-coreanos na lista de Certified Fresh, por isso separamos alguns títulos de destaque para você assistir durante este recesso de fim de ano.



Poesia (2010)

Diretor: Lee Chang Dong
100% Fresh

Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Cannes em 2010, o drama Poesia retrata a vida de Mija (Yoon Jeong Hee): uma mulher de 66 anos que acaba de receber o diagnóstico de Alzheimer e decide realizar um sonho antigo de se tornar poeta. No meio de sua rotina de cuidadora de idosos e das aulas de escrita, um turbilhão atinge sua família quando é descoberto que seu neto está envolvido em um crime seríssimo.

A partir desse ponto, a matriarca precisa lidar com as emoções conflituosas e o jogo de interesses dos envolvidos. Apesar das dificuldades, o filme mostra como a poesia se torna um lugar único, um espaço para desafiar o peso da vergonha e a dificuldade dos sentimentos antagônicos.

Onde assistir?
Poesia não está no catálogo brasileiro de nenhuma plataforma de streaming.


A Era da Escuridão (2016)

Diretor: Kim Jee Woon
100% Fresh

A Era da Escuridão é um filme de ação passado nos anos 1920, durante a ocupação japonesa das Coreias. Ele acompanha Lee Jung Chool (Song Kang Ho), um policial a serviço do Japão que, por causa de sua história como membro do movimento de independência coreano, recebe a missão de acabar com um grupo militante. 

Do outro lado conhecemos Kim Woo Jin (Gong Yoo), um curador de arte e líder regional do movimento que aceita o contato do espião para tirar informações sobre as ações de repressão da polícia. 

A narrativa envolvente mostra o jogo de gato e rato dessas organizações. Enquanto o grupo de resistência tenta entrar na Coreia com explosivos, buscando destruir instituições japonesas no país, o policial à serviço da coroa japonesa enfrenta o dilema entre manter-se fiel ao seu papel e apoiar uma causa maior.

Onde assistir?
A Era da Escuridão está disponível para aluguel no YouTube.


Parasita (2019)

Diretor: Bong Joon Ho
99% Fresh

Parasita foi uma grande porta de entrada para o consumo do audiovisual sul-coreano no Ocidente. O longa-metragem conquistou nada menos que 6 estatuetas do Oscar, entre elas a de Melhor Diretor e de Melhor Filme.

Abordando a desigualdade social do país, a história se concentra em uma família vivendo em pobreza onde todos estão desempregados, sobrevivendo de bicos ocasionais e morando em um banjiha, um tipo de micro apartamento no subsolo dos prédios.

Quando Ki Woo (Choi Woo Shik) consegue um emprego como professor particular de inglês para a filha adolescente de uma família rica, logo bola um plano de colocar seus pais (Song Kang Ho e Jang Hye Jin) e a irmã (Park So Dam) em cargos na casa. Mas tem um problema: Eles precisam esconder suas origens, porque provavelmente não seriam contratados de outra forma.

Onde assistir?
Quem tem interesse em ver Parasita não vai encontrar dificuldade para achar nos streamings. O filme está disponível na HBO Max, Globoplay, Apple TV e Prime Video. Também é possível para alugar ou comprar no YouTube.

Leia mais:
“Parasita” leva o prêmio de melhor filme e faz história no Oscar


O Lamento (2016)

Diretor: Na Hong Jin
99% Fresh

O Lamento é um filme de suspense e terror que rendeu a Na Hong Jin o prêmio de Melhor Diretor no Blue Dragon Awards. O inspetor policial Jong Goo (Kwak Do Won) tem seus dias de trabalho perturbados quando uma série de assassinatos é cometida pelos moradores desse vilarejo, até então, pacífico. Aparentemente os crimes não tem um motivo e os criminosos parecem fora de si.

Enquanto outras pessoas acreditam que esse surto está relacionado ao consumo de cogumelos venenosos, o inspetor suspeita de forças sobrenaturais e de um viajante recém-chegado na cidade quando o caos começou. A situação complica mais ainda, porque a filha do Jong Goo pode ser a próxima vítima.

Onde assistir?
Você encontra O Lamento no canal Adrenalina Pura da Amazon Prime e para comprar pelo YouTube.

Leia mais:
Conheça os vencedores do Blue Dragon Film Awards 2023


Mother – A Busca Pela Verdade (2009)

Diretor: Bong Joon Ho
96% Fresh

Mother é um thriller sul-coreano dirigido pelo renomado Bong Joon Ho lá em 2009 e tem mais de 40 premiações em festivais internacionais, incluindo o prêmio de Melhor filme no Blue Dragon Awards.

Na história, uma garota é assassinada em uma pequena cidade no interior da Coreia do Sul. O principal suspeito é Do Joon (Woon Bin), um homem de 27 anos com deficiência intelectual e necessidade de certo grau de suporte.

Sua mãe (Kim Hye Ja), vendo o sistema judicial falhar na investigação e o advogado incompetente que foi designado como defensor do acusado, decide investigar e ir atrás do verdadeiro assassino para provar a inocência de seu filho.

Onde assistir?
Não encontramos Mother – A Busca Pela Verdade disponível em nenhuma plataforma de streaming ou serviços de aluguel de filmes.


Treeless Mountain (2008)

Diretora: Kim So Young
86% Fresh

Treeless Mountain é dirigido por Kim So Young, diretora independente mais conhecida por seu trabalho em In Between Days. A história gira em torno de Jin e Bin, duas meninas de 6 e 3 anos que são deixadas pela mãe na casa de uma tia que elas nunca tinham visto antes. 

Com esse acontecimento, as crianças precisam amadurecer rapidamente e começar a se preocupar com o futuro e o bem-estar uma da outra. Enquanto esperam pelo retorno da mãe, que prometeu voltar quando as duas enchessem o cofrinho, também aprendem sobre os laços familiares quando vão para a casa dos avós.

Onde assistir?
Não encontramos Treeless Mountain disponível em nenhuma plataforma de streaming ou serviços de aluguel de filmes.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14)
Imagens: divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido