Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Grupos de k-pop que podem dar disband em 2024

Com o início de um novo ano, chega também uma nova temporada de grupos completando 7 anos de contrato e passando por negociações para decidirem sobre a renovação dos mesmos.

Em 2024, a vez será dos grupos debutados em 2017. Apenas dois grupos não serão citados na lista: o KARD, que renovou seus contratos em julho de 2022, e o Dreamcatcher, que fez o mesmo em novembro de 2022.

Vale lembrar que estar citado nesta lista não significa obrigatoriamente que o grupo vai chegar ao fim, assim como é possível que um membro deixe a agência e permaneça no grupo. Com isso em mente, vamos analisar quais grupos estão com seus contratos chegando ao fim e quais cenários estão favoráveis para uma renovação.

Confira.



A.C.E

Calma, Choices. O A.C.E só está no início da lista por causa da organização em ordem alfabética. Apesar de estar aqui, a possibilidade do quinteto chegar ao fim é extremamente remota devido ao esforço dos seus membros em diminuir o hiato inevitável causado pelo alistamento militar. Para isso, Byeongkwan – que nasceu em 1996 e chegaria à idade limite para se alistar em 2024 – adiantou seu alistamento e já foi dispensado.

No momento, o grupo está promovendo com formação de quarteto até a volta do maknae Yuchan, marcada já para fevereiro. Até maio, os membros devem passar pela rodada de renovação dos contratos com a BEAT Entertainment e garantir ainda mais tempo de promoções.


ALICE (ex-ELRIS)

O ALICE – antes batizado como ELRIS – debutou em junho de 2017 pela Hunus Entertainment como um quinteto formado por Yukyung, Sohee, Karin, DoA (que antes promovia com o nome artístico de Bella) e Yeonje. Em 2020, o grupo mudou para o atual nome e incluiu em sua formação as integrantes Chaejeong e EJ.

O grupo tem mantido um bom ritmo de promoções, com lançamentos em quase todos os anos com exceção de 2021. O último comeback foi lançado em abril de 2023 sem a participação de DoA e Yeonje que precisaram entrar em hiato por motivos de saúde. Com tudo isso, é fácil acreditar que o grupo renovará seus contratos para seguir junto, mas os BLRIS terão que esperar mais um pouco até termos respostas definitivas.


FAVORITE

Indo de 80 para 8 em um parágrafo, o caso do FAVORITE é exatamente o oposto do ALICE. O grupo formado por GaeulSaebomSeoyeonSugyeongJeongheeAhra debutou em julho de 2017 sob administração da ASTORY Entertainment e manteve um bom ritmo de lançamentos nos primeiros anos de carreira, chegando até mesmo a promover com faixas japonesas.

Porém, o grupo sumiu após o lançamento de “LIE” em 2020. Apesar disso ser compreensível devido à pandemia, o sumiço foi até mesmo on-line. O Instagram oficial do sexteto não é atualizado há quase 1 ano enquanto o Twitter/X está abandonado desde 2021. Estes podem ser sinais de que o grupo pode já ter dado disband silenciosamente, mas não houve nenhum posicionamento oficial da agência sobre isso. Com a aproximação do fim dos contratos, chega a hora de termos uma resposta definitiva sobre o futuro do FAVORITE.


Golden Child

O Golden Child é um grupo de 10 membros administrado pela Woollim Entertainment cujo debut ocorreu em agosto de 2017. Com a saída de todos os membros do INFINITE da Woollim, eles se tornaram o grupo mais velho do quadro de artistas da agência.

Em seus quase 7 anos de carreira, o GolCha perdeu apenas um membro – Jaeseok, que deixou o time em 2018 por motivos de saúde – e tem mantido uma boa frequência de lançamentos com pelo menos um comeback por ano. Agora, o grupo está passando pro rodízio de membros cumprindo seus serviços militares. Até o momento, Daeyeol já foi dispensado e Y está atualmente servindo.

Desde 2022, o grupo tem conquistado maior visibilidade fora da Coreia, tendo até mesmo feito show no Brasil, e fez um debut no Japão com grande repercussão. Com base nestes fatores, é possível ver um cenário positivo para uma renovação do grupo.


GreatGuys

O GreatGuys é um grupo administrado pela DNA Entertainment que debutou em 25 de agosto de 2017. Apesar das notícias sobre renovação só serem esperadas para o segundo semestre, a agência começou o ano já informando sobre uma grande mudança na formação.

Han EulDa UnDong InHwal ChanUi Yeon deixarão o grupo logo após o fim da temporada de shows no Japão, marcada para os dias 12 a 29 de janeiro. Após isso, o grupo seguirá como um trio formado por Ho RyeongDong HwiBaek Gyeol. O último comeback com sua formação de octeto foi com o mini álbum RECORD OF YOUTH EP.2 _ DEEPLY, lançado em novembro de 2023.


Kep1er

Diferente dos outros casos da lista, o disband do Kep1er já é praticamente certo devido ao fato do grupo já ter sido formado com status de temporário. Em setembro de 2023, a WAKEONE e a Swing Entertainment revelaram que entraram em negociação com as agências de cada integrante para discutir uma possibilidade de prolongar o contrato do grupo, mas que não conseguiram chegar a um acordo.

Com isso, salvo se realmente as agências mudarem de ideia, o Kep1er chegará ao fim por volta do meio do ano e cada uma das integrantes – Yu Jin, Mashiro, Xiao Ting, Chae Hyun, Da Yeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Young Eun e Ye Seo – retornará para sua respectiva agência.


ONF

Se o A.C.E fez um esforço para diminuir o hiato do serviço militar, o que dizer o ONF? Em 2021, todos os 5 membros sul-coreanos se alistaram juntos e foram dispensados na mesma época. Em outubro de 2023, o grupo lançou seu mais recente comeback – o mini álbum LOVE EFFECT junto do single homônimo – para celebrar o retorno. A renovação dos contratos de HyojinJ-USE-TionWyattMKU deve ocorrer por volta de agosto.


THE BOYZ

Outro grupo que tem baixíssimas chances de chegar ao fim é o THE BOYZ. O grupo que debutou em dezembro de 2017 tem uma alta frequência de lançamentos, uma das maiores entre os artistas da lista com até mesmo mais de um comeback por ano, e também demonstrou sua versatilidade no reality The Road to Kingdom, do qual saiu vencedor.

Além disso, dos 12 membros da formação original apenas um deixou o grupo ao longo de sua trajetória, o que demonstra um grande senso de unidade do time. Considerando estes e outros fatores, tais como o grande número de seguidores nas redes sociais e de visualizações dos MVs do grupo no YouTube, podemos ver um cenário positivo para uma renovação do grupo.


Weki Meki

O Weki Meki debutou em agosto de 2017 sob administração da Fantagio e tem sua formação composta por oito integrantes:  Suyeon, Elly, Yoojung, Doyeon, Sei, Lua, Rina e Lucy. O último comeback do grupo foi em 2021 e as poucas promoções que tiveram em 2022 foram dois singles usadas em trilhas sonoras dos K-dramas MIRACLE e Becoming Witch.

As últimas divulgações nas redes sociais do octeto foram do single solo de Yoojung, lançado em setembro de 2022. Desde então, não há maiores informações sobre comeback do grupo. Esta falta de notícias e de lançamentos novos que causa preocupação aos fãs segue o que foi visto com o HELLOVENUS, o primeiro grupo feminino formado pela Fantagio, que também passou dois anos sem atividades até seu disband em 2019. Com a aproximação do fim dos contratos, a agência deve finalmente pôr um fim neste suspense.


“Bônus”: NCT

O NCT conta atualmente com 26 membros, dos quais 14 debutaram em 2016 e, pela lógica, deveriam ter renegociado seus contratos com a SM Entertainment ainda em 2023. Porém, isso não aconteceu e deixou muitos fãs confusos. Ao ser procurada pela mídia sul-coreana, a agência respondeu que os contratos individuais de cada membro foi assinado levando em consideração uma série de fatores, incluindo o tempo de serviço militar.

Com isso, os contratos dos membros estão previstos para começarem a expirar a partir do fim deste ano. A agência não revelou quais integrantes terão que negociar seus contratos primeiro, mas provavelmente teremos notícias sobre estes processos até o fim do ano.

Além de tudo, alguns membros já estão chegando na idade limite para começarem seus alistamentos. Dentre estes, Taeil completará 30 anos este ano e atingirá a idade máxima, sendo provavelmene o primeiro integrante do grupo a cumprir suas obrigações militares.

Leia também:
SM Entertainment informa que contratos do NCT não expiram até o fim de 2024
[LISTA] Saiba quais famosos podem se alistar em 2024

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14)
Imagens: WAKEONE Entertainment e Fantagio
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido