Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama

[LISTA] K-dramas com Lee Yoo Mi para conhecer a versatilidade da ganhadora do Emmy

Você provavelmente conhece Lee Yoo Mi por seu papel curto, mas tocante, em Round 6. Mas será que já viu outras obras com a atriz e nem sabia? A atriz começou a carreira na atuação oficialmente em 2009, aos 15 anos, com um pequeno papel no drama Assorted Gems. Com trabalhos eventuais e espalhados entre TV, web e cinema, somente uma década depois ela colheu os frutos do esforço em forma de reconhecimento em uma sequência de obras renomadas e prêmios pela sua atuação, inclusive um Emmy como melhor atriz convidada em uma série de drama por Round 6. Ela foi a primeira coreana a receber tal honraria.



Desde então a sua carreira decolou com ainda mais dramas impactantes que revelaram o talento da atriz que, durante todo o caminho, passou por uma variedade de obras em diferentes mídias. De personagens com histórias trágicas, a heroínas poderosas e protagonistas divertidas, Lee Yoo Mi faz de tudo. A KoreaIN separou sete dramas da TV e do streaming com a atriz para conhecer mais sobre ela.

Leia também: [LISTA] Sete K-dramas com Park Bo Young


Future Boy (2010)

Future Boy, ou “Garoto do Futuro” em tradução livre, foi o primeiro papel de Lee Yoo Mi como protagonista. A série de 24 episódios é um drama infanto-juvenil com um pouco de mistério e um pouco de ciência. A história acompanha um grupo de quatro crianças e adolescentes em que um deles, Kim Mil, consegue ver o futuro e os demais ajudam ele a resolver os mistérios e auxiliar outras pessoas que ele vê nas visões. Além do drama e suspense, cada episódio fala de um conceito científico, então a obra também tem um caráter educativo para as crianças. Lee Yoo Mi fez o papel de Seo Yeon Doo, amiga de Kim Mil.


Just Dance (2018)

Depois de alguns anos em papéis pequenos ou obras menores nos primeiros anos de sua estreia, Lee Yoo Mi ganhou um papel como personagem secundária no núcleo principal do drama da KBS2 Just Dance, ou “Apenas Dance”. O drama é sobre oito garotas que estudam em uma mesma escola na cidade de Geoje e fazem parte do clube de dança esportiva da escola. O objetivo do grupo é ganhar uma competição de dança esportiva. Naturalmente, durante o processo ainda surgem dramas familiares, escolares e românticos, em particular sobre o casal protagonista interpretado por Park Se Wan e Jang Dong Yoon. A Lee Yoo Mi interpreta Kim Do Yeon, uma das integrantes do clube de dança esportiva. A história do drama é baseado em uma história real retratada no documentário “Dance Sports Girls”.


365: Repeat the Year (2020)

Mostrando a versatilidade como atriz, Lee Yoo Mi teve um papel no drama de mistério 365: Repeat the Year, ou “365: Repita o Ano”. A história fala sobre 10 pessoas que ganham a oportunidade de “reiniciar” a vida ao voltar 1 ano no tempo para consertar seus erros. Mas, após isso, coisas misteriosas e assassinatos começam a acontecer no entorno da vida dessas dez pessoas e um detetive, que foi um dos que ganhou essa habilidade, passa a investigar o caso. A personagem de Lee Yoo Mi é Kim Se Rin, uma estudante universitária que sofre da síndrome de Munchaüsen, um transtorno psicológico que faz a pessoa simular sintomas e inventar doenças para consegui atenção, simpatia ou segurança. Kim Se Rin é uma das 10 pessoas que voltam no tempo e ela utiliza a oportunidade para reatar com o namorado, mas a situação só piora com o tempo, principalmente por suas tendências destrutivas e mentiras que fazem até a sua psicóloga duvidar dela.


Round 6 (2021)

Squid Game, ou Round 6 como é chamado oficialmente no Brasil, é o drama que fez Lee Yoo Mi se tornar conhecida pelo mundo. Mesmo com um papel relativamente pequeno, que dura poucos episódios, suas cenas causaram comoção no público. Round 6 é um drama de suspense com 456 pessoas em um jogo de sobrevivência mortal por um prêmio milionário. Lee Yoo Mi interpreta Ji Yeong, a jogadora nº 240, que faz uma aliança com Kang Sae Byeok. A aliança aproxima as duas, até que elas precisam se enfrentar diretamente no jogo de bolinha de gude. A personagem tem uma das histórias mais trágicas da série e a conversa entre as amigas forçadas a serem inimigas arrancou lágrimas do público. Por causa da sua performance, Lee Yoo Mi ganhou o prêmio de melhor atriz convidada em drama no Gold Derby Awards e no Primetime Creative Arts Emmy Awards.


All of Us Are Dead (2022)

Nem todos os papéis de Lee Yoo Mi atraem simpatia para ela. Pouco depois do fenômeno de Round 6, a atriz participou de outra série de sucesso da Netflix, All of Us Are Dead, ou “Todos Nós Estamos Mortos”, baseado em uma webtoon de mesmo nome. Quando uma epidemia de zumbi surge em uma escola, os alunos de uma turma precisam se juntar para sobreviver, tentando resolver as diferenças no processo. Exceto, talvez, por Lee Na Yeon, personagem interpretada pela Lee Yoo Mi, uma jovem rica e arrogante que não se dá bem com os colegas, principalmente com Han Gyeong Su, um aluno de uma família de baixa renda. Para muitos, Na Yeon é a personagem mais odiada do drama, o que só mostra mais do talento de atuação de Lee Yoo Mi, que recebeu indicações em prêmios coreanos pelo papel.


Mental Coach Jegal (2022)

Mental Coach Jegal, ou “Treinador Mental Jegal”, é um drama sobre Jegal Gil, interpretado por Jung Woo. Ele é um antigo atleta de taekwondo que foi expulso do time por um acidente e resolve se tornar um treinador mental, uma função similar ao de um psicólogo, para tentar ajudar atletas com seus problemas. Seu principal trabalho no momento é ajudar Cha Ga Eul, a personagem de Lee Yoo Mi. No drama, Ga Eul é uma patinadora de velocidade talentosa, mas que tem problemas de autoconfiança em sua busca por uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno. É um drama intenso que deixa o público torcendo o tempo todo pelo sucesso dos personagens, mas que ainda tem uma leveza e positividade na medida certa.


Strong Girl Nam-Soon (2023)

Strong Girl Nam-Soon, ou “Garota Forte Nam-Soon” como seria traduzido, é um dos dramas mais recentes de Lee Yoo Mi. O drama é uma sequência de Strong Woman Do Bong Soon, seis anos depois do lançamento da série original. O novo drama acompanha Kang Nam Soon, papel de Lee You Mi, uma garota com força sobre-humana que, após desaparecer quando criança, volta anos depois em busca da sua mãe. Ela eventualmente encontra sua mãe e sua avó biológicas e as três, todas mulheres fortes, acabam envolvidas em um caso de tráfico de drogas e resolvem usar a força para melhorar o mundo. A história acompanha as aventuras das três gerações de mulheres da mesma família, seus desafios e também seus relacionamentos. O drama tem participação especial de Park Bo Young e Park Hyung Shik em seus papéis da série original e Lee Yoo Mi brilha como “herdeira” dessa história divertida sobre mulheres super-poderosas.


Menção honrosa: o sucesso no cinema

Falamos um pouco sobre a carreira de Lee Yoo Mi nos dramas da TV, mas a atriz encontrou bastante sucesso também no cinema, com papéis principais e secundários expressivos. Foi no cinema que ela se destacou e ganhou um prêmio de atuação pela primeira vez, pouco antes de Round 6. Provando que 2021 foi o ano da atriz, ela estrelou dois filmes coreanos de sucesso bem diferentes um do outro: o drama juvenil Young Adult Matters (Problemas da Juventude) e o filme de ação e terror Hostage: Missing Celebrity. Por causa das duas obras, especialmente Young Adult Matters, ela recebeu quatro prêmios de melhor atriz em cerimônias sul-coreanas entre 2021 e 2022.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Divulgação Varo Entertainment, Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile