Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Nova lei sul-coreana visa proteger trainees de dietas extremas e cirurgias plásticas

Na quinta (11), a Câmara Municipal de Seul anunciou a aprovação de uma lei que visa proteger a saúde física de jovens trainees de k-pop.

A aprovação do texto proposto pelo Vereador Kim Gyu Nam ocorreu ainda em dezembro de 2023 durante a 321ª sessão do plenário. Segundo dados compartilhados em setembro do mesmo ano, 82,3%(ou seja 3.930) das 4.774 agências de entretenimento da Coreia do Sul foram registradas e operam em Seul.

O texto visa prevenir danos à saúde física e mental de jovens trainees, evitando perda excessiva de peso e a obrigação de serem submetidos à cirurgias plásticas. Além disso, também pede testes psicológicos e aconselhamentos para que eles possam responder mas cedo aos sinais de risco. Trainees que não consigam fazer o seu debut ou cujos contratos tenham acabado também estão incluídos no texto e poderão receber aconselhamento para explorarem novos ramos e carreiras.

Em um mundo onde aparências às vezes parecem importar até mais que o talento, não é incomum que agências estabeleçam quais pesos os artistas devem ter. Um exemplo famoso foi o de Seolhyun, que hoje promove como atriz mas fez seu debut como integrante do AOA. Em uma participação no programa Happy Together 3 em 2015, a artista revelou: “Tenho 1,67 de altura, mas o peso estabelecido pela minha agência foi 47kg. Eu era muito controladora sobre o que comia. A dietas eram tão difíceis que até considerei desistir de ser uma celebridade“.

Uma fonte da indústria do entretenimento foi procurada pelo portal Herald Corp para comentar sobre este fato e declarou: “Para um grupo idol, independente da idade, visuais inevitavelmente são tão importantes quanto habilidades de canto. Sobre o gerenciamento de peso, não é uma questão limitada à uma agência ou grupo feminino específicos. Algumas agências chegam a estabelecer um peso para os trainees debutarem. Se você olhar da perspectiva das agências, eles também não têm escolha sobre algumas questões. Existem empresas que esperam sinceramente que seus idols tenham sucesso e estabelecem políticas de controle“.

O Vereador Kim comentou: “O conteúdo cultural coreano está atraindo atenção de todo mundo graças à moda do k-pop, mas os perigos e ansiedades que espreitam até que os idols cresçam são as responsabilidades de um trainee jovem. Continuaremos vários projetos no Governo Metropolitano de Seul para garantir que trainees possam desfrutar um período de crescimento estável ao estabelecer bases institucionais para proteger seus direitos e interesses da sua juventude“.

Fonte: (1)
Imagem: BillionPictures via Freepik
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido