Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Músicas de K-pop com referências a ícones da música mundial

Não é segredo que muitos artistas de K-pop são fãs e se inspiram em ícones da música mundial. Às vezes a inspiração é tanta que se tornam homenagens em forma de referências, sejam elas diretas pelo nome, usando parte de uma música famosa ou pelo estilo.

Das mais sutis até as mais óbvias, venha ver com a KoreaIN as músicas de K-pop que mencionam cantores globais icônicos de fora da Coreia e quais os mais falados.

Leia também:
[LISTA] 5 MVs de KPOP com referências artísticas



Michael Jackson – Red Velvet e SEVENTEEN

O eterno Rei do Pop, Michael Jackson, serve de inspiração para muitos artistas pelo seu estilo único. São tantas músicas icônicas que o cantor criou que merecem até referências próprias. Na música “Dumb Dumb”, o Red Velvet não apenas cita o Rei do Pop como dedica um verso inteiro para ele e para as suas músicas.

Durante o rap, Irene e Joy mencionam, além do nome, 11 músicas de Jackson: “Beat It”, “Bad”, “Billie Jean”, “Leave Me Alone”, “Black Or White”, “Man In The Mirror”, “Why You Wanna Trip On Me”, “Scream”, “Love”, “Never Felt So Good” e “Thriller”. Ufa!

Outro grupo que também faz referência ao cantor é o SEVENTEEN. Na primeira música do EP de estreia deles, Shining Diamond, Hoshi canta “Like Jackson I dance around” (“como o Jackson eu danço por aí” em tradução livre) citando os passos incríveis do artista. Por fim, não é uma menção direta, mas a música “Black Mirror” do ONEUS é uma grande referência ao cantor especialmente no figurino e na dança.


Ariana Grande – fromis_9, Celeb Five, (G)I-DLE e We Girls

A Ariana Grande conquistou tantos artistas da atualidade que ela é, no momento, a cantora internacional mais citada em músicas sul-coreanas. O grupo fromis_9 comenta sobre a inspiração na cantora de forma divertida na música “FUN!”. A letra, cantada pela Nagyung, diz “Na minha imaginação eu sou a Ariana Grande, mas alguém pode dizer ‘O que há de errado com ela?” em uma brincadeira sobre ser como quiser e se divertir livremente.


Outra referência divertida, mas bem respeitosa, é a do Celeb Five na música “I Wanna Be a Celeb”. O grupo é formado por comediantes famosas da Coreia e as músicas no estilo nos anos 1980 e 1990 são sempre divertidíssimas. A música de estreia literalmente se chama “eu quero ser uma celebridade” e logo na primeira frase elas cantam “Eu quero ser como Serena, como Ariana Grande”.


Sinônimo de celebridade, de talento e de beleza, a Ariana Grande é citada também em “Queencard” do (G)I-DLE. Em seu verso, Yuqi canta “Parece tão legal, parece tão sexy como Kim Kardashian. Parece tão fofa, parece tão bonita, como Ariana”. Mesmo com apenas o nome, não há dúvidas sobre que Ariana ela se refere. Não é a primeira vez que o grupo exalta mulheres poderosas na indústria, já que “Nxde” é uma grande homenagem à icônica Marilyn Monroe.

Já o grupo We Girls inclui nome de três cantoras famosas no debut “On Air”. No verso em que elas cantam sobre querer parecer bonitas, elas incluem “Eu quero ser como Ariana Grande“.


Green Day e Coldplay – ONEUS

Desta vez temos duas referências diferentes de uma vez. O ONEUS, na animada música “Life is Beautiful” faz menção a duas bandas pop famosas e suas músicas. O rap da música diz, em tradução livre, “Eu canto uma música como Green Day, Viva la Vida como se eu fosse o Coldplay“, incluindo também o nome da música “Viva la Vida” do Coldplay, que passa uma mensagem similar ao ONEUS. Não tem como não sair cantando junto.


Beyoncé e Rihanna – 2NE1 e We Girls

Beyoncé e Rihanna são duas ícones por si só e jamais vamos botar uma contra a outra, mas elas aparecem juntas aqui por um motivo. Na música de debut do We Girls, “On Air”, as duas são citadas. Já comentamos sobre como várias cantoras são inspiração nessa música, com a citação da Ariana Grande. Mas no verso anterior a essa, mais duas referências aparecem. Ainda quando falam sobre ser bonita, elas cantam “Eu quero ser como Rihanna e Beyoncé“.

No caso do 2NE1 a situação é mais simples. A rapper CL, na sua parte da música “Go Away” faz a rima “Fiancé? Beyoncé” que significa: “Noivo(a)? Beyoncé“. Às vezes uma boa rima é só o que você precisa.


Kanye West – NCT 127

O NCT 127 lançou em 2018 a música “Regular” em coreano e em inglês. E curiosamente, a referência a um artista global acontece não na versão em inglês, mas apenas na coreana. Mark canta em um verso, em uma mistura de coreano e inglês, “Kanye 처럼, we touch the sky” (“como Kanye, tocamos o céu acima das nuvens“). O “Touch the Sky” não é apenas uma ideia de conseguir sucesso, mas uma referência dupla a uma música do Kanye. Na versão em inglês, que também tem partes em coreano, tem algumas adaptações pelas rimas e ritmos e esta linha ficou de fora.


Madonna – Secret, Luna (ex-f(x))

Não dá para ser mais direto que isso. O girlgroup Secret e a cantora Luna, ex-integrante do f(x) têm músicas chamadas “Madonna”. Vale dizer que Madonna poderia ser também uma referência ao nome italiano da representação artística de Virgem Maria. Mas no caso dessas músicas, a homenagem à cantora pop é mais que provável.

É do meu jeito, eu sou um ícone sexy, ninguém pode me controlar” são algumas das frases que o grupo Secret canta nos versos que seguem o refrão de “Ma-Ma-Madonna donna”. Uma curiosidade é que a cantora Madonna também tem uma música chamada “Secret”, então temos a situação divertida de “Secret” da Madonna e “Madonna” do Secret.

No caso da Luna a homenagem a esse ícone que inspira tantas pessoas é direta. Logo no começo da música, ela canta em inglês “Quando eu crescer, eu quero ser como a Madonna“. Em outro verso ainda cita o “vogue” nome de música da Madonna e estilo de dança que se popularizou com ela.


Elton John, Usher e mais – BTS

Outra referência múltipla de uma vez, o BTS já trouxe nomes de artistas em vários momentos diferentes. Na música “Permission to Dance”, RM incluiu no seu rap no primeiro verso “apenas cante junto com Elton John“. O time responsável pela composição da faixa tem contou com a presença de Ed Sheeran, que é compatritota de John e já trabalhou com o ícone.

Em “Butter”, V canta “Don’t need no Usher to remind me you got it bad”. Traduzido diretamente seria “Não preciso de nenhum Usher para me lembrar que você entendeu mal”, mas em inglês a linha é referência à música “U Got It Bad” do Usher.

Muito antes disso, o grupo já tinha prestado homenagem a muito mais mais gente e de uma vez só. Na música “Hip Hop Lover”, de 2014, eles fazem uma referência atrás da outra para artistas do gênero da Coreia e do mundo. Alguns dos artistas globais que RM menciona em seu rap são Jay-Z, Nas e Eminem. Além de referências diretas, há algumas referências a álbuns de outros cantores como Doggystyle do Snoop Dogg, Ready to Die do The Notorious B.I.G e TheChronic e 2001 do Dr. Dre. Já J-Hope cita outros nomes, como 2Pac, J. Cole, Kanye e Kendrick Lamar, todos influências para eles.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Itaú (reprodução) e Wikipedia (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido