Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

O que é o “Perfect All-Kill” (PAK)?

Se você acompanha o mundo do K-pop, provavelmente já ouviu falar em um perfect all-kill (PAK): o momento em que uma música alcança, simultaneamente, o primeiro lugar em múltiplas paradas musicais coreanas.

Mas você sabe quais paradas musicais são consideradas para dar este reconhecimento a um grupo ou artista? E quem é o responsável pela certificação? Descubra agora mesmo!


iChart: a plataforma que certifica os PAKs

A plataforma que certifica o PAK é o iChart, uma parada musical que agrega os dados e rankings dos principais serviços de streaming musical da Coreia. 

Ao monitorar os dados dos outros serviços, ele próprio libera um ranking semanal que é considerado para um perfect all-kill, além de TOPs diários e em tempo real. O PAK, por sua vez, é conferido de acordo com um sistema interno de pontos, que são distribuídos de maneira diferente para cada serviço de streaming.

A cantora IU é a solista com mais PAKs do K-pop e da música em geral. Atualmente, 22 sucessos seus alcançaram o feito ao longo de mais de uma década de carreira.

Conheça a seguir cada um dos streamings contabilizados para o PAK.


Melon

O Melon é um dos principais streamings musicais da Coreia e também avalia as músicas mais tocadas no serviço de forma diária e em tempo real. Entretanto, os dados dos lançamentos são contabilizados apenas entre 12h e 18h — ou seja, tudo o que é lançado fora desse horário só será contabilizado no dia seguinte.

O Melon disponibiliza uma lista do seu TOP100 diariamente. Outra curiosidade é que os dados são usados na seleção dos vencedores da premiação de fim de ano do streaming, o Melon Music Awards (MMA)


Genie

O Genie é um serviço de streaming de música e também libera um ranking em tempo real do desempenho delas, o TOP 200. Ele está associado a uma produtora e distribuidora musical de mesmo nome.


FLO

Criado em 2018, o Flo é outro streaming de músicas considerado pelo iChart para a consagração de um perfect all-kill. Ele não fornece um ranking diário, apenas dados em tempo real.


Vibe

O Naver VIBE é outro streaming musical e passou a ser considerado para um PAK em 2020. Ele também libera rankings das músicas mais escutadas na plataforma considerando ouvintes únicos.


Bugs

O Bugs também é um serviço de streaming musical e libera rankings diários e em tempo real do que está sendo mais escutado na plataforma.


YouTube

O iChart considera os dados semanais do YouTube Music no seu cálculo para o PAK.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: iChart, EDAM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido