Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Datas comemorativas

Seollal 2024: Saiba as previsões para o Ano do Dragão

Neste sábado (10), o mundo comemora a chegada do Ano do Dragão. Esta data é celebrada seguindo o calendário amplamente seguido em países do Leste Asiático, como a China, o Japão e a Coreia do Sul.

Descubra quais as peculiaridades desta contagem e as previsões para o ano que se inicia.



Diferente do Calendário Gregoriano, utilizado no Brasil e em vários países do mundo, a Coreia do Sul, a China e outros países asiáticos também utilizam outro calendário alternativo para manter as tradições locais e estabelecer feriados internos. Esse calendário é lunissolar, ou seja, combina o ciclo solar com os ciclos lunares. O Calendário Lunissolar difere-se do Gregoriano ao iniciar o ano um pouco após a virada do ano mundial e ao não dividir entre A.C. (Antes de Cristo) e D.C. (Depois de Cristo). Portanto, a partir do dia 10 de fevereiro de 2024, o Calendário Lunissolar, comumente chamado de calendário chinês, entrará no ano 4721, o ano do dragão. Na cultura chinesa, 2024 é o ano do Dragão de Madeira, enquanto na cultura coreana, este é o ano do Dragão Azul.

A importância do calendário chinês reside principalmente no fato de ser o registro cronológico mais antigo conhecido pela humanidade. O horóscopo chinês baseia-se nesse calendário, dividindo-se em ciclos de 12 anos, cada ano contendo um animal correspondente. Neste ano, os nascidos em 2024 vão se juntar aos nascidos de 2012, 2000, 1988, 1976, 1964 etc. como filhos nascidos no ano do Dragão. Vamos conhecer mais sobre esta tradição e seu suposto impacto na vida de cada um de nós.


Significado do Ano do Dragão no horóscopo Chinês

O Dragão é o quinto na ordem de animais do horóscopo. Ele simboliza poder, nobreza, honra, sorte e sucesso, sendo considerado um dos mais cobiçados anos de nascimento dentro do ciclo de 12 animais/anos. Os nascidos no ano do Dragão são considerados pessoas aventureiras e desbravadoras, que rejeitam a rotina e superam obstáculos com o poder da fé que têm em si mesmos. Devido a sua importância na cultura chinesa, o horóscopo chinês prevê em geral um ano de muitas oportunidades, desafios e mudanças.

No entanto, as previsões variam dependendo do ano em que a pessoa nasceu, mesmo entre os nascimentos dos anos do Dragão. Para os anteriormente também nascidos no ano do Dragão de Madeira (1964), o horóscopo afirma que este ano trará muitos desafios, no qual os talentos dessas pessoas poderão passar despercebidos. Portanto, para eles, um esforço extra é necessário para superar os desafios e alcançar o sucesso que este ano promete.

Já os Dragões de Fogo (1976) estão previstos para ter um ano de muita paixão e entusiasmo, permitindo que atraiam admiradores e potenciais parceiros.

Já os Dragões da Terra (1988) terão um ano de segurança e proteção, no qual deverão prezar pelo conforto e paz, podendo confiar na lealdade e dedicação de suas famílias e amigos.

Os nascidos no ano do Dragão de Metal/Ouro (2000), devem esperar por um ano de crescimento e aprendizado, no qual terão inteligência e ambição o suficiente para adquirir novas habilidades e conhecimentos, além de determinação para perseverar sob os obstáculos.

Por último, os Dragões da Água (2012) terão um ano focado em brincar e socializar, se enriquecendo através da curiosidade, adaptabilidade e gentileza.

Como visto acima, o horóscopo varia suas previsões para cada ano, mesmo entre os anos do Dragão. Portanto, é necessário fazer uma pesquisa precisa sobre o seu animal no zodíaco e sobre o seu ano específico de nascimento para entender a sua previsão pessoal. 


Seollal 2024: o Ano Novo Coreano e seu Dragão Azul

O ano novo coreano, Seollal, também se baseia no zodíaco chinês e, por essa razão, também acontecerá no dia 10 de fevereiro deste ano. Uma grande diferença de interpretação que a cultura coreana trouxe ao horóscopo chinês é sobre a natureza do dragão. Além do Dragão de Madeira, 2024 é considerado o ano do Dragão Azul na Coreia, também conhecido como o ano gapjin. O motivo é porque o caule da madeira neste ciclo está associado à cor azul, tornando 2024 também o Ano do Dragão Azul. 

Na cultura coreana, o Dragão simboliza coragem, extraordinariedade e esperança. Entre os doze animais do zodíaco, o Dragão aparece como um dos quatro santos padroeiros na Dinastia Goguryeo (37 A.C.-668 D.C.), junto com o Tigre Branco, a Fênix Vermelha e a Tartaruga Negra. Os coreanos frequentemente invocavam dragões ao orarem por chuva, pesca abundante e viagens seguras no mar. O dragão era também considerado o símbolo do rei, por ser a mais alta autoridade mística, capaz de controlar a água e voar nos céus. Por isso, é comum encontrar em museus coreanos vestimentas tradicionais dos reis com dragões costurados principalmente na cor dourada e prata. A associação dos reis ao dragão é tão forte na Coreia que o rei Munmu, responsável por unir os Três Reinos coreanos em uma única dinastia, a Dinastia Unificada de Silla (668 D.C.-935 D.C.), desejou que ao morrer se tornasse um dragão para que pudesse proteger o país e o Budismo.

Considerando a rica história do país com os Dragões, os coreanos acreditam que pessoas nascidas no Ano do Dragão tendem a ser energéticas, corajosas, sensíveis e leais. É esperado que este seja um ano de realização de aspirações há muito esperadas.

Leia também:
Como os coreanos comemoram o Seollal?
Conheça as comidas tradicionais do Seollal, o ano novo coreano

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Modern Seoul
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile