O ano de 2024 chegou, e com ele diversas novidades. A P NATION debutou seu primeiro artista solo e não poderia ser ninguém mais, ninguém menos que Daniel Jikal, artista nascido nos Estados Unidos e que morou boa parte da vida em São Paulo.
Daniel foi um dos grandes destaques do reality show LOUD, onde chamou atenção tanto de PSY quanto de J.Y. Park com seu talento para a produção de vídeos e música. Ele agora chega na KoreaIN para falar um pouco sobre o processo de gravar o single digital album Fresh e seu lado brasileiro.
KoreaIN: Oi Daniel, é um imenso prazer ter a oportunidade de fazer esta entrevista contigo. Parabéns pelo debut e já temos que falar que somos suas fãs desde a época de LOUD. Para começarmos, você poderia nos dizer como está o seu coração com este novo momento da sua carreira? Tem alguma expectativa em particular?
Daniel Jikal: Estou muito animado para o meu debut, ainda mais que me esforcei bastante para este momento. Nunca imaginei que conseguiria começar a minha carreira e ter o apoio de todos, realmente é uma benção. Estou principalmente ansioso para ver a reação da minha família. Mesmo estando no outro lado do mundo, tenho certeza de que eles estão me mandando todo o seu apoio.
KoreaIN: Falando um pouquinho da sua passagem pelo reality LOUD, teria algum momento que você descreveria como o mais inesquecível que viveu durante o programa?
Daniel Jikal: Acho que uma das memórias mais marcantes que tenho do LOUD foi quando fui eliminado. Eu fui um dos últimos a ser eliminado e lembro que muitos ficaram tristes, principalmente os integrantes. Depois do show ter encerrado, o CEO PSY subiu no palco e sussurrou para mim que eu tinha bastante talento e que essa eliminação não é algo a se decepcionar, mas sim uma oportunidade. No dia seguinte, já estávamos conversando sobre eu assinar como artista solo.
KoreaIN: Agora partindo para essa sua nova fase, que é o seu debut solo, como foi feito o convite? Poderia nos contar como foi todo o processo de produção do seu primeiro single digital “Fresh”, da concepção até agora?
Daniel Jikal: Por volta de um ano, eu e o CEO PSY pensamos na música que deveríamos lançar. Eu lembro que ele me disse que queria uma música que fosse obviamente K-pop, mas que também fosse algo forte que claramente mostraria que estou aqui para ficar. Então, comecei a trabalhar no “Fresh” com o intuito de criar uma música forte que desse uma boa impressão nas pessoas. Com o forte som do baixo e uma batida única, o instrumental complementa bem o meu rap, criando uma música incrível.
KoreaIN: “Fresh” veio para realmente refrescar a cena. Se pudesse descrever o que as letras deste single significam para você em uma única frase, qual seria?
Daniel Jikal: A letra foca bastante na imagem de tentar alcançar algo “Fresh”, algo único, através dos meus talentos.
KoreaIN: Por falar em letra, você está creditado como um dos compositores e é bastante conhecido por ser um artista que consegue cuidar desde a letra até a parte visual das suas obras. Poderia nos contar da onde vem sua inspiração para suas composições? Talvez até um ritual especial durante a produção?
Daniel Jikal: Como eu estudei cinema enquanto morava na Califórnia, muitas das minhas inspirações vêm dos filmes. Acho que assim que eu acabo de assistir algo, eu consigo me inspirar facilmente e escrever uma música.
KoreaIN: Daniel, um dos fatos que mais chamaram a atenção foi o de você ter morado no Brasil por cinco anos. Como acha que a brasilidade interfere no seu trabalho? E tem algo do Brasil que dá mais saudade?
Daniel Jikal: Acho que uma das melhores lembranças que tenho foi quando eu estava no Brasil. Toda a minha família mora lá, inclusive os meus primos, avós etc. Então, eu conseguia passar bastante tempo com eles, algo que não era possível quando morava na Califórnia ou até mesmo aqui na Coreia. Obviamente, sinto muita falta da minha família, mas além deles, também sinto falta da comida. Eu realmente acho que o Brasil tem uma das melhores comidas no mundo.
KoreaIN: Ainda falando sobre seu lado brasileiro, quais são as coisas favoritas daqui? Alguma comida favorita?
Daniel Jikal: Minha coisa favorita no Brasil era o café da manhã. Só de ir na padaria de manhã e pedir um café com leite e um pão na chapa. Também sinto falta das feiras de pastel, coxinha etc. Mas obviamente o Brasil tem o melhor churrasco! Também tem o açaí de sobremesa! Tem tanta coisa que sinto falta!
KoreaIN: Além disso, você tem algum artista brasileiro do qual seja fã ou até gostaria de fazer uma colaboração no futuro?
Daniel Jikal: No momento, não consigo pensar em um artista em específico, mas gosto muito de Bossa Nova. Se eu tiver a oportunidade, queria tentar incorporar o estilo em minhas músicas futuras. Eu gosto bastante!
KoreaIN: Sabemos que tem um ótimo domínio do português, inglês e coreano, mas teria algum outro idioma que gostaria de aprender ou até cantar nele? Se sim, qual?
Daniel Jikal: Eu adoraria aprender espanhol. Sinto que ele é bem parecido com o português, então tenho um pouco de confiança, mas acho que criar uma música latina no futuro seria muito legal!
KoreaIN: Obrigada pela entrevista, Daniel. Para acabar, teria algum recado para os seus fãs brasileiros que vêm torcendo e acompanhando a sua jornada com carinho?
Daniel Jikal: Queria agradecer a todos que me apoiam no Brasil! Isso significa muito para mim e eu prometo que vou trabalhar muito para um dia poder me apresentar aí! Te amo Brasil, com todo o meu coração.
Daniel Jikal lançou seu single digital album Fresh no dia 05 de março, para não perder nenhuma de suas próximas novidades, siga as redes do artista:
Imagem: P NATION
Não retirar sem os devidos créditos.