Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

IVE_After_Like_Teaser_all_group
K-pop

[LISTA] Sete conceitos para conhecer a versatilidade do IVE

Desde o debut em dezembro de 2021 os fãs pensam “este vai ser o ano do IVE”. Com tanta música boa atrás da outra, prêmios de sobra e novos feitos, esta frase nunca deixa de ser verdade. Em 2024, ainda podemos dizer que será o ano do IVE no Brasil com um show já marcado para 26 de junho. Antes de pisarem aqui, a cada comeback o girlgroup nos surpreendeu explorando e dominando um conceito novo sem perder a sua identidade.



A ideia do grupo desde o princípio era usar um conceito de confiança e amor-próprio. O próprio nome “IVE” vem de “I have”, para mostrar um grupo que já surgiu completo. A cada música, o IVE deixa a sua própria marca com conceitos novos que elas exploram na carreira, sem perder a identidade principal do grupo que, mesmo jovem, nunca passou ares de rookie. A KoreaIN separou uma lista com os principais conceitos que o IVE já fez em pouco mais de 2 anos de carreira. Confira sete conceitos que o IVE já fez e que você pode ver ao vivo no show delas no Brasil.

Leia também:
Vendas de ingressos para show do IVE no Brasil já estão abertas


Realeza

Desde o debut o IVE apresentou uma identidade marcada pelo conceito geral de realeza, dado a elegância confiante que elas mostram não importa o estilo. Foi assim que se apresentaram em “Eleven” e novamente em “Love Dive”. Em vez de ter elementos visuais mais óbvios como coroas e tronos, o IVE interpreta esse conceito de maneira mais indireta, com base nos ares que transmitem nas atuações e expressões faciais.

O conceito realeza do IVE é um que mistura outros dois conceitos comuns, o de elegância e o de fantasia. Elas aparecem como mulheres poderosas e confiantes e figurinos cheios de detalhes dourados. Mesmo nas músicas românticas elas não abandonam essa força e pequenos elementos da ficção, como as referências do paraíso em “Eleven” e do cupido de “Love Dive”. Outras faixas dos álbuns que também seguem o conceito de realeza que virou marca do grupo são “Royal”, “Blue Blood”, “Queen of Hearts” e “Hypnosisoly Moly”.


Retrofuturismo

Músicas atuais que seguem o conceito retrô com referências a ritmos ou estilos de décadas passadas não são novidades no K-pop. Mas o caminho que o IVE resolveu seguir com “After Like” é outro que tem crescido mais recentemente na música, o retrofuturismo. Enquanto boa parte da música tem batidas eletrônicas bem modernas, parte do ritmo usa um sample da música “I Will Survive” da Gloria Gaynor, dos anos 1970.

Mas os elementos do retrofuturismo de “After Like” vão adiante. No MV, parte dos figurinos tem referências retrô, mas de maneira geral são bastante futuristas. São luzes e holofotes para todos os lados e até uma dança com robô. As cenas ainda são filmadas com se fossem a produção de um filme, com as câmeras aparecendo propositalmente.


Teen Crush

Um dos conceitos mais amados do momento entre girlgroups é o girl crush. Girl crush é um conceito de mulheres empoderadas e cheias de confiança e que querem transmitir esse sentimento para outras mulheres. O teen crush é um conceito que surgiu a partir dele e tem a mesma essência, mas é voltado e mais usado por garotas adolescentes e jovens, como é o caso do IVE, que tem integrantes entre 17 e 21 anos atualmente, e troca o estilo sexy do girl crush pela energia da juventude que pode conquistar tudo.

O IVE explorou o conceito do teen crush algumas vezes, todas puxando para o lado “chaebol teen crush” que ainda se associa com o conceito de realeza e mostra adolescentes confiantes que já nasceram poderosas. O primeiro mais marcante com “Kitsch”. Já no começo da música elas dizem “esse é o nosso momento” e fazem referências a gírias das redes sociais enquanto falam do estilo delas aos 19 anos que todos querem copiar.

Em “I Am” elas exalam riqueza com aviões, joias e limousines enquanto falam do grande palco que estão e pedindo para olharem para elas enquanto conquistam seus sonhos. Já na música japonesa “Wave” elas falam para “pular na onda” que é se apaixonar por elas, enquanto no MV se mostram confiantes e capazes em várias áreas.


Sentimental

O IVE pode ser um grupo que passa muita confiança, mas elas também exploram mensagens de mais fragilidade e emoção. “Either Way” é a música em que elas mais exploram esse conceito e fazem menção direta à imagem do grupo e também à percepção que as pessoas têm delas. Se em “Kitsch” elas falavam sobre o seu estilo despreocupado, em “Either Way” vem a resposta: “a criança que parecia tão despreocupada tem um coração delicado”.

Muitos versos de “Either Way” também fazem referências a situações que elas passam, cada uma das integrantes cantando sobre o julgamento que fazem delas, como os olhares negativos que Wonyoung recebe por ser o centro do grupo ou a Leeseo ser criticada por agir como uma criança mesmo sendo a mais nova. É uma mensagem importante que mostra que todo mundo tem seus lados diferentes, que até pessoas confiantes tem coração e que seus sentimentos precisam ser respeitados.



Jovem

O conceito jovem, ou “youthful” como é mais comum ver por aí, é sobre histórias típicas de adolescentes cantadas por adolescentes. Aqui não tem necessariamente confiança ou teen crush e sim uma simplicidade da vida de qualquer jovem com suas paixonites, dramas escolares e amizades. No caso do IVE, o grupo tem a sua boa dose de músicas sobre primeiro amor e vida nas redes sociais e a melhor música que incorpora este conceito é “Off The Record”.

A música “Off The Record” é alegre de uma maneira sutil e fala sobre as conversas de garotas em uma noite de festa do pijama. A letra fala sobre quando está tarde e ninguém quer dormir, elas se reúnem em uma roda no chão para contar sobre seus “crushs” e o amor que esperam viver. Mas tudo “fora do registro”, como um clássico segredo inocente entre amigas. As faixas dos álbuns como “Not Your Girl” e “OTT” também contam histórias mais leves e românticas típicas desse conceito.


Bad girl

Bad girl, ou garota má, é um conceito que mostra o lado mais ousado delas, com atitudes de rebeldes que quebram regras. É justamente o que elas são em “Baddie”, como o nome da música já revela logo de cara. Com uma faixa com ritmo de hip hop elas cantam “uma garota má que arrisca aconteça o que acontecer, tente me pegar se for capaz”.

A mensagem do conceito de bag girl de “Baddie” também está no clipe, ainda que de uma forma mais sobrenatural e incomum do que este estilo traz. Enquanto causam caos na cidade, fazendo pessoas fugirem e virando notícia dos jornais, elas também se comparam com gatos. Os felinos soturnos entram como uma metáfora sobre essa atitude de trazer confusão e fugir sem serem pegos, muitas vezes chamados de “baddies”, tudo isso sem perder a elegância.


Festa

Esse último conceito nem precisa de introdução. Festa é festa não importa o idioma e é sempre fácil de reconhecer. Em “I Want” a mensagem é direta: “nós queremos nos divertir ao máximo, todo dia é uma festa”. E até brasileiros podem entender parte do recado no verso original, já que a música usa a palavra “festa” do português diretamente.

Em “All Night”, lançamento mais recente do grupo, totalmente em inglês e em parceria com a cantora Saweetie, a festa não tem limite. Depois de um dia de trabalho chato, a solução é curtir uma boa festa de noite, não importa onde esteja. E assim elas cantam, com um sorriso alegre no rosto, “nós poderíamos fazer isso a noite toda”.


Serviço

IVE – THE 1ST WORLD TOUR: SHOW WHAT I HAVE

Data: 26 de junho de 2024 (quarta-feira)
Local: Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda, São Paulo – SP)
Horários:
Abertura dos portões: 18h30
Início do show: 20h30
Ingressos on-line: https://www.ticketmaster.com.br/event/ive (inclui 20% de taxa de serviço) em até 10x
Vendas presenciais em São Paulo (sem taxa de conveniência): Bilheteria do Espaço Unimed em até 3x. A bilheteria funciona de segunda a sexta das 10h00 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 16h00. Não há atendimento em dias de show
Classificação etária: 16 anos. Sujeito a alteração por decisão judicial

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido