Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Entenda o que é e como evitar os males da poeira ultra fina da Coreia do Sul

Se você está planejando uma viagem à Coreia do Sul, é importante saber que há um desafio peculiar que os habitantes locais enfrentam regularmente: a poeira ultra fina, conhecida como “yellow dust” (poeira amarela) ou “fine dust” (poeira fina). 

Este fenômeno meteorológico, proveniente de desertos e áreas industriais da China e da Mongólia, pode ter um impacto significativo na qualidade do ar, chegando até mesmo a afetar os planos de viagem. No entanto, com algumas dicas simples, é possível tornar sua viagem incrível e ainda desfrutar de todas as maravilhas que a Coreia do Sul tem a oferecer.



O que é e quais as causas da poeira?

A “yellow dust” ou “hwangsa” é um tipo de poeira composta por partículas extremamente pequenas, muitas vezes menores do que 10 micrômetros. As partículas são tão pequenas que podem penetrar profundamente nos pulmões quando inaladas. Essa poeira é originária de áreas áridas e industrializadas, como desertos e regiões com intensa atividade industrial.

Devido à influência de anticiclones na Coreia do Sul, o céu geralmente está limpo, embora às vezes ocorram tempestades de areia da região do Deserto de Gobi, na China e na Mongólia. Essas tempestades de areia podem transportar partículas de areia e poeira a longas distâncias. Elas geralmente ocorrem na primavera e no início do verão, afetando a qualidade do ar e, por vezes, resultando em condições de visibilidade reduzida.

Contudo, segundo a IQAir, empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, existem outras fontes de poluição do ar na Coreia do Sul — as emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis e as emissões de veículos. Em 2015, a Coreia do Sul foi classificada como o 11º maior produtor mundial de produto interno bruto, mas essa posição foi alcançada por meio de usinas de energia a carvão poluente e emissões sujas de veículos.

Uma grande porcentagem dos poluentes é transportada pelos ventos predominantes provenientes da China. Durante os meses mais frios de inverno, as correntes de ar são notavelmente mais lentas e, portanto, não dispersam os poluentes que ainda se deslocam da China.


Quais os efeitos da poeira ultrafina na saúde?

Além de serem transportadas pelo vento, essas partículas de poeira também carregam consigo diversos poluentes, substâncias químicas e até microorganismos. Quando essa poeira é transportada para outras regiões, como a Coreia do Sul, pode causar problemas de saúde e impactar a qualidade do ar, afetando a saúde das pessoas e o meio ambiente.


Como é o monitoramento do nível de poluição?

Para lidar com a crescente preocupação pública sobre a poluição do ar urbano, o Ministério do Meio Ambiente (MOE) instalou uma rede de monitoramento que mede poluentes, como poeira fina e ozônio, em aproximadamente 300 locais, fornecendo dados em tempo real sobre a qualidade do ar.

Os cidadãos e visitantes recebem alertas em seus dispositivos móveis, informando sobre os níveis atuais de poluição. Os alertas são classificados em quatro níveis, indo de “bom” a “muito ruim”. Cada nível indica a concentração de partículas na atmosfera, permitindo que as pessoas tomem precauções apropriadas:

  • Bom: A qualidade do ar é aceitável, sem riscos significativos;
  • Moderado: Recomenda-se precaução, principalmente para grupos sensíveis;
  • Ruim: Pessoas sensíveis e grupos de risco devem evitar atividades ao ar livre;
  • Muito ruim: Todos devem evitar atividades ao ar livre e o uso de máscaras é altamente recomendado.

Quais os riscos para a saúde?

Quando a poeira amarela atinge uma concentração prejudicial, as pessoas são alertadas a limitar suas atividades ao ar livre, especialmente exercícios intensos e esportes. A exposição prolongada à poeira ultra fina pode causar uma série de problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de complicações respiratórias. 

Pessoas com condições preexistentes, como asma ou doenças cardíacas, estão particularmente em risco e são aconselhadas a permanecer em ambientes fechados, já pessoas saudáveis podem desenvolver dor de garganta e olhos secos.

Em alguns casos, a concentração da poeira amarela pode ultrapassar 800 microgramas por metro cúbico, resultando no fechamento de escolas, cancelamento de eventos ao ar livre e emissão de um aviso geral para permanecer dentro de casa, a menos que seja absolutamente necessário sair.


Quais os cuidados a serem tomados durante viagens?

Ao viajar para a Coreia do Sul, é aconselhável tomar precauções adicionais para minimizar a exposição à poeira ultra fina:

  • Máscaras respiratórias: Máscaras de pano e máscaras médicas não conseguem filtrar poeira de tamanho pequeno, como poeira fina e ultrafina. As máscaras médicas apenas limitam de 30 a 40% da poeira e não são capazes de proteger o corpo contra a poluição do ar. Prefira máscaras especializadas como as N95 ou N99, que contêm carvão ativado, ajudando a evitar a exposição direta e inalação de correntes de ar poluído nas vias aéreas;
  • Óculos de proteção: Proteja seus olhos usando óculos de sol ou óculos de proteção para evitar irritações. Se usar lentes de contato, após sair, remova imediatamente suas lentes e use colírios para limpar os olhos. Se os olhos estiverem desconfortáveis, não esfregue, mas use lágrimas artificiais ou lavagem ocular;
  • Evite atividades ao ar livre: Em dias de alta poluição, evite exercícios ao ar livre e escolha atividades indoor. Quando a concentração de poeira ultra fina está alta, o efeito de ficar fora de casa por 1 hora equivale a inalar fumaça de cigarro em um espaço fechado por 1 hora e 24 minutos;
  • Consulte o índice de qualidade do ar: Antes de planejar atividades ao ar livre, verifique o índice de qualidade do ar para tomar decisões informadas. Atualmente, existem muitos aplicativos que ajudam a monitorar os níveis de poluição do ar. Pesquise por “fine dust” (미세먼지) no Google ou Naver para verificar a qualidade do ar;
  • Hidratação: Mantenha-se bem hidratado para ajudar na limpeza do sistema respiratório.

Ao estar ciente dessas questões e adotar as precauções adequadas, você pode desfrutar plenamente da rica cultura e das deslumbrantes belezas naturais que a Coreia do Sul tem a oferecer, mesmo diante dos desafios representados pela presença da poeira ultra fina.

Leia também:
Saiba como é o clima na Coreia do Sul

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagem: Freepik
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido