Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Os “meninos sapos” de Daegu: O crime chocante que permanece sem respostas

O caso dos Meninos Sapos é um dos mistérios criminais mais desconcertantes e assustadores da Coreia do Sul. Há mais de 30 anos, o desaparecimento inexplicável de cinco meninos na cidade de Daegu chamou a atenção do país e deixou os investigadores perplexos durante décadas. E, mesmo após 3 décadas, o caso continua aberto e sem solução.


O desaparecimento

Em uma aldeia pequena na cidade de Daegu viviam Jo Ho Yeon, Kim Young Gyu, Kim Jong Sik, Park Chan In e Bae Jeong Nam, cinco meninos que eram tão próximos quanto irmãos. Eram apelidados de cinco mosqueteiros por todos que os conheciam. Eles estavam entusiasmados com a aventura e informaram suas famílias sobre seus planos.

No dia em questão, eles saíram de casa informando aos pais que iriam brincar juntos. Mais tarde, durante as investigações, um vizinho recordou que os garotos saíram em busca de ovos de salamandra, que eram encontrados facilmente em um riacho no Monte Wayong.

Na manhã fria de 26 de março de 1991, os cinco meninos, com idades entre 9 a 13 anos, saíram em busca de uma aventura, porém, nunca mais voltaram para casa. Por volta das 13h, os pais começaram a ficar preocupados, pois foram informados de que nenhum deles havia ido à aula de Taekwondo e eles sabiam que os garotos jamais faltariam.

A montanha Waryong, local onde os cinco meninos desapareceram em 1991 | Créditos: Lim Dong Cheol


A busca

Quando os meninos não voltaram para casa ao anoitecer, suas famílias ficaram ainda mais preocupadas e começaram a procurá-los. Sabemos que num primeiro momento a policia não levou a sério o caso, pois a busca começou somente com a distribuição de panfletos pelos pais. Tardiamente, os policiais iniciaram a redistribuição dos panfletos, mas alteraram a descrição de “desaparecidos” para “fugitivos”. Esses erros podem ter custado a possível sobrevivência das crianças.

Na Coreia, crianças brincando nas áreas montanhosas são comuns, portanto, nenhum morador sequer imaginou que algo de tão ruim fosse acontecer em um lugar tão seguro. Infelizmente, a área de diversão para aqueles meninos ficava próxima a uma base do exercito e a um campo de tiro, o que foi considerado um fato influenciável no caso. 

Somente após cinco dias a mídia divulgou o desaparecimento das crianças. E, graças a toda sensacionalização da mídia coreana em cima de um caso trágico, surgiu o nome “meninos sapos” para referenciar qualquer noticia sobre os garotos. De acordo com o Korea JoongAng Daily, o então presidente Roh Tae Woo ordenou uma busca massiva com 300 mil policiais por toda a região onde foi notificado o sumiço. Foi revistado tudo, desde reservatórios a rodoviárias. Porém, mesmo com toda essa comoção, nenhum dos esforços teve sucesso durante a busca.

Em setembro de 1996, um coreano-americano que trabalhava no campo de psicologia criminal chamou toda a atenção do noticiário para si, alegando sem provas que a família de Jong Sik era a culpada e as crianças haviam sido enterradas sob a casa onde eles moravam. Com todo o alvoroço causado por uma notícia espetaculosa, a policia escavou os alicerces da casa, encontrando nenhum corpo por baixo da terra. Esse acontecimento foi o suficiente para que ele não continuasse atuando no ramo de psicologia criminal, sendo expulso das investigações e falindo logo em seguida.

Foram distribuídos cerca de 8,1 milhões de panfletos de desaparecimento, sem nenhum efeito. Durante três anos após o fatídico dia, os pais largaram os seus empregos e seguiram em uma busca própria por toda a Coreia pelos seus filhos, seguindo com a distribuição dos panfletos e tentando reunir qualquer pista que ajudasse na resolução do caso. Infelizmente, tiveram que voltar sem esperanças para as suas casas, pois acumularam dividas enormes. Eles estavam conseguindo doações e gorjetas para ajudá-los a permanecer na busca, mas tudo isso tinha um preço. Um dos pais informou que eles eram constantemente seguidos por detetives amadores, que buscavam qualquer sinal de alegria para divulgar a suposta “farsa” para a mídia, tentando acabar com a ajuda que eles recebiam.

Mais de 20 anos depois, os corpos dos rapazes apareceram na montanha | Créditos: Pyo Seung Hui



Descobertas misteriosas

O caso tomou um rumo assustador quando, 11 anos depois, em 2002, um homem que colecionava bolotas tropeçou numa peça de roupa e num crânio humano nas montanhas perto do local onde os rapazes tinham desaparecido. Investigações subsequentes confirmaram que os restos mortais pertenciam aos Meninos Sapos. Esta descoberta apenas aprofundou o mistério, uma vez que a área onde os restos mortais foram encontrados tinha sido exaustivamente revistada em 1991.

Os corpos foram encontrados a menos de um quilometro de suas casas. Os meninos estavam amarrados e com suas roupas parcialmente removidas. Visto primeiramente, os restos mortais apresentavam sinais de Traumatismo por força contundente. Porém, somente após um exame forense completo conseguiram descobrir que havia graves danos cranianos na cabeças de três meninos e um aparentava ter levado um tiro na cabeça, o que batia com o fato de terem sido encontradas cartuchos de balas não gastas no local e nas roupas das crianças.

Após toda a perícia ter sido feita, a polícia apontou que não havia evidência o suficiente para declarar que havia acontecido um crime naquele local. A polícia alegou que os garotos estavam na verdade amontoados e que a causa da morte poderia ter sido o frio. Porém, nenhum civil conseguia acreditar naquela hipótese, já que nem estava tão frio no dia do desaparecimento e, caso eles sentissem frio, seria mais fácil irem para suas casas, que ficavam cinco minutos do local onde os corpos foram encontrados.          

Os pais das crianças desaparecidas entregando panfletos com as fotos dos desaparecidos | Créditos: criminallyintrigued


Perguntas e teorias

Devido a sua inconclusão, diversas teorias foram criadas por todos que acompanharam o desenrolar do caso. Eram comentadas coisas como: assassino serial killer, valentões de um colégio, alienígenas… Porém, a suposição mais comentada girava em torno da base militar coreana próxima ao monte, onde alguém poderia ter tirado as vidas dessas crianças, seja acidentalmente ou propositalmente.

Mas a pergunta que não quer calar é: Afinal, os militares tiveram participação no caso? O sentimento predominante entre os moradores era de que sim, eles estavam envolvidos.

Voltando para o dia do sumiço dos meninos, aconteciam as primeiras eleições pró-democráticas, sendo considerado um feriado no país. A maior parte da base militar estava vazia devido à data especial, somente oficiais permaneceram e usaram o campo de tiro. A teoria mais consistente é a de que um dos garotos pode ter sido baleado acidentalmente e os outros quatro amigos foram assassinados para ocultar o acidente. Infelizmente, muitas provas sustentam essa teoria, pois, segundo os investigadores, os cartuchos de bala vazios que foram encontrados enterrados junto com os corpos dos meninos eram do exercito. Muitas balas foram encontradas dentro dos nós amarrados nas crianças. Também temos o fato de que somente uma criança estava com um tiro alojado em seu crânio e as outras com traumatismos.

Porém, mesmo com muitas provas apontando para os militares daquela base, a polícia optou por não entrevistar/investigar nenhum soldado.

Muitos erros na investigação foram cruciais para o final trágico daquelas crianças. Toda a investigação foi tratada como fuga desde o inicio, atrasando o trabalho da busca por desaparecidos. As investigações no monte foram bem falhas, pois mesmo tendo feito uma busca “profunda”, eles só foram encontrar os corpos no local depois de 11 anos. Mesmo encontrando os corpos, trataram o caso como hipotermia, mesmo com provas claras de assassinato. E a policia, mesmo sabendo de que local a bala vinha, optou por não investigar nenhum possível culpado na base militar.

As pessoas homenagearam as crianças | Créditos: Lim Dong Cheol


Investigação em andamento

Infelizmente, o caso continua um mistério e grande parte da culpa são as grandes falhas suspeitas da ação da policia mediante o caso. Os assassinos permanecem impunes graças ao arquivamento do caso, que só voltou à tona em 2015. As autoridades sul-coreanas reabrem periodicamente a investigação, com esperança de descobrir novas pistas ou provas. As técnicas forenses modernas e os avanços tecnológicos podem oferecer novos caminhos para resolver este mistério desconcertante.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, existem filmes inspirados neste caso como: Come Back Frog Boys, feito em 1992, Em busca dos meninos sapos, de 2019, e o sucesso de bilheteria The Children, feito em 2011 e que acumulou mais de 9 milhões de dólares.

O caso dos Meninos Sapos continua a assombrar a consciência coletiva da Coreia do Sul e serve como um lembrete do poder duradouro dos mistérios não resolvidos. O destino destes jovens rapazes e as circunstâncias que rodearam o seu desaparecimento permanecem envoltos em trevas, deixando tanto as suas famílias como a nação com questões sem resposta que poderão nunca ser resolvidas.

Fonte: (1), (2)
Imagens: Lim Dong Cheol, Pyo Seung Hui, criminallyintrigued, reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Anna Beatriz Mazzaro dos Santos

    Futura publicitária, especialista no caratworld, ama muito o Seventeen e o Shinee, ultimamente se tornou Noona dos novos crush do Enhypen, old stan, dançarina nas horas vagas, especialista em saber o nome de todos os meninos do NCT, sonha em viajar pelo mundo, mas tem medo de avião :)

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido