Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Trajetória: AKMU, os irmãos que definem excelência na música coreana

O Akdong Musician, ou AKMU, é um duo de K-pop formado pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun. A carreira deles começou em 2012, quando participaram e venceram o programa K-pop Star 2, na SBS. No show os jurados eram representantes das 3 principais agências do país — a SM Entertainment, a JYP e a YG Entertainment — e entre os prêmios estava a oportunidade de escolher uma dessas empresas para assinar um contrato.

No final, os dois optaram pela YG pela empresa ter aceitado dar liberdade artística nos lançamentos futuros. O que não foi uma decisão errada, considerando que Chanhyuk escreveu todas as músicas e produziu quase todos os álbuns da carreira da dupla.

2014: O debut do grupo

O debut rolou com um álbum completo, chamado PLAY. E mostrava bem as influências musicais do folk, jazz e da música eletrônica combinadas com a vibe divertida de crianças, que está até no nome, Akdong. Eles promoveram 3 músicas. A primeira delas, “200%”, foi escolhida pela YG:

Chanhyuk e Suhyun selecionaram “Melted”:

Já os fãs votaram em “Give Love”:

O álbum foi um grande sucesso, vendeu mais de 36 mil cópias. Também alcançou o 1º lugar na parada da Gaon Charts (atualmente chamado Circle Chart) e o 2º na parada mundial da Billboard. “200%” sozinha foi comprada quase 2 milhões de vezes.

No mesmo ano eles ainda lançaram o single digital “Times and Fallen Leaves” no dia 10 de outubro. A faixa é perfeita para o clima de outono e a prova disso é que a música ficou dois dias seguidos no primeiro lugar das 9 paradas musicais, um Perfect All-Kill. E o ano de 2014 terminou com o primeiro show da dupla, o “AKDONG MUSICIAN’s First Tour Concert: AKMU CAMP”, no dia 21 de novembro.

Além do sucesso nas paradas, a dupla recebey 20 indicações entre as premiações da música em 2014, e venceram 6. No Bugs Awards, eles entraram no Top 10 álbuns, no Top 10 músicas e ainda foram escolhidos como o Rookie do ano. No Melon Music Awards (MMA), foram para a lista Top 10 artistas e “200%” conquistou Melhor Música Folk/Blues. Por último, entraram no ranking Top 10 artistas.

Com PLAY ainda ganharam melhor álbum pop no Korean Music Awards em 2015, e o prêmio de Modelo de Publicidade, pelo Korean Advertising Congress.


2016: O primeiro comeback

Ganhando o tratamento oficial da YG, o primeiro comeback do AKMU aconteceu 2 anos depois do debut, com o mini álbum SPRING, parte da série Puberty. Todas faixas estrearam direto entre os 10 primeiros lugares, com as músicas principais ficando no topo: “RE-BYE” no 1º lugar nas paradas da Circle e “HOW PEOPLE MOVE” na 3ª posição. A Billboard elegeu SPRING como o 4º melhor álbum de K-pop do ano. 

Em 2016 a dupla ainda participou da trilha sonora do K-drama popular Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo, assinando a faixa “Be With You”, e também saiu em turnê pela Ásia.

Nas premiações do ano, o AKMU entrou na lista de Top 10 Artistas do MMA.


2017: Um ano agitado e o alistamento de Chanhyuk

Como promoção do novo álbum completo, WINTER, os irmãos lançaram o curta Spring of Winter, que traz uma história de conflitos e um disband do duo. Dois dias depois lançaram a segunda parte da série Puberty. As duas faixas principais, “Last Goodbye” e “Reality”, foram escolhidas através de uma votação dos fãs no programa My Little Television, na MBC. “Last Goodbye” vendeu sozinha mais de 2, 5 milhões de unidades.

Em março do mesmo ano a dupla partiu em turnê, passando por 7 cidades em diferentes partes do mundo. Em Seoul fizeram 8 shows esgotados.

Já no dia 20 de julho, o AKMU lançou o terceiro álbum temático, o Summer Episode, com duas faixas principais. Esse comeback não foi promovido, e mesmo assim “Dinosaur” conquistou o 8º lugar na parada da Circle. 

No dia 18 de setembro de 2017, Chanhyuk começou o alistamento militar obrigatório na marinha coreana e o duo entrou em pausa. Durante esse tempo, Suhyun entrou como DJ no Volume Up, um programa de rádio da KBS Cool FM, onde ficou até 2020.

Ela também se tornou elenco permanente do Begin Again, um programa da JTBC onde cantores coreanos viajam para outros países com a missão de performar para públicos que não os conhecem. Ela participou do Begin Again até 2020 e passou por Portugal, Hungria e Itália.

Apesar de ter recebido diversas indicações a prêmios em 2017, a dupla não venceu nenhum. Em 2018 conquistaram o Digital Bonsang no Golden Disk Awards, com “Last Goodbye”.


2019: Após a volta de quem foi para a marinha

Chanhyuk foi dispensado do exército em maio e alguns meses depois a dupla voltava à ativa. Em junho apareceram no programa Knowing Brothers, da JTBC. E no dia 27 de setembro veio o álbum completo Sailing, que estreou no 4º lugar nas paradas da Gaon. A faixa principal, “How Can I Love the Heartbreak, You’re the One I Love”, conquistou duas vezes o certificado de platina da KMCA, por ter vendido mais de 2,5 milhões de cópias. 

Junto do disco, Chanhyuk publicou seu primeiro livro, chamado “Fish in the Water”, compartilhando suas visões de vidas e completando a mensagem de Sailing. O livro estreou como um dos mais vendidos e permaneceu na lista por mais de 1 mês. 

O álbum também marcou a primeira vez que Suhyun mostrou sua capacidade de composição, na música “작별 인사”. E foi aqui que o duo passou a se chamar apenas AKMU, deixando o nome completo para os anos juvenis.

A dupla conquistou o Digital Bonsang por “How Can I Love the Heartbreak, You’re the One I Love” no Golden Disc Awards.


2020: O ano dos projetos individuais

Esse ano marcou o debut solo de Suhyun com o digital single “Alien”. No mesmo dia, Chanhyuk lançou o livro de mesmo nome, baseado nas letras da música, que é uma composição dele.

No dia 1 de novembro a dupla solta o single digital “Happening”, que chega na 17ª posição das paradas da Circle. Segundo eles, essa música faz o papel de conexão para o próximo lançamento do AKMU


2021: Diga sim para a YG!

O ano de 2021 foi de renovação do contrato de exclusividade do AKMU com a YG Entertainment. Foi decidido que a parceria se estenderia por mais 5 anos. Primeiro lançaram “Kids close your eyes”, com a Lee Sunhee. No dia 26 de julho chegou o álbum completamente colaborativo, chamado NEXT EPISODE. A faixa principal é “NAKKA ft. IU” e, além dela, artistas como Zion.T, Beenzino, Crush e Sam Kim participam das músicas e todas elas ganharam um MV próprio.

O AKMU entrou na lista dos Top 10 Artistas do MMA. Já “Nakka” conquistou o troféu de Melhor Colaboração no Mnet Asian Music Awards (agora MAMA Awards), além do Digital Bonsang no Golden Disk Awards e do Melhor música Pop no Korean Music Awards, em 2022.


2022: A volta dos projetos individuais

Em 2022 foi a vez de Chanhyuk fazer o seu debut solo com o álbum completo Error. A música principal é “Panorama” e chegou ao 116º lugar da parada da Circle Charts.


2023: Colocando o Akdong no AKMU

A dupla lançou o single digital “Love Lee”, que viralizou rapidamente e foi uma das seis faixas a conquistar o PAK no ano. Esse lançamento marcou a volta dos irmãos para o lado mais leve e brincalhão que o AKMU tinha lá em 2014, a pedido de Suhyun.

No fim do ano, em novembro, o AKMU teve uma série de 17 shows pelas principais cidades do país, o “AKMUTOPIA”. Esse foi o primeiro encontro com os fãs em 4 anos.


2024: As preparações para os 10 anos da dupla

No dia 1 de janeiro, Chanhyuk liberou o single digital “1조 (1 TRILLION)”, marcando o início das celebrações dos dez anos de carreira da dupla.

No dia 21 de março, a dupla anunciou o nome oficial do fandom, AKKADEMIA, e que os registros seriam abertos logo mais. Isso mesmo, 10 anos depois.

Também estão preparando o “10VE”, dois shows em Seul dias 15 e 16 de junho. De acordo com a YG, o nome do concerto “representa o amor que o AKMU tem pelos fãs, que estiveram presentes em cada passo da jornada musical dos dois nesses 10 anos“.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17)
Imagem: reprodução KBS via YouTube
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    Sair da versão mobile