Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Conheça todas as sub-units do SEVENTEEN

Com 13 integrantes, é inegável que o SEVENTEEN é um dos maiores grupos do K-pop e alguns fãs chegaram a se perguntar quantas combinações para uma unit seria possível em um grupo tão grande. Depois de alguns cálculos, chegaram à conclusão de que com treze pessoas, existem 8177 possíveis combinações de subgrupos.

É praticamente impossível ter tantas sub-units assim no mercado, mas a Pledis Entertainment sempre entendeu que, em um grupo largo como o SEVENTEEN, seria muito complicado todos os integrantes terem a mesma quantidade de atenção e resolveu isso muito bem: criando sub-units conforme o talento predominante dos membros, sendo voz, rap ou dança. 

As Vocal, HipHop e a Performance Units apareceram logo no álbum de estreia dos meninos, o 17 Carat, fator que também trazia a resposta do porquê o nome do grupo é SEVENTEEN (13 membros + 3 units + 1 grupo = SEVENTEEN). 

Desde então, eles se preocupam em lançar canções específicas para cada unit, sempre mantendo uma característica que possibilita os integrantes brilharem dentro de cada unit.

E em 2024, pouco menos de um mês do lançamento do 17 IS RIGHT HERE, uma nova unit foi apresentada ao público (algo que surpreendeu a todos): a dupla Jeonghan e Wonwoo.  Com essa dupla adicionada à lista de subgrupos do SEVENTEEN, venha conhecer todas as units apresentadas ao público!



Sub Units oficiais

Vocal Unit

É a maior unit do grupo, sendo formada por Woozi (líder), Jeonghan, Joshua, DK e Seungkwan. Geralmente, as músicas desta unit são mais lentas, como ballads, quase sempre com letras sentimentais e emocionantes. A primeira música que eles lançaram foi “20”, porém, o primeiro MV com a vocal unit só veio um ano depois, em 2016, em um featuring com Yoon Jong Shin, “Chocolate”.

Foi só em 2017, com o projeto Before Al1, que tivemos os singles oficiais de cada unit. “Pinwheel” entrou para a setlist do TEEN, AGE e se tornou o primeiro single oficial da vocal unit e, além dela, algumas outras canções são: “Habit”, “Second Life”, “Hug”, “Dust”, “하품” e, a mais recente, do álbum 17 IS RIGHT HERE, “Cheers to Youth”.


HipHop Unit

Com canções com batidas eletrizantes e raps bem animados e coerentes, a HipHop Unit é composta pelos membros S.Coups (líder), Wonwoo, Mingyu e Vernon. As letras desta unit geralmente trazem potência, confiança e swag que apenas o rap consegue entregar. Logo no álbum de estreia eles entregaram a música “Ah Yeah”, mas o primeiro clipe foi feito para a mixtape de “Check-In“, em 2017. 

O primeiro single oficial da HipHop Unit foi “TRAUMA”, já com uma letra que escancara as inseguranças dos membros, algo surpreendente para esse time específico. Depois eles lançaram canções como “Monster“, “Fire“, “GAM3 BO1“, “Chilli“ e “If I“, além da mais recente, “LALALI”.


Performance Unit

Formada por Hoshi (líder), Jun, The8 e Dino, a Performance Unit foca em nos entregar apresentações intensas com coreografias belas e complexas. No álbum de estreia, a música deles foi “Jam Jam”, porém, só no clipe especial de “Highlight”, em 2016, pudemos ver os quatro dançando juntos com todo seu talento em uma estrutura de videoclipe profissional. 

“LILILI YABBAY” foi o primeiro single oficial desta unit e os passos de sua coreografia são tão precisos e imponentes que chegaram a ganhar o título de “coreografia mais intrincadamente detalhada de Seventeen até então” pela revista Billboard. “PANG!”, “Moonwalker”, “Back 2 Back”, “Wave” e “I Don’t Understand But I Love U” são algumas outras músicas da Performance Unit, além de “Spell”, do álbum 17 IS RIGHT HERE.


SVT Leaders

Em 2016, a Pledis Entertainment anunciou que o projeto Before Al1 contaria com uma outra sub-unit, além das que já eram de conhecimento público, a sub-unit dos líderes: Woozi, S.Coups e Hoshi, chamada de SVT Leaders. O sub grupo debutou em 24 de setembro de 2017 com a canção “Change Up”, que mistura elementos do pop e EDM, como os falsettos do Woozi, com traços de trap, como o rap do Hoshi e S.Coups.

A faixa “Cheers”, primeiro comeback da unit, veio em 2022. A letra celebra o crescimento deles da indústria musical, além do desejo de continuar crescendo. Descrita como uma canção de hiphop no estilo trap asiático, ela foi composta pelo os três líderes com a ajuda do Vernon.


BSS

Essa é definitivamente a sub-unit mais conhecida do grupo. BSS, um acrônimo para BooSeokSoon, veio da junção dos nomes de batismo dos integrantes: Boo Seungkwan, Lee Seokmin e Kwon Soonyoung. Eles apareceram oficialmente como uma sub-unit em 2018, com a música “Just do it” e seu videoclipe, que mostra eles performando em um show. Eles sempre foram bem conhecidos, mas em 2023 o sucesso aumentou ainda mais com o primeiro single album, Second Wind. 

O single “Fighting” teve um alcance tão grande que eles ganharam o prêmio de Digital Song Bonsang no 38th Golden Disc Awards, além de serem nomeados na categoria “Música do ano” no 15th Melon Music Awards.


JxW

A sun-unit debutou oficialmente no dia 17 de junho de 2024, com o single album This Man, que contém 3 músicas — uma da dupla, “Last Night”, e o solo de cada um: “Beautiful Monster”, de Jeonghan, e “Leftover”, de Wonwoo. De acordo com o Hantao, a unit JxW vendeu mais de 500.000 álbuns (incluindo todas as versões) logo no primeiro dia de venda.

Para a Consequence Sound, os meninos disseram que consideram “Last Night” como uma música de verão, algo para se ouvir nas noites tropicais, quando não conseguem dormir. “Talvez uma noite chuvosa, ou na verdade, mesmo que não esteja chovendo, apenas durante a noite de verão em geral”, disse Wonwoo. Ele também confessou que se divertiu muito trabalhando apenas com o Jeonghan: “O que nós dois podemos expressar é naturalmente diferente do que somos capazes de alcançar como grupo completo”.


Sub Units não oficiais

China e American Line

Na indústria do K-pop não é incomum units serem formadas com a junção de integrantes de uma mesma nacionalidade para que eles foquem suas músicas, geralmente em um idioma diferente do coreano, para o mercado musical estrangeiro. No caso do SEVENTEEN, apesar de não serem oficiais, temos duas dessas sub units: a China Line, formada por Jun e The 8, e a American Line, com Joshua e Vernon

A música “MY I” da Chine Line foi apresentada no álbum Al1, em 2016, e apesar de ter apenas a versão coreana no álbum, também existe a versão chinesa. O MV mostra como Jun e The 8 realmente pertencem a Performance unit, apresentando uma coreografia intensa, detalhada e poética enquanto estão unidos por um elástico. A dupla apresentou a canção no reality show chinês Chao Yin Zhan Ji, em 2018, quando foram parceiros.

A primeira vez que ouvimos algo da American Line foi no álbum TEEN, AGE com a canção “ROCKET“. Não há um clipe oficial desta música, mas eles chegaram a performá-la em alguns programas como o Idol Hits, um reality show transmitido na China, e também na KCon de 2019, em Los Angeles. Anos depois, Joshua e Vernon colaboraram novamente na faixa “2 minus 1”, presente do álbum Attacca


95, 96, 97 e Maknae Line

Para projetos especiais, gravação de conteúdo ou até mesmo trabalhos fora da música, não é incomum que o SEVENTEEN se divida de maneiras diferentes das habituais. Uma das divisões mais comuns feitas pelo grupo é por idade. S.Copus, Jeonghan e Joshua formam a 95 Line; Jun, Hoshi, Wonwoo e Woozi, a 96 Line; DK, Mingyu e The 8, a 97 Line e a Maknae Line é composta por SeungKwan, Vernon e Dino

Quando lançaram o EP Semicolon, esse formato não oficial de sub-units foi utilizado pelo grupo. Ao invés de se dividirem como vocal, hiphop e performance como sempre fizeram, eles resolveram distribuir as músicas pelas idades. “Hey Buddy”, “Light a Flame”, “Ah!Love” e “DoReMi” foram as músicas lançadas e trouxeram novos conceitos, mostrando ao público como novos formatos podem trazer combinações muito interessantes. 


Wonwoo x Mingyu

Também chamada por alguns fãs de SEVENTEEN Bittersweet, existe uma discussão sobre considerar estes dois uma unit oficial ou se foi apenas um dueto independente. Como as sub-units do SEVENTEEN, oficiais ou não, sempre demoram alguns anos para retornar aos streamings, não teremos a resposta tão cedo. Porém, em uma entrevista para a Seventeen, Wonwoo disse que a dupla foi criada porque ele e Mingyu queriam mostrar um estilo e som diferentes do que eles haviam feito antes e, como essa vontade veio ao mesmo tempo, resolveram se juntar. 

Em maio de 2021, eles lançaram o single digital “Bittersweet”, uma colaboração com Lee Hi. Na mesma entrevista, Wonwoo disse que Lee Hi foi a primeira vocalista que veio à cabeça quando eles criaram os vocais e essa junção agradou muito os fãs, já que a canção alcançou o número 1 no iTunes em pelo menos 10 países diferentes. 

Como dissemos no começo, existem muitas possíveis divisões no SEVENTEEN e eles claramente sabem e adoram brincar com as possibilidades. “Q&A” (S.Coups, Vernon e Woozi), “Space” (HipHop Unit e DK), “Bring It” (Hoshi e Woozi), “Fronting” (HipHop Unit, Woozi e Hoshi), “Warrior” (Joshua, Jun, Mingyu, The 8 e Vernon), “A-teen” (Joshua, Hoshi, Woozi, Vernon e Dino) e “Sweetest Thing” (Joshua, Wonwoo, DK, Seungkwan e Dino) são apenas algumas músicas que nos mostram formações diferentes do que os fãs sempre veem — e quem sabe no futuro alguma dessas se torne uma unit oficial.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16)
Imagens: Pledis Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    Sair da versão mobile