Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária Cultura História

Saiba como surgiram as comidas de rua coreanas populares

Sabe aquelas comidas de rua que sempre aparecem nos K-dramas? Aqueles bolinhos de arroz apimentados, panquecas doces e rolinhos de alga que parecem irresistíveis? Essas delícias não são apenas cenários para cenas românticas ou momentos de descontração nos dramas, elas possuem uma história rica e fascinante. 

As comidas de rua da Coreia do Sul, hoje muito famosas, têm suas raízes em um passado marcado por transformações culturais e influências estrangeiras. Desde os mercados da Dinastia Joseon até os movimentados centros urbanos modernos, essas iguarias evoluíram para se tornar parte integrante da vida cotidiana e da identidade cultural coreana. 



Origem

Não há muitos registros sobre o surgimento da comida de rua sul-coreana, porém os materiais históricos que abordam o assunto dizem que na Dinastia Joseon os coreanos começaram a montar barracas de comida perto das áreas de mercado para vender alimentos preparados para compradores, viajantes e outras pessoas.

Durante o período colonial japonês, a comida de rua se tornou ainda mais popular, como uma forma dos coreanos expressarem sua identidade cultural e resistirem à forte influência japonesa. Vendedores de rua vendiam pratos tradicionais coreanos, como tteokbokki (bolinhos de arroz picantes) e kimbap (rolos de arroz com algas), como uma maneira de preservar sua cultura e fornecer refeições acessíveis para todos.

Os registros seguiram à Guerra da Coreia nos anos 1950, quando a comida de rua se tornou uma parte vital da vida cotidiana, enquanto o país trabalhava para reconstruir sua economia. Carrinhos e barracas de comida podiam ser encontrados nas esquinas, oferecendo uma variedade de opções baratas para trabalhadores e estudantes.

Durante a década de 1970, o governo começou a regulamentar os vendedores de comida de rua devido a preocupações com a saúde e, consequentemente, a maioria dos vendedores foram forçados a se mover para dentro de estabelecimentos ou a fechar completamente. Mas isso não impediu a popularidade da comida de rua na Coreia, fazendo com que ocorresse um crescimento à medida que mercados internos e centros comerciais começaram a incorporar barracas de comida em seus espaços.

Popularização

Hoje, a comida de rua coreana se tornou uma parte integral da cultura coreana e além dos pratos tradicionais, atualmente existem variações modernas das comidas de rua clássicas, como frango frito coreano, cachorro-quente com queijo (Corndog) e panquecas de frutos do mar (Haemul Pajeon). 

As redes sociais desempenharam um papel significativo na popularização da comida de rua coreana, atraindo turistas para o país e alimentando a economia com festivais. Os primeiros passos do surgimento das comidas de ruas no país lançou as bases para o que agora é conhecida como a vibrante cena de comida de rua da Coreia.

Ao longo dos anos, a comida de rua coreana evoluiu, as receitas tradicionais foram passadas de geração em geração, cada uma com seus próprios sabores e técnicas únicas, porém foram adaptadas aos gostos e tendências. 

A comida de rua coreana continua a prosperar, com vendedores exibindo uma gama diversificada de pratos que destacam o patrimônio culinário do país e servem como uma janela para a cultura e a história da Coreia.

Por isso, a KoreaIN separou algumas das comidas de rua coreanas mais populares, confira.

Tteokbokki (떡볶이)

Originado na Dinastia Joseon como um prato da corte real chamado tteok jjim, o tteokbokki é um prato coreano picante, feito com bolinhos de arroz em molho de pimenta vermelha e bolos de peixe. Amado por todas as idades, o tteokbokki é um dos pratos mais famosos e é o favorito dos turistas.

Bungeoppang (붕어빵)

O Bungeoppang é um doce sul-coreano em forma de peixe, recheado com pasta de feijão vermelho, embora existam variações com sorvete e calda de chocolate. Assado até ficar dourado e crocante, é um alimento reconfortante, melhor servido quente. Este doce é uma experiência imperdível para turistas na Coreia.

Gyeranppang (계란빵)

Gyeranppang é um lanche composto por pequenos pães recheados com ovos inteiros, às vezes presunto, queijo ou salsa, e cobertos com nozes, molho de tomate ou queijo. Preparados em barracas de rua e assados em moldes oblongos (formato alongado e oval), são populares no inverno e apreciados quentes. 

Sundae (순대)

Sundae é uma salsicha de sangue coreana, considerada incomum, mas com sabor e aroma melhores do que parece. Feito com várias partes de porcos e vacas, é um prato complexo e fácil de comer e muitas vezes servido com pulmão ou fígado como guarnição.

Corndog (감자핫도그)

O corndog coreano é uma versão do cachorro-quente, onde a salsicha é envolta em uma massa, em seguida em batatas fritas e frita em óleo. Geralmente servido em espetos para consumo rápido, é popular entre os vendedores de rua na Coreia e pode incluir variações como bacon, purê de batatas ou algas, acompanhado tradicionalmente de ketchup.

Leia também: Comidas coreanas de rua que você precisa experimentar

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Pixabay, Flickr, Pexels
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    Sair da versão mobile