Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Suga (BTS) se desculpa por conduzir patinete elétrico embriagado

A Delegacia de Polícia de Yongsan, em Seul, divulgou que interrogou Suga por supostamente dirigir uma scooter elétrica sob influência de álcool na terça-feira (6). Atualmente servindo no serviço militar como agente de serviço público, nesta quarta-feira (7) o cantor admitiu ter dirigido bêbado na terça-feira. Ele se desculpou por suas ações e reconheceu sua ignorância sobre a lei de uso de scooters elétricas enquanto embriagado.

De acordo com a mídia local, Suga foi encontrado caindo da scooter motorizada em Yongsan, centro de Seul, na terça-feira à noite. Um policial no local relatou que o artista cheirava a álcool quando tentou ajudá-lo a se levantar.

Ele foi levado a uma delegacia de polícia próxima e fez um teste de bafômetro que apontou para 0,08% ou mais de nível de álcool no sangue, um nível suficiente para ter sua carteira de motorista revogada. O cantor foi liberado logo depois.

A Delegacia de Polícia de Yongsan anunciou no mesmo dia que Suga foi autuado e está sob investigação por violar a Lei de Trânsito.

Patinetes (ou scooters) elétricos são classificados como “dispositivos de mobilidade pessoal” sob a Lei de Trânsito e estão sujeitas às mesmas leis que os veículos. Dirigir uma scooter elétrica embriagado acarreta as mesmas penalidades administrativas que dirigir um carro embriagado.

A gravadora de Suga, BIGHIT MUSIC, postou um pedido de desculpas sobre o caso em sua plataforma de fãs Weverse na quarta-feira, prometendo evitar qualquer ocorrência de um incidente semelhante no futuro: “Pedimos desculpas pela decepção causada pelo comportamento inapropriado do nosso artista. Como um funcionário público, ele aceitará qualquer ação disciplinar de seu local de trabalho por causar uma perturbação pública”.

Em uma declaração também no Weverse, Suga contou: “Depois de beber em um jantar, eu estava voltando em um patinete elétrico. Devido à minha suposição descuidada de que a distância era curta e minha falha em reconhecer que operar uma scooter elétrica sob a influência de álcool é proibido, eu violei as leis de trânsito.”

O artista também afirmou que estava “com o coração pesado e sinto muito por desapontá-los”. E reforçou: “Embora ninguém tenha se ferido e nenhuma propriedade tenha sido danificada, assumo total responsabilidade por minhas ações, que não podem ser desculpadas. Peço sinceras desculpas a todos”.

O cantor está cumprindo seu dever militar como agente de serviço social que trabalha em instalações públicas sem residir em uma base militar, uma forma alternativa de serviço militar que lhe permite circular livremente como um cidadão comum depois das 18h.

Um oficial da Administração de Força de Trabalho Militar (Military Manpower Administration) disse que o incidente não está sujeito à lei militar: “Não somos responsáveis ​​por lidar com acidentes de agentes de serviço social que acontecem após o horário de serviço. Eles se enquadram na lei pública aplicada a cidadãos após deixarem o local de trabalho”.

Recentemente, os incidentes envolvendo scooters e patinetes elétricos têm aumentado, incluindo acidentes fatais tanto para usuários quanto para pedestres. Segundo dados da Korea Road Traffic Authority, o número de acidentes envolvendo dispositivos de mobilidade pessoal, como scooters elétricas, aumentou de 447 em 2019 para 2.389 no ano passado e o número de fatalidades também aumentou de oito em 2019 para 24 em 2023. Por isso, o governo implementou várias medidas para abordar a segurança de scooters, como reduzir a velocidade máxima e fortalecer os procedimentos de certificação.

Atualização em 07/08/2024

A BIGHIT MUSIC divulgou uma nova declaração sobre o caso de Suga por dirigir embriagado.

Na quarta-feira (7), a Delegacia de Polícia de Yongsan, Seul, revelou ter autuado Suga por andar de scooter elétrica sob a influência de álcool. Mais tarde naquele dia, tanto a BIGHIT MUSIC quanto o cantor divulgaram desculpas separadas sobre o incidente, nas quais se referiram ao veículo usado por ele como um “patinete elétrico”.

No entanto, pouco depois, a polícia esclareceu oficialmente que o veículo em questão não era um patinete, mas uma scooter com assento, afirmando: “O veículo que Suga dirigiu bêbado foi classificado como uma scooter elétrica com assento”.

Além disso, embora as duas declarações de desculpa sugerissem que o caso havia sido concluído com a imposição de uma multa e a revogação de sua carteira de motorista, a polícia esclareceu que as investigações ainda estão em andamento.

Na quinta-feira (8), no horário coreano, a BIGHIT MUSIC divulgou uma declaração adicional pedindo desculpas por “ter transmitido informações erradas devido a erros de comunicação interna”. A agência enfatizou que não pretendia minimizar o incidente, explicando que acreditava erroneamente que a polícia já havia concluído suas investigações e encerrado o caso.

Confira a tradução da declaração a seguir:

Olá.
Esta é a BIGHIT MUSIC.

Estamos fazendo uma declaração adicional sobre Suga, membro do BTS.
Em primeiro lugar, mais uma vez pedimos desculpas profundas por termos decepcionado muitas pessoas com este incidente desagradável.
Também pedimos desculpas por nos apressarmos em fazer uma declaração sem verificar cuidadosamente várias circunstâncias e, portanto, criar confusão.

1) Sobre o uso do termo “patinete elétrico”
Determinamos que o veículo usado pelo artista era um patinete com um assento preso a ele, então o descrevemos como um “patinete elétrico”. No processo de verificação adicional, descobrimos que a categorização de um veículo pode diferir com base em suas capacidades e especificações, e também aprendemos que o escopo da responsabilidade pelo acidente também pode mudar. Não tínhamos absolutamente nenhuma intenção de minimizar o incidente, como alguns dizem que fizemos. Pedimos desculpas mais uma vez por fazer uma declaração apressadamente sem revisar o incidente com mais cuidado. Quando as autoridades investigativas tomarem uma decisão sobre a categorização do veículo em questão, assumiremos diligentemente total responsabilidade de acordo com sua decisão.

2) Sobre a aplicação de uma multa e a revogação da carteira de motorista [de Suga]
Em 6 de agosto, depois que o artista foi submetido ao teste do bafômetro da polícia no local do incidente, ele foi imediatamente mandado para casa.
Tanto nossa agência quanto o artista não perceberam que ainda havia etapas a serem tomadas no processo investigativo, e pensamos erroneamente que o caso em questão tinha sido encerrado. Diante da gravidade do caso, pedimos desculpas por ter transmitido informações incorretas devido a erros de comunicação interna.

Acima de tudo, tanto o artista quanto nossa agência inclinam a cabeça em desculpas pelo fato de ele não ter sido capaz de mostrar uma imagem exemplar durante seu serviço militar e de ter causado um incidente desagradável durante seu período de serviço. Também pedimos sinceras desculpas aos fãs que devem ter ficado desapontados.

Cooperaremos diligentemente com as investigações adicionais da polícia no futuro e aceitaremos humildemente o resultado de suas investigações.

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagem: BIGHIT MUSIC
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido