Quem gosta da cultura coreana com certeza já sonhou em comer os pratos que os atores comem nos K-dramas, os idols curtem nas lives e os influenciadores devoram nos mukbangs. Para quem está do outro lado do mundo, provar as comidas coreanas muitas vezes fica nos sonhos distantes, mas existe um prato que dá para ter a experiência de Coreia em casa com ingredientes brasileiros: o ramyeon, o famoso miojo coreano. Se você sempre quis provar esse macarrão instantâneo coreano em casa, a KoreaIN te ensina a fazer aqui com o que você encontra no Brasil!
Leia também: [LISTA] 18 comidas coreanas dos K-Dramas
Como é o miojo coreano?
Ramyeon, ramyun, lámen, miojo coreano, macarrão instantâneo. Este prato tem vários nomes e até várias versões. A receita veio do ramen japonês, mas quando chegou na Coreia do Sul passou a ter um estilo típico do país. Lá, o ramyeon é um macarrão instantâneo prático acima de tudo, que já é muito saboroso como manda a embalagem, adicionando a água quente e o tempero pronto e deixando o resto acontecer.
Mas, aos poucos, os coreanos começaram a ter ideias para incrementar o prato, colocando queijo, ovo cozido, outros temperos e por aí vai. Com isso, o ramyeon também passou a ser uma refeição completa com vários ingredientes e sabores. Apesar de ser bem característico da Coreia do Sul, como os ingredientes são bem variados dependendo da versão, você pode se inspirar e fazer um ramyeon coreano também com ingredientes brasileiros sem perder a essência do prato.
Como fazer miojo coreano em casa?
Existem muitas marcas de lámen e até ramyeon coreano mais acessíveis por aqui, e você pode usar um deles para ficar mais próximo do real. Mas você pode usar qualquer tipo de macarrão instantâneo para isso, já que vamos usar um caldo próprio em vez do tempero. Quem tem acesso a mercados com temperos clássicos coreanos, como gochujang, o molho de pimenta coreano, pode aproveitá-los na receita, mas você consegue um resultado bem similar caprichando em pimentas disponíveis por aqui.
Para ficar com bastante sabor, a dica é começar refogando os temperos. Pegue uma panela grande e bote um pouco de óleo ou azeite e deixe fritar. Bote uma cebolinha picada, um dente de alho picado e pimenta calabresa. Deixe fritar até refogar os temperos e depois encha a panela com água. Agora é o momento de caprichar no tempero. Para deixar bem apimentado, pode botar uma colher pequena de sriracha, molho de pimenta, pimenta malagueta ou o que preferir. Se não gostar de muita pimenta, pode botar só um pouco de pimenta-do-reino.
Para trazer mais sabor de ramyeon, coloque 2 colheres de shoyu e uma mistura de temperos desidratados, pode ser pronto ou misturando mesmo o que tiver. Ajuste o sal se achar necessário e deixe a água ferver. Coloque o macarrão instantâneo e deixe cozinhar por 3 minutos. Para ficar ao estilo coreano, bote também um ovo aberto na panela para cozinhar. Depois é só colocar em uma tigela e finalizar com cebolinha e uma fatia de queijo. E pronto, já pode comer essa refeição coreana em casa.
Por Paula Bastos Araripe
Imagem: Banco de Imagem
Não retirar sem os devidos créditos.