Nesta terça-feira (3), a 25ª Divisão Criminal do Tribunal Distrital Central de Seul condenou Yoo Ah In a um ano de prisão e multou-o em 2 milhões de won (cerca de R$ 8427,60) por uso ilegal de propofol.
Yoo também foi ordenado a pagar uma multa de 1,5 milhão de won (R$ 6320,70) e completar um programa de reabilitação de drogas de 80 horas. Os promotores inicialmente buscaram uma pena de prisão de quatro anos.
Uhm Hong-sik, conhecido pelo nome artístico Yoo Ah In, foi acusado de usar o anestésico em 181 ocasiões entre 2020 e 2022 e violar a Lei de Controle de Narcóticos do país.
O Tribunal Distrital Central de Seul decidiu que Yoo havia usado propofol sob o pretexto de passar por procedimentos estéticos em clínicas profissionais. Ele foi imediatamente levado sob custódia após o tribunal considerá-lo culpado de uso habitual do agente anestésico intravenoso e de fumar maconha. O tribunal disse que a dependência do réu em substâncias ilegais é séria e o risco de reincidência não é baixo.
Suas acusações incluíam comprar ilegalmente mais de 1.100 pílulas para dormir de dois tipos sob um nome diferente em 44 ocasiões de maio de 2021 a agosto do ano passado, bem como fumar maconha nos Estados Unidos com quatro pessoas, incluindo um homem chamado Choi. Yoo foi considerado culpado de ambas as acusações.
Choi, o conhecido de Yoo que foi indiciado por usar maconha com ele, foi condenado a oito meses de prisão, com sua sentença adiada por dois anos.
Yoo também enfrentou acusações de que ele e Choi persuadiram e intimidaram um cúmplice, um YouTuber de sobrenome Yang, a deixar a Coreia e reverter sua declaração, e que ele também ensinou outro cúmplice a destruir evidências.
Em uma audiência anterior, Yoo expressou profundo remorso por seus atos: “Seja qual for o resultado [da decisão], retribuirei aqueles que cuidaram de mim me tornando muito mais saudável e honesto e vivendo minha vida como alguém que pode contribuir para a sociedade”.
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: News1
Não retirar sem os devidos créditos.