Para quem acompanha boygroups e solistas masculinos no k-pop, a tristeza do dia do alistamento no exército sul-coreano é praticamente inevitável. Mas tão inevitável quanto o alistamento é o retorno deles às atividades cerca de 2 anos depois. Alguns idols que se alistaram entre 2023 e o começo de 2024 receberão a dispensa oficial após cumprir seu serviço em 2025 e poderão voltar à plena atividade sozinhos ou com seus grupos. Descubra alguns dos idols que podemos esperar o sonhado comeback ainda neste ano.
Joohoney, Kihyun e Hyungwon (Monsta X)
O Monsta X é um grupo com integrantes em várias fases desse momento da vida dos sul-coreanos. Shownu foi dispensado em 2023 e Minhyuk em 2024. Em 2025, três nomes também estão voltando: Joohoney, que foi dispensado em 2025, Kihyun, em 21 de fevereiro, e Hyungwon, que está programado para voltar em 13 de maio. Com isso falta apenas o maknae I.M, que deve se alistar ainda em 2025, para voltar entre 2026 e 2027.
Kai e Sehun (EXO)
Como um grupo da 3ª geração que passou por muitas idas e vindas do alistamento, o EXO encerra este ritual oficialmente em 2025, quando seus dois integrantes mais novos retornam do serviço. O primeiro é o Kai, também um dos primeiros idols a serem dispensados neste ano, que retornou em 10 de fevereiro. O segundo é o maknae Sehun, que foi em 21 de dezembro de 2023 e está programado para retornar em 20 de setembro deste ano.
Kim Jae Hyun (N.Flying)
O bateirista do N.Flying não é o integrante mais novo, mas é o último da banda a retornar do serviço militar, para alegria dos N.Fia que poderão ver o quinteto completo novamente a partir de 24 de fevereiro. O líder e vocalista Seunghyub foi isento por uma lesão de 2014 que o levou a fazer duas cirurgias na perna e levou a banda a adiar o debut na época. O vocalista Hweseung optou por se alistar antes de virar idol, então tirou este item da lista cedo. O guitarrista Hun e o baixista Dongsung, os mais novos, se alistaram todos em datas próximas a de Jae Hyun e foram dispensados no final de 2024.
Dongheon (VERIVERY)
Dongheon é o líder e mais velho do VERIVERY e foi o primeiro do septeto a se alistar. Felizmente seu retorno está próximo, com data marcada para o dia 27 de fevereiro. Por ser pelo menos três anos mais velho que os outros integrantes, o grupo deve continuar promovendo em sua formação completa por mais 1 ou 2 anos, quando os integrantes nascidos em 1998 devem seguir o mesmo caminho.
Jay, Chan e Bobby (iKON)
Os integrantes do iKON começaram a se alistar em 2023 e alguns já estarão de volta neste ano, ainda que alguns demorem alguns meses mais. É o caso de Jay, em 19 de abril, do maknae Chan, em 26 de novembro, e de Bobby, em 3 de dezembro. Além deles, Yunhyeong também está servindo, mas com previsão de retorno para 2026. Já DK e June, nascidos em 1997, devem se alistar entre 2025 e 2026.
Changjo (Teen Top)
Foi-se o tempo em que os integrantes do Teen Top podiam ser considerados “adolescentes” como o nome do grupo indica. O maknae Changjo, prestes a fazer 30 anos em 2025, é o último a retornar do exército. Ele se alistou em novembro de 2023, alguns meses depois do último comeback do Teen Top como quarteto, e deve voltar em 19 de maio deste ano.
Woorim (Forestella)
O Forestella é um grupo que foge do típico conceito do k-pop e é, na verdade, um grupo vocal que tipicamente mistura o pop com a ópera e um grande talento de canto. Ele foi formado pelo programa Phantom Singer 2 e, por causa das características únicas desse tipo de grupo, a maioria dos integrantes já tinha mais de 28 anos ao debutarem juntos em 2018. O mais novo é Woorim, com uma diferença entre 5 e 9 anos dos demais, e se alistou em 2023, cerca de 1 ano depois de se casar com a patinadora Kim Yuna, e deve receber a dispensa em 19 de maio.
Leia também: [LISTA] Oito grupos vocais coreanos para conhecer além do K-pop
RM, V, Jimin, Jungkook e Suga (BTS)
Para diminuir o tempo com o grupo incompleto, alguns boygroups decidem antecipar o alistamento dos integrantes mais novos para irem todos em datas próximas. Foi a estratégia do BTS ao entrar em um hiatus temporário enquanto todos os integrantes serviam ao mesmo tempo ao longo de 2023 e 2024. Os primeiros a ir foram Jin e J-Hope, que receberam a dispensa em 2024. Os outros cinco integrantes estão programados para serem liberados ao longo de 2025: RM e V em 10 de junho, Jimin e Jungkook em 11 de junho e Suga em 21 de junho.
Zelo (solista e ex-B.A.P)
Zelo ficou conhecido como o rapper e maknae do boygroup B.A.P, mas após o fim do contrato com a empresa original, TS Entertainment, ele seguiu sua própria carreira solo, ainda apoiado pelos demais integrantes. Após seu alistamento em 2023, os outros quatro integrantes ativos do antigo B.A.P se juntaram formando o BANG&JUNG&YOO&MOON em 2024, também apoiado por ele. Sua dispensa está programada para 6 de junho de 2025, quando poderá então fazer seu retorno às atividades como escolher.
Leia também: [ENTREVISTA] BANG&JUNG&YOO&MOON fala sobre retorno como um grupo: “Foi como uma promessa não dita aos fãs”
Dawn (solista e ex-PENTAGON)
Kim Hyo-Jong, também conhecido como Dawn ou E’Dawn anteriormente, foi integrante do PENTAGON por 2 anos antes de sair do grupo. Desde então seguiu carreira solo como rapper, inicialmente com a P Nation e mais recentemente com uma agência de hip hop, a At Area. Só que não muito tempo depois de assinar com a nova empresa em 2023, ele precisou se alistar, lançando uma música antes do hiatus temporário. Ele receberá a dispensa em 11 de julho de 2025 para poder voltar às atividades com força total.
Woodz (solista e ex-UNIQ e X1)
O Woodz, o Cho Seung-youn do UNIQ e X1 e o eterno Luizinho para os brasileiros, teve vários nomes e grupos até se firmar como um solista de sucesso. Depois de chegar a morar no Brasil por 2 anos durante a adolescência, o cantor retornou como idol duas vezes, uma com o UNIQ em 2016 e outra como WOODZ em julho de 2023, uma boa “despedida” temporária seis meses antes de se alistar no começo de 2024. Em 21 de julho de 2025 ele será dispensado do serviço militar e poderemos sonhar com o seu retorno.
Shinwon e Yeo One (PENTAGON)
O PENTAGON entra no seu 9º ano de carreira com seus nove integrantes em momentos diferentes. Yanan e Yuto, como membros estrangeiros, não passam por esta obrigação. Jinho, Hui e Hongseok já passaram pelo serviço militar. Atualmente, Shinwon e Yeo One estão cumprindo a atividade até o dia 20 de setembro e 27 de novembro de 2025, respectivamente. Kino e Wooseok, nascidos em 1998, são os mais novos e devem se alistar até 2027.
Sungkook (VANNER)
VANNER é um grupo que debutou em 2019 e ganhou destaque em 2023 ao vencer o Peak Time, um reality com idols e grupos desconhecidos que buscavam uma segunda chance. Apesar de um sucesso mais tardio, os novos fãs não precisarão se preocupar com muitos alistamentos vindo deles. Gon cumpriu o serviço antes do debut, já que trabalhava como treinador de dança e não esperava se tornar um idol. Taehwan foi isento por ser o único provedor financeiro de sua família de fazendeiros após a morte do seu pai e Hyesung recebeu a isenção por questões médicas. Sungkook é o único servindo atualmente e está programado para voltar em 6 de novembro. O maknae Yeonggwang, nascido em 1997, deve se alistar entre este ano e o próximo.
Taeyong (NCT)
Mesmo sendo um grupo global com integrantes de várias nacionalidades, o NCT ainda tem uma grande parcela de integrantes coreanos que precisarão se afastar para cumprir suas obrigações. E Taeyong, o líder e mais velho dentre os coreanos, inaugurou a temporada de despedidas do grupo. Ele se alistou em 15 de abril de 2024 e deverá voltar pouco mais de 1 ano e meio depois, em 14 de dezembro de 2025, quando poderá retornar às atividades com o grupo e as units NCT U e NCT 127.
Minhyun (solista e ex-NU’EST e Wanna One)
Minhyun começou a carreira no k-pop quando tinha apenas 17 anos como parte do quinteto NU’EST. Foram 10 anos no grupo, com um hiatus no meio para participar do Wanna One, grupo vencedor do Produce 101 Season 2, até que disbands o levaram a seguir carreira solo em 2022. Ele se lançou como solista em 2023 e apenas um ano depois estava se alistando, poucos meses antes de seus antigos colegas Kim Jonghyeon (JR) e Choi Mingi (Ren). Como um presente de Natal antecipado, Minhyun deve ser dispensado em 20 de dezembro de 2025.
Dawon (SF9)
O SF9 é um grupo que tem integrantes nascidos em quase uma escada direta de idade, com 8 integrantes (após a saída de Rowoon) indo desde 1993 até 2000. Os mais velhos, Youngbin, Inseong e Jaeyoon já cumpriram o serviço militar. Atualmente, Dawon é o único servindo e deve ser dispensado na virada do ano, em 31 de dezembro. Zuho, nascido em 1996, deve ser o próximo a ir ainda em 2025, com Yoo Taeyang, Hwiyoung e Chani indo a cada ano sucessivamente.
Kim Jaehwan (solista e ex-Wanna One)
Para fechar o ano, outro idol que vai encerrar seu serviço militar no último dia de 2025 é Kim Jaehwan. Depois de participar de alguns programas de TV como Korea’s Got Talent em 2012 e Vocal War: God’s Voice em 2016, ele teve sucesso no Produce 101 Season 2, onde terminou em 4º e entrou no Wanna One em 2017. Após o disband, ele seguiu carreira solo em 2019 com sucesso e lançamentos constantes até se alistar em 2024 e deve retornar às atividades após a virada do ano.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Divulgação SM Entertainment, BigHit Music, EDAM Entertainment, Starship Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.