O Instituto Coreano de Saúde e Assuntos Sociais divulgou os resultados de uma pesquisa realizada em setembro de 2024 com 1.600 homens e mulheres entre 45 e 69 anos que eram pais de indivíduos entre 19 e 34 anos. A pesquisa perguntou aos pais sobre sua percepção de responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de seus filhos e suas opiniões sobre como deveria ser seu relacionamento parental. Cerca de 66,9% dos pais sul-coreanos se consideram responsáveis pelas conquistas de seus filhos na vida, sejam elas positivas ou negativas.
Quando questionados se concordam com a afirmação “os pais são responsáveis pelo sucesso e fracasso dos filhos”, 58,1% responderam que concordam parcialmente, enquanto 8,8% responderam que concordam plenamente. Cerca de dois terços dos homens e mulheres concordaram com esta premissa — 68,5% dos homens e 65,5% das mulheres — e a taxa de resposta positiva foi maior entre aqueles com formação universitária (73,6%).
Dentre todas as faixas etárias, participantes com idade entre 55 e 59 anos foram os mais propensos a assumir responsabilidade pelas realizações dos filhos.
Os pesquisadores observaram que aqueles considerados socialmente bem-sucedidos eram mais propensos a se associar ao sucesso dos filhos: “O padrão de resposta [na pesquisa] mostra que a responsabilidade dos pais pelo sucesso e fracasso dos filhos vai além de questões morais. A disparidade na taxa de resposta de acordo com gênero, idade e classe social implica que a educação e o apoio dos pais afetam o sucesso ou o fracasso de cada indivíduo“.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual deveria ser a relação ideal entre pais e filhos adultos. Cerca de 76,2% acreditavam que cada parte deveria ser independente, enquanto 7,4% acreditavam que os pais deveriam apoiar seus filhos adultos e 3,4% afirmavam que os filhos deveriam apoiar os pais.
Embora a maioria dos entrevistados acreditasse que os filhos adultos deveriam ser financeiramente independentes, eles também se mostraram abertos a sustentar seus filhos pelo menos até os primeiros estágios da vida adulta. Cerca de 83,9% disseram estar dispostos a pagar a faculdade dos filhos, 70,1% disseram que cobririam os custos do casamento, 62,9% disseram que ofereceriam apoio aos filhos até que conseguissem um emprego e 61,7% disseram que forneceriam apoio financeiro aos filhos na compra de uma casa.
Um número considerável de jovens adultos compartilhava a crença de que os pais deveriam prover, pelo menos, o ensino superior.
Os pesquisadores também entrevistaram 1.000 adultos de 19 a 34 anos sobre o apoio financeiro de seus pais, e 68,4% afirmaram que os pais deveriam arcar com os custos do ensino superior.
Cerca de 62,2% disseram que os pais devem cuidar dos filhos pelo menos até que eles consigam se sustentar financeiramente e 53,4% e 45,1% acham que é ideal que os pais ajudem os filhos com casamentos e na compra de uma casa, respectivamente.
Fonte: (1)
Imagem: Markus Winkler via Unsplash
Não retirar sem os devidos créditos.