Na última quinta-feira (24), o Ministério do Gênero divulgou dados de sua pesquisa conduzida com mulheres em 2024. A pesquisa foi realizada pessoalmente com 7.027 mulheres adultas em todo o país, de setembro a novembro do ano passado, e seus resultados mostraram que 36,1% das mulheres sofreram violência pelo menos uma vez na vida.
Estes dados representam um aumento de 0,9 ponto percentual em relação à taxa equivalente em 2021, quando a pesquisa não incluiu perseguição como uma categoria de violência.
As outras categorias eram violência e manipulação física, sexual, emocional e econômica.
Dentre elas, a violência sexual foi responsável pela maior proporção (53,9%), seguida pela violência emocional (49,3%), violência física (43,8%), manipulação (14,3%), violência econômica (6,9%) e perseguição (4,9%).
Quase 20% das mulheres sofreram esse tipo de agressão por parte de seus parceiros íntimos ou ex-amantes, de acordo com a pesquisa.
Cho Yong-soo, diretora do Departamento de Promoção dos Direitos da Mulher e da Juventude do ministério, explicou que “o motivo para o aumento nas experiências de violência foi a maior sensibilidade à violência causada pelo surgimento de violência no namoro e crimes sexuais deepfake no ano passado“.
Fonte: (1)
Imagem: The Korea Times
Não retirar sem os devidos créditos.