No último dia 13 de abril, o grupo feminino XG fez a sua aguardada estreia na edição de 2025 de um dos maiores festivais de música do mundo, o Coachella Valley Music and Arts Festival.
XG, o único grupo japonês a subir no palco, foi listado como segundo headliner, marcando um feito histórico para as artistas femininas japonesas. Sua inclusão no pôster oficial gerou grande expectativa desde o anúncio da line-up no final do ano passado. A line-up contou também com grandes nomes da indústria, como Lady Gaga, Green Day e Post Malone, além de uma apresentação especial de Travis Scott.
O XG foi a atração de encerramento no maior palco coberto do Coachella, o Sahara Stage. Nenhum artista japonês havia sido atração principal do palco antes, tornando o momento um marco para o septeto.
Recebidas com gritos ensurdecedores do público, as integrantes apareceram com figurinos especialmente criados para a ocasião, exibindo seu estilo característico e único. Elas abriram o show com “HESONOO + X-GENE”, do primeiro mini álbum NEW DNA.
A energia da plateia explodiu com “WOKE UP”, a primeira faixa totalmente de rap do grupo. A música é um sucesso global viral que liderou o Global Japan Songs Excl. Japan por 9 semanas consecutivas e entrou nos charts de vídeos em alta do YouTube em 19 países — incluindo o 1º lugar nos EUA.
A emoção continuou com “GRL GVNG”, que fez história como a primeira música japonesa a alcançar o 1º lugar no Billboard’s Hot Trending Songs Powered by Twitter. A performance coreografada com cadeiras como principal elemento de dança impressionou o público.
CHISA animou a plateia perguntando: “E aí Coachella?”, enquanto MAYA completou: “Estamos tão felizes por finalmente estarmos aqui no Coachella! Vamos nos divertir hoje à noite!!”, levando o público ao delírio.
O grupo também apresentou pela primeira vez “SHINOBI (DANCE BREAK)”, uma performance de tema ninja, com dançarinos mascarados e uma produção de palco eletrizante. Em seguida, apresentaram “LEFT RIGHT”, que entrou para a história como a primeira música de um artista japonês a figurar na Mediabase Top 40 Radio Airplay Chart, permanecendo por 13 semanas consecutivas.
A performance seguiu com “IN THE RAIN”, lançada em 11 de abril como single do segundo mini álbum. Durante a pausa para dança, 10 dançarinos entregaram uma performance intensa e delicada que manteve a energia em alta.
A sequência continuou com faixas agitadas e amadas pelo público, como “TGIF”, “PUPPET SHOW” e “IYKYK”. Quando performaram “IS THIS LOVE” — música viral usada na campanha global da marca “Anessa”, da Shiseido — o público atingiu o auge da empolgação.
A festa seguiu com “NEW DANCE” e “SOMETHING AIN’T RIGHT”, antes do encerramento com a favorita dos fãs, “SHOOTING STAR”. Acompanhadas por banda ao vivo e uma produção de palco exclusiva para o festival, o XG apresentou 13 músicas em uma hora — provocando gritos constantes e coro do público, numa das apresentações mais animadas da noite.
Apesar de ser a estreia do grupo no Coachella, os gritos para o XG continuaram mesmo após o fim do show. A energia que pairava no ar deixava claro: foi um sucesso absoluto. A performance também foi transmitida ao vivo pelo YouTube, gerando enorme repercussão nas redes sociais. No X (antigo Twitter), a hashtag #XGCHELLA (fusão de “XG” com “Coachella”) ficou em 5º lugar nos trending topics mundiais e chegou ao top 5 em 11 países — inclusive 2º lugar nos Estados Unidos.
O XG retorna ao mesmo palco neste domingo, 20 de abril, para o segundo fim de semana do festival.
Atualmente, o grupo está em sua primeira turnê mundial, XG 1st WORLD TOUR “The first HOWL”, com 47 shows em 35 cidades de 18 países e regiões. A turnê começou com uma apresentação no Japão em maio de 2024, com a maioria dos ingressos esgotados. Ainda passarão por São Paulo (onde os ingressos já estão esgotados), Cidade do México e Seattle antes do grande ato final da turnê no Tokyo Dome, em 14 de maio, que também contará com o lançamento do novo single do grupo, “MILLION PLACES”.
Imagem: XGALX
Não retirar sem os devidos créditos.