Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Beleza Saúde Sociedade

Cirurgia plástica se torna a próxima grande atração da Coreia do Sul

Carros, navios e semicondutores dominam há muito tempo a lista de principais exportações da Coreia e conteúdos culturais como K-pop, K-dramas e comidas se tornaram grandes atrações para estrangeiros. Mas, com o aumento do turismo médico, um novo concorrente vem ganhando espaço rapidamente: a cirurgia plástica.

Em 2023, 114.074 estrangeiros visitaram Seul para realizar procedimentos estéticos. De acordo com o Ministério da Saúde e Bem-Estar, no ano passado, a Coreia do Sul registrou o maior número de turistas estrangeiros interessados em procedimentos médicos, com aproximadamente 1,17 milhão de visitantes.

Impulsionado pela crescente demanda, o mercado de turismo médico da Coreia do Sul se tornou um setor importante. Segundo a IMARC Group, empresa de pesquisa de mercado, seu valor atingiu US$ 1,9 bilhão no ano passado. Olhando para o futuro, a empresa projeta que o mercado crescerá para US$ 3 bilhões até 2033, com uma taxa de crescimento anual de 5,13% a partir do próximo ano.

Todos os anos, as clínicas de cirurgia plástica recebem milhares de pacientes de todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e Rússia. Recentemente, ocorreu um aumento notável no número de visitantes da Indonésia e da China.

Para turistas médicos estrangeiros, retornar para consultas de acompanhamento costuma ser difícil, o que torna especialmente importante que recebam atenção extra durante os procedimentos e cuidados posteriores. Para lidar com isso, as clínicas oferecem tratamentos que aceleram a recuperação.

A Coreia do Sul não é o destino mais barato para cirurgia plástica, mas muitos clientes estrangeiros ainda optam por receber tratamento no país devido ao alto padrão de atendimento médico do país.

Lee Yun-hwa, gerente do Seoul Medical Tourism, disse que o governo de Seul está ciente do claro aumento no número de turistas estrangeiros que visitam a cidade especificamente para cirurgias plásticas e tratamentos dermatológicos e está trabalhando duro para manter essa tendência crescente: “Nosso centro, em parceria com 180 instituições médicas, ajuda a conectar turistas médicos a clínicas locais de forma mais rápida e conveniente. Oferecemos suporte com procedimentos de entrada e saída, apresentações em instalações médicas, consultas especializadas e assistência no agendamento de consultas”.

No passado, a maioria dos visitantes procurava procedimentos como aumento de mama ou contorno facial, que eram mais comuns entre os mais jovens. Mas, recentemente, houve um aumento notável em procedimentos de lifting facial e lifting facial voltados para clientes mais ricos e mais velhos.

Embora muitos países sejam especialistas em cirurgias de aumento de mama, os procedimentos de rejuvenescimento da pele exigem maior precisão para minimizar cicatrizes — uma área em que os médicos sul-coreanos se destacam. Graças a esses pontos fortes, Seul também tem uma clara vantagem em cirurgias ósseas, como contorno facial e cirurgia de maxilar duplo, que são menos comuns em outros lugares.

As mídias sociais desempenham um papel fundamental na disseminação dessas informações, tornando os pacientes estrangeiros cientes das habilidades dos médicos coreanos.

Especialistas afirmam que a Coreia deve olhar além de seus pontos fortes atuais e cultivar novos setores para manter sua vantagem competitiva no turismo médico daqui para frente.

Chun Myung-sook, professora de cultura e turismo da Universidade Konyang, disse ao The Korea Times que “não há como negar que a cirurgia estética é o principal produto da Coreia quando se trata de turismo médico, mas precisamos expandir nossa abordagem“.

Ela disse que é hora de repensar o turismo médico não apenas como tratamento e cirurgia, mas também como um meio de gestão da saúde e alívio do estresse no mundo acelerado de hoje: “precisamos desenvolver programas que vão além dos procedimentos. Por exemplo, associo o turismo de bem-estar a lugares como Índia e Nepal — a Coreia precisa desse tipo de oferta“, e “em vez de focar apenas em tratamentos físicos, a Coreia deveria incorporar o bem-estar mental e criar ofertas que reflitam nossa identidade cultural única”.

Fonte: (1)
Imagem: Look Studio via Unsplash
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido