Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Reclamações de turistas sobre golpes em compras e tarifas de táxi aumentam 71% na Coreia do Sul

De acordo com um relatório da Organização Coreana de Turismo (KTO), em 2024, um total de 1.543 reclamações foram registradas por turistas estrangeiros na Coreia do Sul — um aumento de 71% em relação ao ano anterior. O número de visitantes também cresceu, mas por uma margem menor: 16,37 milhões de turistas visitaram a Coreia do Sul em 2024, um aumento de 48% em relação a 2023.

Com a recuperação do turismo, a frustração entre os visitantes cresce cada vez mais. Cobranças excessivas, táticas de vendas agressivas, preços confusos e serviço ruim estão entre as reclamações mais comuns.

O relatório da KTO sugere uma ligação entre o aumento nas reclamações de turistas e o aumento de viajantes independentes, observando que, sem a ajuda de operadores turísticos, esses viajantes ficam mais vulneráveis ​​a preços injustos e sistemas locais pouco claros.

Atualmente, viajantes independentes — aqueles que reservam, planejam e navegam em viagens sem guias — são a crescente maioria dos visitantes, especialmente da China. Em 2019, apenas 30% dos turistas chineses viajaram de forma independente. Em 2023, esse número subiu para mais de 90%. As viagens em grupo caíram de 63% para apenas 7% no mesmo período.

As reclamações mais frequentes são sobre as experiências de compra, representando 26% dos relatos, com 398 casos. Além da manipulação de preços (com preços inflacionados a quem não fala coreano), os turistas citaram etiquetas de preço faltando, táticas agressivas de venda e resistência em conceder reembolsos.

Os serviços de táxi vieram logo em seguida, representando 20% do total de reclamações (309 casos). Entre elas, desvios desnecessários, tarifas inflacionadas e, em alguns casos, má conduta.

As reclamações relacionadas a acomodações (258 casos) também aumentaram acentuadamente — um aumento de 82% em relação ao ano anterior. Os visitantes citaram problemas de higiene, políticas de cancelamento pouco claras e funcionários pouco receptivos. Os restaurantes foram o próximo foco de problemas, com 98 casos, com reclamações sobre qualidade do serviço, higiene precária e falta de transparência nos preços.

Cerca de dois terços de todos os problemas foram resolvidos na hora, muitas vezes por meio de reembolsos ou negociação direta. Mas a KTO observou que muitos visitantes ainda registraram reclamações formais posteriormente, muitas vezes sentindo que as soluções iniciais foram insuficientes ou pouco profissionais.

A Agência do Consumidor da Coreia (KCA) alertou o público para ter cautela durante o mês de maio, conhecido como “Mês da Família” na Coreia do Sul devido aos feriados centrados na família, como o Dia das Crianças em 5 de maio e o Dia dos Pais em 8 de maio.

Nessa época, as empresas atraem clientes com ofertas de sessões de fotos gratuitas, mas depois cobram altas taxas por álbuns de fotos, molduras, porta-retratos ou arquivos digitais originais.

As reclamações relacionadas a serviços de ensaios fotográficos têm aumentado constantemente, com 312 casos registrados em 2022, 329 casos em 2023 e 472 casos no ano passado. No primeiro trimestre deste ano foram registradas 115 reclamações.

Das 1.228 reclamações registradas nos últimos três anos e três meses, 14,8% (182 casos), estavam relacionadas a promoções enganosas de ensaios fotográficos gratuitos. Destes, 75,3% (137 casos) envolveram solicitações de cancelamento de contratos.

A KTO diz que trabalhará em campanhas para melhorar o atendimento ao cliente e promover preços justos.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido