O Comitê Presidencial para a Coesão Nacional sul-coreano divulgou um relatório que mostra que a maioria dos coreanos na faixa etária de 20 a 40 anos dá mais importância à carreira do que ao casamento ou à criação de filhos.
O relatório analisou as mudanças nas percepções sobre os papéis familiares e profissionais em uma pesquisa on-line nacional com 2.690 homens e mulheres de 25 a 44 anos, realizada de 31 de janeiro a 14 de fevereiro.
Quando solicitados a classificar os aspectos mais importantes da vida, 38,1% dos entrevistados (independentemente do gênero) escolheram o trabalho como sua principal prioridade, seguido por elementos da vida pessoal, como lazer e autorrealização, com 23,1%, relacionamentos amorosos, incluindo namoro e casamento, com 22%, e filhos, com 16,8%.
O trabalho emergiu como a principal prioridade de vida em todas as faixas etárias e gêneros, independentemente da condição parental. Mesmo entre os entrevistados com filhos, o trabalho permaneceu como a prioridade mais importante, enquanto os filhos ocuparam a posição mais baixa — exceto entre as mulheres na faixa dos 40 anos.
Em relação ao significado do trabalho, 78% disseram que era essencial para ganhar a vida, descrevendo-o como inevitável.
A pesquisa também encontrou amplo consenso sobre a necessidade da participação das mulheres no mercado de trabalho, com aproximadamente 80% das mulheres e cerca de 70% dos homens concordando com sua importância.
Fonte: (1)
Imagem: Adolfo Felix
Não retirar sem os devidos créditos.