O dia 24 de maio de 2025 ficará marcado na memória dos fãs de Visual Kei brasileiros. Nesta data, KAMIJO, lenda da cena e voz da icônica banda Versailles, se apresentou no país após dez anos.
A vinda de KAMIJO se deu por conta da turnê “THE AMERICAS TOUR 2025 – MASTERPIECE” e o show em terras brasileiras foi o primeiro da leva de shows no continente. A apresentação aconteceu no Hangar 110, em São Paulo, e foi marcada pela paixão dos fãs, qualidade técnica impecável de KAMIJO, atrasos e problemas técnicos.
Prevista para começar às 18h, a entrada dos fãs para o meet & greet com KAMIJO começou atrasada, o que levou a um efeito cascata e o show — que na teoria começaria às 20h —, acabou começando às 21h com um aviso reforçando a proibição de registros (foto e vídeo) feitos pelos fãs. O que para alguns pode causar estranheza e até revolta, não foi um problema para os fãs de KAMIJO, que puderam dedicar 100% da sua atenção à performance no palco.
Com a atmosfera preparada, KAMIJO e sua banda de apoio — composta pelos igualmente respeitáveis Hiro (La’cryma Christi), Ikuo e Yuki (Rayflower) e Shuji (Janne Da Arc) — deram início ao show com “Theme of Sang”. KAMIJO também regeu seus fãs por “Nosferatu” enquanto sinalizava para a sua produção que estava com problemas no microfone.

Em “Eye of Providence”, com pouco mais de meia hora de apresentação, KAMIJO pediu desculpas aos fãs e pausou o show para que pudessem resolver de vez a questão. A pausa de aproximadamente 40 minutos pode não ter sido nada se comparada com os dez anos entre as vindas de KAMIJO, mas teve impacto na duração total do show.
Ao retomar a apresentação, KAMIJO agradeceu a paciência e compreensão dos fãs e seguiu entregando qualidade vocal, presença de palco e carisma sem igual. “Odissey” e “mademoiselle” fizeram parte da segunda parte do setlist da noite.
Próximo das 23h, KAMIJO sinalizou aos fãs que o show estava chegando ao final, mas os fãs puderam aproveitar “Twilight”, “Moulin Rouge” e “The Anthem”. Depois de uma pausa rápida, ele, Hiro, Ikuo, Yuki e Shuji retornaram para o encore e para cantar, junto com os fãs, “Vampire Rock Star” — que encerrou a performance da noite com os fãs gritando o nome do astro.
O show de KAMIJO foi uma noite de reencontros entre os fãs, que tiveram a oportunidade de rever amizades que o Visual Kei uniu, e desses com seu ídolo. Além dos muitos que estavam no último show de KAMIJO no Brasil, a plateia também era composta de fãs de primeira viagem (como eu), que vivenciavam a novidade de ver um nome tão lendário quanto o dele ao vivo.
KAMIJO mostrou que ainda tem muita energia e talento para queimar e os fãs, sejam eles novos ou antigos, só podem torcer para que esta não tenha sido a última vinda do astro japonês ao Brasil.
Imagens: KAMIJO/Instagram
Não retirar sem os devidos créditos.