Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano Justiça Sociedade

Tribunal ordena que governo sul-coreano pague 880 milhões de wons a mulheres confinadas à força sob lei de prostituição dos anos 1960

O Tribunal Distrital Central de Seul decidiu parcialmente a favor de 12 demandantes que entraram com uma ação de indenização contra o governo sul-coreano na última quinta-feira (15). Em uma decisão histórica, o tribunal ordenou que o estado coreano pague a cada demandante entre 4 milhões e 240 milhões de wons, totalizando cerca de 880 milhões de wons.

O governo deverá indenizar mulheres que foram confinadas à força em instalações estatais sob políticas ostensivamente destinadas a reabilitar profissionais do sexo entre as décadas de 1960 e 1980.

O caso se concentra na aplicação pelo governo da Lei de Prevenção da Prostituição e Atos Relacionados, promulgada logo após o golpe militar de 16 de maio de 1961.

Segundo a lei, as mulheres consideradas em “risco significativo” de se envolverem na prostituição — com base em seu comportamento ou circunstâncias — eram rotuladas como “mulheres que necessitam de proteção” e submetidas à institucionalização forçada.

De acordo com a decisão, entre 1975 e 1985, as autoras, incluindo uma mulher identificada pelo sobrenome Kim, foram arbitrariamente classificadas como tal e confinadas em instalações, incluindo o Instituto Técnico Feminino Oriental de Seul.

Investigações revelaram que as detidos foram submetidas a abusos físicos, tratamento severo e outras violações de direitos humanos.

A decisão segue uma recomendação de janeiro de 2023 do comitê de investigação, que instou o governo a se desculpar e tomar medidas concretas para restaurar a dignidade das vítimas e compensar seu sofrimento.

As demandantes entraram com a ação em abril do ano passado, buscando um total de 1,6 bilhão de wons em danos.

Fonte: (1)
Imagem: NEWS1
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido