De acordo com dados divulgados pela Jongro Academy no último domingo (11), 17.833 casos de violência escolar foram revisados por comitês disciplinares em 3.295 escolas de ensino fundamental em toda a Coreia do Sul em 2023, mostrando um aumento de 27,3% em relação aos 14.004 em 2022. O número é 2,4 vezes maior do que o número de casos de deliberação relatados em escolas de ensino médio, que foi de 7.446.
Todas as 17 secretarias metropolitanas e provinciais de educação registraram um aumento nos casos no ensino fundamental. A província de Gyeongsang do Sul registrou o maior aumento anual, com 40%, seguida por Daejeon (38,6%), Gyeonggi (35,9%), Chungcheong do Sul (35%), Gyeongsang do Norte (33,5%) e Incheon (30,4%).
Por tipo, a violência física representou a maior parcela, com 30,9%, seguida por abuso verbal (29,3%), cyberbullying (11,6%) e violência sexual (9,2%). O cyberbullying teve um aumento acentuado de 52,4% em relação ao ano anterior e incidentes envolvendo ostracismo e extorsão também aumentaram 34,6% e 32,3%, respectivamente.
Além disso, o número de medidas disciplinares aplicadas a infratores do ensino fundamental atingiu 36.069 casos — 2,8 vezes maior do que os 12.975 aplicados a alunos do ensino médio. A medida disciplinar mais comum foi uma ordem de restrição proibindo contato, ameaças ou retaliação (29,2%), seguida por ordens de serviço escolar (20,9%) e pedidos de desculpas por escrito (20,1%). Penalidades mais severas também aumentaram significativamente, com transferências de classe aumentando de 389 para 536 casos e transferências de escola saltando de 474 para 891.
Lim Sung-ho, CEO da Jongro Academy, disse que “ao contrário do ensino médio, onde a violência escolar pode resultar em sérias desvantagens na admissão à faculdade, há pouca percepção de risco no ensino fundamental“; e acrescentou que “o número significativamente maior de casos no ensino fundamental indica a necessidade de conscientização completa e medidas preventivas entre alunos, pais e escolas“.
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Imagem: Chung Sung Jun via Getty Images
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