Gangnam, Itaewon, Hongdae… Mesmo que você nunca tenha pisado na Coreia do Sul é provável que já tenha ouvido falar de pelo menos uma ou duas dessas áreas da capital Seul através das músicas e dramas coreanos. E isso não é à toa. São distritos e bairros badalados, amplamente conhecidos pelo lazer, seja ele relacionado à beleza, bares, boates e mais. Assim, acabam sendo naturalmente cenário de músicas e programas de TV, bem como destinos populares para visitantes de todos os tipos.
Um bairro que nos últimos anos tem cada vez mais aparecido na lista de destinos queridinhos em Seul é Seongsu. Talvez você ainda não tenha ouvido falar deste nome, mas nos últimos anos a região tem se tornado um dos preferidos dos sul-coreanos, especialmente entre os jovens, e um destino obrigatório para muitos turistas. Podemos até dizer que, depois de conhecer mais sobre Seongsu, você também vai colocá-lo na sua lista de paradas na viagem dos sonhos. Conheça mais sobre Seongsu e como ele se tornou o atual bairro queridinho de Seul.
Leia também: Seul é eleita a melhor cidade de lazer da Ásia pela revista Global Traveler
Onde fica Seongsu?
Para entender a popularidade de Seongsu é importante entender onde fica este bairro dentro da maior metrópole da Coreia do Sul. O bairro Seongsu-dong fica dentro do distrito Seongdong-gu, na parte mais a leste da cidade, e ao norte do rio Han que divide Seul ao meio. Seongsu especificamente fica em um tipo de península parcialmente separada da área central da cidade por dois rios, o rio Han e seu afluente, o rio Jungnangcheon.
Cruzando a ponte de Seongsu para o sul, você chega no distrito de luxo de Gangnam, famosa área de lojas de grife, prédios de luxo e, mais recentemente, alguns “points” de k-pop por causa da música do Psy, “Gangnam Style”. Além disso, se seguir a oeste de Seongdong-gu, você pode chegar em Yongsan-gu, distrito central de Seul onde fica outro bairro famoso, Itaewon, conhecido pela vida noturna e estilo multicultural.
Ficar relativamente próximo de Itaewon e, principalmente, de Gangnam, explica parte do crescimento de Seongsu e também de seus principais atrativos, que transformaram o bairro em um destino queridinho muito buscado por moradores locais e turistas.
Leia também: Mais de 12 milhões de turistas internacionais visitaram Seul em 2024
Como Seongsu se transformou em um destino popular?
Originalmente Seongsu era um bairro industrial, com muitas casas antigas e de poucos andares, conhecido por estabelecimentos como sapateiros e oficinas mecânicas. E isso até pouco mais de 10 anos atrás. Mas então como este bairro se tornou tão diferente e badalado em tão pouco tempo?
Para começar, o crescimento econômico da Coreia do Sul impulsionou a transformação de vários bairros. No lado das grandes empresas, a concorrência e o aluguel caro nos bairros mais centrais e famosos aumentou exponencialmente nos últimos anos. Mudar de um bairro de luxo como Gangnam para um menos conhecido, barato e próximo como Seongsu pareceu uma mudança lucrativa para alguns.
Para os fãs de K-pop, Seongsu hoje é lar da sede de algumas agências famosas, como a SM Entertainment e a RBW, que antes tipicamente ficavam localizadas em Gangnam. Além de serem pontos turísticos naturais para os fãs de K-pop, as empresas têm suas próprias lojas e cafeterias que atraem mais fãs da música de dentro e de fora do país.
A inauguração de lojas de grandes marcas também teve um papel importante no crescimento de Seongsu. O bairro ficou particularmente conhecido por suas “flagship stores”, ou lojas conceitos, populares em Seul. São lojas de marcas que seguem temas únicos desde a decoração até seus produtos e podem ser temporárias ou não. Um marco na evolução da cidade foi a flagship store da Dior, em 2022, em um grandioso prédio de vidro que replica a famosa loja de Paris.
A própria popularidade de outros bairros badalados de Seul também se tornaram uma faca de dois gumes que levou as pessoas até Seongsu. Com outros bairros, como Myeongdong e Hongdae, ficando particularmente mais lotados de visitantes, quem busca entretenimento e lazer em lugares mais tranquilos acabou indo para Seongsu. Isso vale especialmente para moradores locais que se atraíram pelo charme “retrô” das ruas com casas antigas e cafés simpáticos e não muito disputados.
Conforme mais lojas, cafés e afins foram sendo inaugurados em Seongsu para atrair o público, mais as pessoas se interessaram por visitar o bairro. E, ao mesmo tempo, ter mais visitantes aumentou o atrativo para que outras empresas seguissem os passos, renovando ainda mais o bairro. Segundo um estudo, em 2021 Seongsu recebeu em média 20 mil pessoas por dia e em 2022 foi o bairro de Seul mais “taggeado” no Instagram.
Vale dizer que o crescimento do bairro também levou ao aumento de aluguéis na região e fez alguns negócios locais menores fecharem. Mas a cidade também estabeleceu medidas para evitar a gentrificação, ainda no começo desse movimento em 2015, e tentar estabilizar custos para evitar a saída de moradores de longa data sem impedir o desenvolvimento do bairro.

O que fazer em Seongsu?
Com tantas mudanças no bairro, Seongsu hoje é um prato cheio de atividades para todos os gostos. Os fãs de K-pop podem fazer um passeio para conhecer os prédios onde seus artistas favoritos surgem e treinam. Em uma caminhada é possível conhecer as atuais sedes da SM Entertainment e a sua loja Kwangya, da CUBE Entertainment, da Play M Entertainment, da Eden Entertainment até do 1MILLION Dance Studio. Não muito longe, embora já saindo um pouco do bairro, também dá para chegar nas sedes da RBW e da DSP Media.
Para quem gosta de fazer compras, as ruas de Seongsu tem grandes lojas e lojas conceito de diversas marcas, dos artigos mais de luxo aos mais acessíveis, de empresas locais a internacionais. Se por um lado tem a Dior e seu brilho da ostentação, por outro tem a Musinsa, uma marca de roupas coreana, acessível e bastante popular. Marcas de maquiagem como Dasique, Amore e fwee também têm presença marcada com suas lojas de rua charmosas.
Seongsu também é conhecida pelas lojas pop-up. As lojas pop-up são lojas temporárias que são montadas em espaços próprios para isso, como grandes salões. Podem durar apenas alguns dias ou semanas e são muito usadas para promoções específicas.
É comum que grupos de K-pop tenham pop-up stores com produtos exclusivos para algum aniversário ou lançamento especial. Marcas também abrem pop-up stores eventuais para alguma coleção nova ou para explorar o mercado da região sem precisar de grandes investimentos. Os produtos exclusivos e o tempo limitado fazem com que algumas pop-up stores sejam tão disputadas que é necessário reservar um horário com antecedência para sequer conseguir entrar.
Nem tudo em Seongsu é sobre empreendimentos novos e compras. Uma das principais atrações da região não é de hoje e continua sendo um passeio popular apesar de todas as mudanças no bairro: a Seoul Forest, ou Floresta de Seul. O parque repleto de natureza, com trilhas e lagos, é perfeito para um passeio tranquilo em uma manhã com a família ou os amigos.
A própria Floresta de Seul se tornou um centro do crescimento de Seongsu. Em algumas ocasiões o parque ainda chega a receber eventos e shows que se misturam ao ambiente. Cafés foram abrindo em ruas próximas até formar uma “Rua do Café da Floresta de Seul” de maneira não oficial. Quem passeia por Seongsu em busca de boa comida também se dá bem, já que centenas de cafés, padarias e restaurantes abriram no bairro nos últimos anos. Difícil é escolher o que fazer primeiro em Seongsu.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagens: Paula Bastos Araripe (acervo pessoal)
Não retirar sem os devidos créditos.