O grupo feminino multinacional X:IN, composto por E.Sha, Nizz, Nova, Hannah e Aria, fez seu comeback recentemente com o terceiro mini álbum Defend Myself.
Ao contrário dos trabalhos anteriores, o grupo busca encontrar novas versões de si mesmo e, como o próprio nome do álbum retrata, defender a si mesmo dos modelos de perfeição que a sociedade exige.
De forma mais madura e ousada, o quinteto explorou todas as suas habilidades de dança e escrita para compor um álbum que traz a identidade e o conceito do X:IN. Em entrevista exclusiva para a KoreaIN, o grupo revelou alguns detalhes especiais de Defend Myself. Confira a entrevista completa.
KoreaIN: O seu novo mini álbum, “Defend Myself”, carrega uma mensagem autobiográfica intensa. Como foi o processo emocional de transformar essas vivências pessoais em música?
ARIA: Foi algo novo e diferente levar o álbum nessa direção. Estávamos focadas em contar histórias através das letras e dos visuais. Como é um álbum lançado após longos 15 meses, queríamos compartilhar nossos sentimentos e pensamentos com os fãs e nos comunicar com eles através deste álbum.
KoreaIN: A faixa-título “Attention Seeker” parece abordar diretamente a pressão por atenção e validação no meio artístico. Qual foi a inspiração para esta música em especial?
E.SHA: Acho que a inspiração veio da jornada que percorremos desde a estreia e das emoções que sentimos ao longo do caminho.
KoreaIN: “Suri Suri Maha Suri Susuri Saba Ha (SABAHA)” é um título bastante curioso! Poderiam nos contar mais sobre o significado por trás desta faixa e o que os fãs podem esperar dela?
NIZZ: É uma faixa realmente viciante e cativante, com elementos ocultos/mágicos que lançam um feitiço para fazer você se apaixonar por mim. Como demos uma prévia no Idol Radio, é uma B-side com coreografia, então esperamos que estejam ansiosos por “Sabaha” também!
KoreaIN: Como cada integrante contribuiu individualmente para este álbum, seja na criação, conceito visual ou interpretação das músicas?
E.SHA: Participei da coreografia da faixa-título “Attention Seeker” e também escrevi parte da letra de “Almost Done”.
NIZZ: Participei da composição da letra de “Bitter Love”.
NOVA: Contribuí para a composição das letras de “Attention Seeker” e “Almost Done”.
HANNAH: Ajudei a escrever as letras de “Attention Seeker” e “Almost Done” e fui responsável pela coreografia de “Suri Suri Maha Suri Susuri Saba Ha”.
ARIA: Todas nós participamos do processo criativo deste álbum. Nós cinco ajudamos a escrever as letras, e eu, Hannah e E.sha também contribuímos com as coreografias.
KoreaIN: Olhando para os álbuns anteriores, como “Defend Myself” se diferencia de “SYNCHRONICITY” e “THE REAL”? Esta nova era representa uma mudança de som, de imagem ou de postura?
NOVA: Este álbum é diferente dos anteriores porque estivemos muito mais envolvidas no processo criativo. Participamos da escrita das letras, criação das coreografias, troca de ideias e definição do conceito geral. É mais pessoal e próximo das nossas experiências e identidade como grupo, o que o torna muito especial para nós.
KoreaIN: O MV de “Attention Seeker” promete impactar tanto visual quanto emocionalmente. Como foi o processo de gravação e o que vocês mais gostaram de explorar artisticamente nesse clipe?
HANNAH: Filmamos o MV na Califórnia, e há cenas em que cada uma usa seu próprio objeto simbólico. Foi divertido e prazeroso gravar enquanto atuamos com esses objetos.
KoreaIN: Qual das quatro faixas representa melhor o momento atual do grupo e por quê?
E.SHA: Acho que é “Almost Done”. Parece que, se subirmos só mais alguns degraus, chegaremos a um novo mundo que temos sonhado.
KoreaIN: O Brasil é conhecido por ter um dos maiores e mais apaixonados fandoms de K-pop do mundo. Como vocês percebem o amor dos fãs brasileiros? Existe a possibilidade de incluir o país em futuras turnês ou promoções?
NIZZ: Somos sempre gratas pelo apoio apaixonado e amor dos fãs brasileiros. Se surgir a oportunidade, adoraríamos conhecê-los pessoalmente em um show ou apresentação e sentir a energia dos nossos READYs brasileiros!
KoreaIN: A música brasileira é incrivelmente rica em ritmos e estilos. Vocês já tiveram a chance de ouvir algo do Brasil?
NOVA: Sim! Na verdade, eu costumava ser dançarina de salão, especialmente de estilos latinos, então sempre amei o ritmo e a energia da música brasileira. Ainda hoje gosto muito dessas vibrações alegres e vibrantes, elas me trazem boas memórias.
KoreaIN: Por fim, poderiam deixar uma mensagem especial para os fãs que estão ansiosos pelo comeback de X:IN com Defend Myself?
HANNAH: Estamos de volta com nosso 3º mini-álbum Defend Myself. Preparamos músicas divertidas e incríveis, incluindo as faixas B-side, então por favor deem muito amor e apoio a elas. Vamos continuar voltando com músicas ainda melhores no futuro. Obrigada!
por Yulle Santos
Imagem: BeBy Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.