Nesta segunda (10), a Delegacia de Seongdong informou ter recebido uma denúncia de indecência pública feita pela associação Solidariedade de Pais de Estudantes e Proteção dos Direitos Humanos contra Hwasa (MAMAMOO) e abriu uma investigação para averiguar o caso.
A denúncia é relacionada à uma apresentação de Hwasa no festival da Universidade de Sungkyunkwan, ocorrido em 12 de maio e gravado como parte do programa Dancing Queens on the Road, da tvN. Na ocasião, a cantora fez uma compilação de solos e músicas do MAMAMOO. Em determinado momento durante a faixa solo “Don’t”, Hwasa faz o gesto considerado obsceno pela associação e que gerou a denúncia.
Algumas gravações feitas por fãs podem ser encontradas no YouTube. O gesto polêmico está por volta dos 5:40:
A associação acusa Hwasa de causar desconforto ao público e disse que os fãs presentes no festival se sentiram envergonhados pelo gesto que não tinha qualquer contexto dentro da performance.
A P Nation – agência com a qual a cantora assinou contrato após deixar a RBW – comentou brevemente o fato: “Entendemos que a polícia está investigando o caso“.
O crime de Indecência Pública está na Lei de Crimes Sexuais, artigo 11 que diz:
Artigo 11 (Ato Indecente em um Espaço Público Lotado)
Aqueles que cometerem atos indecentes em terceiros ou dentro de qualquer veículo de transporte público, durante uma apresentação em público ou qualquer outro espaço público lotado poderá ser punido com até um ano de prisão ou multa de até 3 milhões de wones.
Na conversão atual, o valor máximo da multa é de pouco mais de R$ 11 mil.
Fonte: (1), (2)
Imagem: RBW
Não retirar sem os devidos créditos.