O Brasil se tornou destaque no interesse da cultura coreana com uma notória movimentação de público que acompanha os lançamentos e se aprofunda na busca de mais conteúdos do país. É neste contexto que São Paulo foi escolhido para receber o KOFF (Festival de Cinema Coreano SP).
O festival surge com o intuito de promover a iniciativa de aproximar ainda mais os interessados na cultura coreana, estimular para que novas pessoas possam conhecer, além disso, conceber acesso mais próximo a audiência local.
O evento foi dividido em duas etapas: a primeira que ocorreu em Piracicaba e a segunda que acontecerá entre 2 a 6 de outubro na capital paulista, no Espaço Itaú de Cinema. O evento tem em sua programação produções audiovisuais com exibição de filmes entre curtas e longas, premiações, debates e oficinas.
A programação completa pode ser conferida aqui e algumas produções serão exibidas pela primeira vez fora da Coreia do Sul.
Confira os curtas selecionados para o festival.
Cut & Paste (2022)
Jungho mora com sua mãe em um apartamento muito pequeno de um quarto. Um dia descobre que sua mãe criou um novo cartão de crédito sem informá-lo. Diante desta situação ele se vê obrigado a tomar medidas drásticas.
Classificação indicativa: 12 anos.
Another Town (2022)
Jang Taesu, um corretor de imóveis separado de sua família, é informado pela polícia que seu filho desapareceu. Enquanto isso chove intermitentemente durante toda a noite.
Classificação indicativa: 12 anos.
One’s Mind (2022)
Hanna mora na casa de seu tio e fica sabendo que sua mãe morreu. No velório, foge impulsivamente e vai ao karaokê encontrar uma amiga que está se preparando para uma festa de 100 dias com o namorado.
Classificação indicativa: 12 anos.
An Excessive Day (2021)
Seowoo volta à loja de conveniência onde trabalhou para reivindicar seu pagamento. Quando ela chega no local encontra um novo funcionário de meio período que parece um tanto desajeitado.
Classificação indicativa: 12 anos.
Source Of The Odour (2021)
Injeong, é uma promissora designer que foi contratada para trabalhar apenas com um diploma do ensino médio. Ela acaba tomando decisões equivocadas devido ao complexo de inferioridade sobre sua formação acadêmica . Em um dia ruim, um cheiro estranhamente desagradável a segue o dia todo.
Classificação indicativa: 12 anos.
Unique Time (2022)
Em um futuro onde andróides ocupam os empregos humanos, um andróide RPG J-204 vivencia um erro misterioso que sinaliza um possível defeito. Durante esse tempo, J-204 encontra um humano que está interessado em seu defeito peculiar.
Classificação indicativa: 14 anos
Mint Condition (2023)
Hyeri organiza seus pertences de um quarto onde passa uma longa temporada em Seul. Ela anuncia em um brechó os dois tênis que usava com o seu ex-namorado em um brechó. O jovem Jihoon sai para comprá-los.
Classificação indicativa: 12 anos
Misdelivered (2021)
Hee Joo enviou acidentalmente um pacote importante para seu endereço antigo. Após uma discussão com o entregador, vai até o local procurar a encomenda.
Classificação indicativa: 12 anos
Nowhere (2022)
Hansol voltou para sua cidade natal, Jeju, contando para as pessoas uma mentira: que sua mãe fez uma cirurgia nas costas.
Classificação indicativa: 12 anos
Against the Tides (2023)
Junseo, Yunah e Junewoo decidem fazer um documentário sobre uma viagem de bicicleta ao longo da costa leste da Coreia, o que é bastante comum para os jovens, mas ainda assim interessante.
Classificação indicativa: 12 anos
Vale lembrar que, além dos curtas, o festival também trará grandes sucessos do cinema sul-coreano. Confira a lista completa de longas e curta no site do KOFF.
Serviço
Datas: de 2 a 6 de outubro de 2023
Local: Espaço Itaú de Cinema (R. Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo – SP)
Mais informações: https://koffko.com.br/
Ficha técnica:
Curador – Rubens Rewald
Diretora e co-curadora – Marcia Kling
Consultor – Antonio Leal
Produtoras Executivas e Co-curadoras – Erika Fromm e Tatiana Groff
Embaixador – Gabriel Kim
Marketing – David Alves
Assessoria de Imprensa – Maria Fernanda Teixeira e Maurício Barreira
Coordenadora de Mídia Social – Silvia Barbato
Fonte: (1)
Imagens: KOFF e divulgação
Não retirar sem os devidos créditos