Na segunda (29), usuários do metrô de Seul encontraram algo curioso nas entradas da estação de Hapjeong, localizada em Mapo-gu.
Fotos de uma águia-careca impressas em uma folha de papel foram coladas logo abaixo do nome da estação. A iniciativa foi registrada nas redes sociais e muitos se perguntaram se fazia parte de alguma ação de publicidade.
A Seoul Metro, operadora que controla o sistema de metrô na capital sul-coreana, foi procurada para esclarecer os fatos e respondeu de forma bastante objetiva. As fotos foram uma tentativa de evitar que pombos entrem na estação.
A explicação está em uma simples lógica de cadeia alimentar: as águias, assim como os gaviões e os falcões, são predadores de pombos. Ou seja, a estratégia foi simplesmente aterrorizar as aves colocando-os diante de seu inimigo natural.
A empresa acredita que as baixas temperaturas registradas no país sejam um dos fatores que levam os pombos a procurar abrigo nas estações de metrô. A situação ainda é mais intensa na estação de Hapjeong devido ao fato da mesma estar localizada próximo de uma praça.
Apesar dos esforços, há quem duvide que a estratégia será bem sucedida. Os motivos? Primeiramente, a águia-careca não é uma espécie de ave presente na fauna sul-coreana. Segundo, os pombos são astutos o suficiente para reconhecer que as fotos não representam uma ameaça de fato.
Nenhum pombo foi encontrado para comentar esta iniciativa.
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.