Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Arte Cultura

Saiba mais sobre os MU:DS, os colecionáveis do Museu Nacional da Coreia

Quando visitamos um museu, é normal na saída nos depararmos com uma loja de lembrancinhas, com canetas ou camisetas com o nome do museu ou reprodução de alguma obra de arte da coleção atual. Mas o Museu Nacional da Coreia foi além com os MU:DS, uma coleção própria de itens variados criados e vendidos não apenas como lembranças, mas para preservar e compartilhar a história e cultura coreana. Entenda com a KoreaIN o que são os MU:DS e porque eles se popularizaram.


O que são os MU:DS?

Os MU:DS são os produtos de merchandising oficiais do Museu Nacional da Coreia, em Seul. O nome vem de uma mistura de “museum” (museu) e “goods” (bens/produtos). Em vez de criar produtos simples para apenas vender como lembrancinhas e arrecadar dinheiro, os MU:DS são uma maneira de promover a herança cultural do país através desses produtos.

Por causa disso, eles investiram em produtos com design moderno, inovador e atrativo para o público. Existem os “clássicos” itens de escritório, como canetas, cadernos e marca páginas. Mas em vez de canetas apenas com o nome do museu, elas ganham versões miniaturas de capacetes e chapéus típicos. Os marca páginas não são simples pedaços de papel, e sim delicados desenhos bordados ou peças de madrepérola.

Além disso, eles têm luminárias que se abrem em templos e budas, talheres entalhados, capa de caixa de fone sem fio, toalhas bordadas, lenços elegantes, teclado personalizado com cores e padrões, copos com desenhos que mudam com bebida gelada e até Dobble, um jogo de tabuleiro popular em versão exclusiva do MU:DS, com símbolos típicos da cultura coreana.

O que poderia ser apenas produtos de um museu ganhou fama e se espalhou, a ponto de serem vendidos on-line no site coreano e também internacionalmente no site global do museu. Já a loja física no museu não é frequentada apenas por visitantes no museu e sim pessoas que fazem até fila quando uma coleção especial é lançada.

Apesar do maior reconhecimento ter sido recente, o projeto que criou o MU:DS existe há 20 anos, na mesma época em que o museu mudou para o local atual no distrito de Yongsan, em Seul. Desde o princípio, o objetivo dos MU:DS é transformar os tradicionais símbolos coreanos em objetos acessíveis para que o público possa levar um pouco dessa rica história para casa.

Para levar essas reinterpretações da arte coreana para o mundo, vez ou outra os MU:DS ainda são vendidos em eventos e museus de outros países através de parcerias para divulgar ainda mais a cultura do país asiático.


Por que o MU:DS fez tanto sucesso?

A ideia de produtos colecionáveis, com design exclusivo e compartilhados nas redes sociais são alguns fatores que ajudaram na popularização no MU:DS na Coreia e também no mundo. A alta qualidade, com designs que receberam até prêmios, e itens com utilidade prática além de um simples enfeite foram outros motivos que chamaram a atenção e encantaram os consumidores.

A hallyu também anda lado a lado com a popularidade do MU:DS, pois mais pessoas passaram a se interessar pela cultura coreana e a querer levar um pedacinho de símbolos históricos e de obras de arte clássicas para casa.

Os MU:DS também sabem aproveitar certas tendências que tem tudo a ver com a ideia por trás do projeto, como foi o caso da coleção temática de KPop Demon Hunters. Em 11 julho, apenas poucas semanas após a estreia do filme, eles lançaram uma coleção inspirada nos elementos do folclore coreano presentes no filme.

O mais popular é um pin de “Kkachi Horangi”, a obra original de um tigre com um pássaro na cabeça que inspirou os personagens icônicos e divertidos Derpy e Sussie da animação. Na época do lançamento, pessoas formaram fila aguardando a loja abrir e o pin se esgotou em apenas 20 minutos na loja física e na loja on-line (que possuía quase 18 mil unidades no estoque).

Outros produtos de sucesso foram aqueles que tinham o chapéugat”, o mesmo que os Saja Boys usam em “Your Idol”. Esses merchandisings já existiam na loja em diversos formatos, como caneta, broches e marca páginas, e viralizaram na época do filme. Agora de novo em estoque, até hoje esses produtos estão entre os mais vendidos do MU:DS.

Apesar do boom causado pelo filme, o MU:DS já estava em um crescimento exponencial nos últimos anos. O museu viu o lucro do projeto subir de 3,7 bilhões de won e 7 mil visitantes diários no site em 2020 para 21 bilhões de won e 300 mil visitantes on-line em 2024.

E não são apenas turistas apaixonados pela cultura coreana que compram os produtos do MU:DS, jovens sul-coreanos encontraram nos MU:DS uma maneira de exibir o orgulho pela sua cultura e se aproximar da história do lugar que nasceram. Tudo graças a essa união entre tradição e inovação que garantiu que o objetivo dos MU:DS fosse muito bem alcançado.

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: Instagram do MU:DS
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido