A música pode agir como um estímulo para potencializar o aprendizado de um novo idioma, por isso é frequentemente utilizada em cursinhos de idiomas.
Quem nunca ficou com uma música grudada na cabeça? É muito mais fácil decorar a letra de uma música que decorar um texto, correto? Sendo assim, é possível utilizar músicas para reforçar o aprendizado da língua coreana.
Nenhum modelo de estudo funciona com todas as pessoas, então o modelo que vamos passar hoje talvez não seja perfeito para você, mas vale a pena tentar.
Este modelo foi criado pensando em utilizar músicas para reforçar os três pilares principais do processo de aquisição de uma nova língua: 1. componente sintático; 2. componente semântico; 3. componente fonológico. Também vamos passar uma lista com algumas músicas fáceis e legais.
Modelo de estudo
1. Escuta focada e objetiva
Em primeiro lugar, é importante compreender que apenas ouvir uma música que você gosta muito não vai te fazer aprender coreano. Você pode aprender a pronunciar uma palavra ou outra, mas não saberá utilizá-la em outros contextos, por isso precisa ter uma escuta focada e com um objetivo, além de estudar a música.
Tente ouvir bem cada palavra e procure focar na pronúncia do cantor em cada parte. Comece com músicas lentas e com a fala bem nítida. Neste primeiro momento, não procure letra ou tradução, apenas foque sua audição na pronúncia do cantor. Tente identificar onde estão os “acentos” das palavras, divisão silábica, a métrica de cada frase e assim por diante. Ouça se atentando à fala.
2. Estudo da letra
Após ouvir a música prestando atenção nos tópicos citados anteriormente, imprima (ou escreva) a letra em coreano e destaque com uma cor diferente as palavras que você já conhece e com outra cor, as palavras que não conhece. Depois disso, procure a tradução das palavras desconhecidas e escreva próximo à palavra.
Depois deste passo, leia atentamente o texto, tentando compreendê-lo. Se ainda estiver difícil, procure a tradução de toda a letra apenas para compreender o contexto, mas não fique muito focado nisso, o objetivo é conseguir compreender sem precisar ficar lendo a tradução todas as vezes.
3. Pronúncia
Depois de ter estudado a letra, mesmo que ainda não tenha gravado todas as palavras ou esteja com dificuldades em algumas partes, comece a ouvir a música lendo o texto em pensamento. Depois de fazer isso uma vez, cante junto com o cantor, lendo a letra.
Se ainda estiver difícil, divida a música em partes (por exemplo: hoje irei treinar a pronúncia até a parte x). No YouTube, coloque a velocidade de reprodução mais lenta e vá acelerando na medida que conseguir pronunciar bem cada palavra.
O próximo passo será cantar sem o auxílio do texto. Tente cantar e lembrar das palavras corretas, sem utilizar o texto.
IMPORTANTE!
Sabemos que ler em hangul pode ser difícil para quem está começando, mas, por favor, tente evitar ao máximo (ou nunca utilizar) a romanização. No início pode facilitar, mas lá na frente você estará se prejudicando muito se aprender o idioma apenas com a romanização.
Agora que você já tem as dicas, confira a seguir nossas sugestões de músicas para usar no seu estudo.
1. Sung Si Kyung – “Every Moment of You”
Esta é uma música lenta e fácil de pronunciar. O cantor possui uma dicção boa e você vai conseguir entender bem cada palavra. O vocabulário dela não é complexo, mas possui muitas conjugações gramaticais que talvez sejam um desafio.
2. Park Hyo Shin – “Wild Flower”
Este cantor é bem conhecido na Coreia e você vai encontrar esta música em vários karaokês por lá. Quase todas as músicas deste cantor são lentas e indico para aprender, pois ele tem uma dicção perfeita. Além disto, suas letras possuem muito vocabulário legal e palavras lindas. Ela é fácil de ser pronunciada.
3. Jinho (PENTAGON) e Rothy – “A little bit more”
Mais uma OST para a lista, esta música é um hino para as fãs de dramas (neste caso, do drama O que houve com a Secretária Kim). A gramática desta música é simples e fácil de pronunciar. Tem algumas palavras que se tornam quase um trava-língua, mas é um desafio muito bom. Diferente das outras duas músicas, nesta a pronúncia das palavras é um pouco mais rápida.
4. Gaho – “Start”
Esta música é rápida e seu desafio maior será, sem dúvida, na pronúncia. A gramática e estrutura de cada frase é simples e o vocabulário também é relativamente simples.
5. EVERGLOW – “Adios”
Como quase toda música de K-pop, é mais difícil ouvir bem a pronúncia de todos os cantores e sempre tem aquele rap difícil no meio, mas é um desafio muito bom. Além disto, possui muitas partes em inglês, o que talvez dificulte um pouco o estudo.
Divirta-se enquanto estuda!
Fontes: (1), (2), (3)
Imagem: National Hangeul Museum
Não retirar sem os devidos créditos.