Nesta quinta (10), a Fundação Nacional de Pesquisas da Coreia anunciou que um grupo de pesquisa da Seoul National University conseguiu identificar um princípio que induz “Superbactérias” a se auto destruírem.
Com isso, superbactérias como a Staphylococcus aureus, que pode causar de pequenas infecções até a meningite, agora podem ser combatidas já que antes eram invulneráveis a maioria dos antibióticos.
Segundo o professor Lee Bong-jin, que participou da pesquisa: “A descoberta é uma pista para conseguirmos desenvolver um remédio que consiga combater diversas superbactérias que exigem uma resposta rápida“.
Usando aparelhos de raio x microscópicos, os pesquisadores analisaram a molécula do PemK, toxina derivada do Staphylococcus aureus, e do PemLK, uma anti-toxina com proteína conjugada. Durane as observações, foi constatado que as moléculas de PemLK interagem umas com as outras usando uma estrutura que imita algumas das estruturas do PemK. O resultado disso foi que o RNA das moléculas do patógeno começaram a se decompor.
A descoberta foi publicada no periódico Nucleic Acids Research, organizado pela Oxford.
Fonte: (1)
Imagem: AFP via Getty Images
Não retirar sem os devidos créditos.