Esqueça a criatura mística semelhante a um cavalo. No mundo dos negócios, “unicórnio” o nome dado à uma startup de capital fechado cujo valor de mercado chega a 1 bilhão de dólares, às vezes chegando a ultrapassar isso.
Dados do Ministério das Pequenas e Médias Empresas e Startups sul-coreano revelados nesta terça (15) mostraram que, em dezembro de 2021, a Coreia do Sul possuía 18 unicórnios em sua economia. No ano anterior, o número era de 13.
As listas de 2020 e 2021 tiveram adições e também exclusões. Sete novas empresas entraram na lista e duas saíram. Dentre os novos unicórnios, está o Market Kurly, plataforma on-line de delivery. Já a gigante do comércio eletrônico Coupang Inc. e a produtora de jogos Krafton Inc. – responsável pelo sucesso PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) – foram as duas excluídas da lista.
A exclusão da Coupang e da Krafton foi devido ao fato de ambas empresas terem deixado de ser de capital fechado, fator primordial para ser considerada um unicórnio, e passaram a ter capital aberto. Sendo assim, elas podem vender suas ações nas bolsas de valores pelo mundo. A Coupang desde o ano passado está listada na lista da estadunidense Nasdaq; já a Krafton fez sua estreia na bolsa de valores sul-coreana.
De acordo com fontes da área, os Estados Unidos são o país com maior número de unicórnios, com um total de 489. Seguem a China com 171 e a Índia com 53. A Coreia do Sul aparece em 10º lugar na lista.
Fonte: (1)
Imagens: reprodução e Market Kurly
Não retirar sem os devidos créditos.