As tendências de beleza coreana (K-beauty) se tornaram imensamente conhecidas nos últimos anos. Com a crescente popularidade da música pop coreana (K-pop) e dos dramas (K-dramas) e filmes, o conceito de beleza passou a ser consumido por jovens de todos os cantos do mundo.
As tendências de beleza sul-coreanas tiveram início no final de 1800. Durante esse período, a maquiagem era mais simples e feita com materiais naturais e os cabelos, em sua maioria, eram mantidos em coques presos na altura da nuca. No final desse período, com a chegada de ocidentais e da influência japonesa, a beleza coreana começou a perder seus elementos tradicionais.
Com a ocupação japonesa (1910-1945) no início do século 20, uma transformação cultural e de consumo impactou a vida dos coreanos. O banimento de publicações coreanas – incluindo revistas de moda e beleza – fez com que um novo conceito de beleza surgisse: agora, mulheres coreanas seguiriam padrões de beleza japoneses, que por sua vez baseavam-se nos padrões ocidentais.
Mulheres coreanas passaram a gastar seu tempo e dinheiro em produtos de beleza de origem japonesa e em um dos poucos produtos coreanos ainda usados: o pó de arroz da marca Pakgabun. O produto era extremamente popular, tendo seu uso parado em meados de 1930, quando se descobriu alguns componentes químicos ruins para o corpo. Foi também nesse período que a obsessão pelo físico ideal começou, com mulheres tentando se encaixar no padrão de queixo em “V”.
Um novo modelo de feminilidade foi batizado de “new woman”, com penteados Gibson Girl e The flapper. O corte bob (considerado um escândalo na época) e maquiagens consideradas “agressivas” – incluindo rímel e batom vermelho – também passaram a fazer parte do dia a dia das mulheres.
Com o fim da Guerra da Coreia, o movimento contemporâneo ganhou força e os anos 1950 lançaram base para o desenvolvimento da cirurgia plástica – considerada nos dias atuais como a melhor do mundo – e as mulheres viram a influência ocidental aumentar, com novos penteados surgindo, com cabelos mais curtos e maquiagens mais vivas.
A década de 1960 viu o nascimento da modernização dentro do país acompanhada da evolução na alfabetização e melhores condições econômicas. Com maiores oportunidades de trabalho, a moda tornou-se mais versátil e, paralelamente, indústrias de maquiagem começaram a ser criadas – incluindo a Uisang. E em 1964 foi aberta a primeira escola para modelos.
Foi nesta época também que o padrão de beleza coreano foi determinado: pele lunar, rosto pequeno e queixo em “V”, corpo leve e magro, nariz fino e arrebitado.
Os anos 1970 foram caracterizados pelo regime autoritário e repressivo de Park Chung-hee, o arquiteto da negação de muitos direitos civis e políticos. Durante este período os jovens passaram a fazer uso de um estilo de protesto, mantendo os cabelos mais compridos e trazendo o estilo punk e hippie para a luz da popularidade. Com a década de 1980 surgindo, as televisões em cores também começaram a ser populares, criando um novo apelo aos jovens coreanos que queriam se tornar estrelas do entretenimento. As mulheres passaram a usar cores mais vivas e combinar blush com sombra era preciso. Os anos 1980 também viram a febre do “disco” e o alvorecer de um novo estilo de música.
Com o surgimento do K-pop no início da década de 1990, os idols viraram modelo de tendências, passando a ter seus estilos copiados por todo o pais. A tendência de beleza se tornou mais suave, vindo na contramão da década anterior: se antes as maquiagens eram mais vibrantes e coloridas, a estética de 1990 trouxe sobrancelhas mais finas, lábios escurecidos e marcados com lápis, olhos mais suaves e a pele trazendo um aspecto mais natural, criando um jeito mais simples de expressão individual.
Além disso, os homens também ganharam espaço dentro do universo de beleza. Foi também nesta época que a Vogue Korea foi fundada.
Os anos 2000 seguiram com um novo produto de exportação: os cosméticos coreanos. Se até o final dos anos 1990 a França era a líder mundial em cosméticos, a partir da década de 2000 a situação se inverte: as marcas coreanas passam a invadir as prateleiras do mundo todo.
Os cosméticos eram anunciados com fórmulas mais naturais – fruto de uma incansável pesquisa tecnológica e científica. Foi também criado o famoso “dez passos” da rotina de beleza.
O mercado de cosméticos também gerou mudanças para os clientes masculinos com a criação de marcas de maquiagem e até mesmo produtos específicos para o exército.
Um novo tipo de turismo surgiu: o turismo cosmético. O distrito de Myeong-dong transformou-se no distrito da beleza, com conglomerados de lojas especializadas onde turistas estrangeiros eram bem-vindos.
O país também se consolidou como o maior em números de cirurgias plásticas. A mensagem sobre cuidados estéticos sendo transmitida incessantemente em dramas da televisão – com homens e mulheres mostrando cremes e máscaras faciais – e a música, principalmente a indústria do K-pop, fez com que novos padrões de “perfeição” surgissem, fazendo com que mais e mais coreanos se submetessem a cirurgias plásticas para alcançar tais “perfeições”.
A beleza sul-coreana passou a ser um fator de grande importância social, tornando-se também um indicador de status econômico, além de muitas vezes “ajudar” no processo de carreira profissional. Os jovens tornaram-se mais dispostos a expressar suas individualidades e maquiagens com aspectos inocentes ou românticos, como os “lábios gradientes” e cabelos em cortes e cores diferentes, foram sendo criados.
Jovens tornaram-se mais dispostos a expressar suas individualidades e maquiagens com aspectos inocentes ou românticos.
Com tudo isso, não é de se estranhar que, nos tempos atuais, a Coreia do Sul tenha se tornado uma janela para as tendências futuras, com marcas ocidentais copiando marcas de cosméticos coreanas e mais e mais mulheres fazendo uso dos tais “dez passos” de uma rotina de beleza.
Leia também:
Whitewashing e os extremos do padrão de beleza coreano
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.