Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

[LISTA] Veja os K-idols que revelaram seus resultados do MBTI


O teste MBTI pode ser um grande aliado para quem quer conhecer melhor seus idols favoritos! Afinal, quem não ama saber um pouco sobre cada artista? Ao longo dos anos, muitos compartilharam seus resultados, mostrando um pouquinho mais de si mesmos para os fãs.

Confira!


O que é o teste MBTI?

A tipologia de Myers-Briggs (MBTI, na sigla em inglês) foi criada pelas psicólogas Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs durante a Segunda Guerra Mundial. Mãe e filha, as duas tinham o objetivo de ajudar trabalhadoras a encontrarem as melhores funções para si mesmas nas indústrias. Por isso, o teste até hoje é utilizado por líderes e chefes para ajudar no gerenciamento de seus times.

O teste classifica cada indivíduo a partir de pares: extrovertido (Extroverts) ou introvertido (Introverts), sensoriais (Sensors) ou intuitivos (Intuitives, aqui denominados pelo N), racionalistas (Thinkers) ou sentimentais (Freelers) e, por fim, julgadores (Judgers) ou perceptivos (Perceivers). Existem, ao todo, 16 tipos psicológicos – cada um formado por 4 letras representando um desses pares.


Você também pode fazer o teste MBTI e descobrir o seu!



Idols que revelaram seus resultados do teste MBTI


INTJ – Arquitetos

Conhecido por sua confiança e determinação, o tipo INTJ é um dos mais raros entre a população mundial. Os INTJs também costumam ser imaginativos, pensando sempre de forma estratégica e independentes. Entretanto, podem ser extremamente críticos e analíticos.

Dawon (SF9) é um dos idols que revelaram se encaixar nesse MBTI.


INTP – Lógicos

Pessoas do tipo INTP costumam ser objetivas e têm grande facilidade de analisar e pensar de forma abstrata. Entusiasmados, estão sempre dispostos a aprender para chegar a novas conclusões. Apesar disso, podem ser mais reservados e inseguros ou até mesmo se distrair facilmente.

Jin (BTS) é um dos idols que obtiveram esse resultado MBTI, que também se manifesta em uma pequena parte da população.


ENTJ – Comandantes

Os ENTJs são líderes natos! Pessoas desse tipo são energéticas, autoconfiantes e eficientes. Além disso, os que pertencem a esse MBTI demonstram grande força de vontade e costumam ser carismáticos. Muitas vezes, no entanto, podem ser teimosos ou impacientes.

Alguns idols ENTJs são Tiffany (SNSD) e Key (SHINee).


ENTP – Inovadores

Por serem bem informados e originais, os ENTPs sempre trazem novas ideias. Pessoas com esse MBTI são argumentativas e pensadores rápidos, além de carismáticas e cheias de energia. Entretanto, podem ter dificuldades para se concentrar e não gostam de discussões práticas, preferindo as teóricas.

Idols desse tipo psicológico são: Minkyeung (Hinapia), Sihyeon (EVERGLOW) e Hyunjin (Stray Kids).



INFJ – Advogados

Idealistas, os INFJs costumam ser criativos, altruístas e perspicazes. Além disso, são muitos decididos e dedicados a suas causas. Entretanto, também podem ser mais reservados e perfeccionistas.

Esse MBTI é bastante raro, se manifestando em menos de 1% da população mundial. Alguns idols que pertencem a esse grupo são: JB (GOT7), Dami (Dreamcatcher), Wonwoo, The8 e Woozi (Seventeen) e Kai (EXO).


INFP – Mediadores

Pessoas do tipo INFP estão sempre em busca de formas de melhorar o mundo. Guiados pelos seus princípios, procuram e valorizam a harmonia e costumam ter a mente aberta. São também dedicados e trabalhadores, mas podem ser extremamente idealistas e levar muitas coisas para o lado pessoal.

Idols que têm esse MBTI são Sunmi, Suga e Jungkook (BTS) e Yugyeom (GOT7).

OBSERVAÇÃO: Esta pauta foi postada originalmente em 2020. Em 2021, Jungkook refez o teste e seu novo resultado foi INTP.


ENFJ – Protagonistas

Confiantes, pessoas do tipo ENFJ costumam inspirar e guiar aqueles ao seu redor. São altruístas, carismáticos e confiáveis. Apesar disso, podem ter dificuldades de tomar grandes decisões ou até mesmo pensar pouco em seu próprio bem-estar.

Alguns idols com esse MBTI são: Jimin (BTS), Jackson (GOT7), Bangchan (Stray Kids), Suho e Chanyeol (EXO) e Yuri (SNSD).


ENFP – Ativistas

Os ENFPs são curiosos, observadores e bons comunicadores. Populares e amigáveis, conseguem transmitir ideias e pensamentos com clareza. Entretanto, são muito emocionais, se estressam com facilidade e tendem a pensar demais sobre os acontecimentos.

Idols desse tipo psicológico são RM e V (BTS), JiU (Dreamcatcher), Eunbin (CLC), Juyeon (The Boyz), Seungkwan e Vernon (Seventeen).



ISTJ – Logísticos

Honestos, diretos e responsáveis, os ISTJs buscam a praticidade. Pessoas desse tipo valorizam a ordem e são muito versáteis. Contudo, também podem ser teimosos, críticos e não gostam de quebrar regras.

O ISTJ é um dos tipos mais comuns e corresponde a 13% da população global. Idols nesse grupo são Mark (GOT7) e Sunny (SNSD).


ISFJ – Defensores

Os ISFJs vivem de opostos: são quietos, mas sociáveis; valorizam a segurança, mas não descartam as mudanças. Pessoas desse MBTI são leais, prestativas e confiáveis. Por outro lado, também podem ser tímidos e, muitas vezes, reprimir seus sentimentos.

Idols ISFJ incluem Taeyeon (SNSD) e Jeonghan (Seventeen).


ESTJ – Executivos

Os ESTJ acreditam que a ordem é essencial para o funcionamento de suas comunidades e adoram garantir que tudo esteja funcionando de acordo. São excelentes organizadores, determinados, pacientes e leais. Muitas vezes, no entanto, podem ser inflexíveis e ter dificuldades para lidar com o inesperado ou expressar suas emoções.

Bambam (GOT7) é parte desse grupo.


ESFJ – Cônsules

Outro tipo psicológico mais comum, os ESFJs são conhecidos pela sua sociabilidade e popularidade. Pessoas desse grupo têm boas habilidades práticas e um grande senso de dever. Apesar disso, também valorizam seu status social e podem ser mais sensíveis a críticas.

Alguns idols ESFJ são J-Hope (BTS), Seungmin, Lee Know e I.N. (Stray Kids).



ISTP – Virtuosos

Pessoas do tipo ISTP gostam de atividades práticas, em que possam colocar a mão na massa. Espontâneos e racionais, sabem priorizar tarefas e manter a calma – por isso, são ideais para resolver crises. Por outro lado, podem ser teimosos e se entediar facilmente.

Han (Stray Kids) é um dos idols que revelou ser ISTP.


ISFP – Aventureiros

Os ISFPs são descritos como curiosos, artísticos e apaixonados. Charmosos e empáticos, são conhecidos por reinterpretar e explorar novidades de diferentes formas. Entretanto, podem ser imprevisíveis, competitivos e se estressam com facilidade.

Baekyun (EXO) revelou que esse é seu MBTI.


ESTP – Empresários

Sociáveis e ousados, os ESTPs gostam de estar no centro das atenções. São diretos, práticos e perspicazes. Por conta disso, muitas vezes pessoas desse tipo podem se mostrar impacientes e desafiadores, além de tomarem grandes riscos.

Ilhoon (ex-BtoB) é um dos idols ESTP.


ESFP – Animadores

Espontâneos, entusiasmados e carimásticos: os ESFP procuram garantir que aqueles ao seu redor estejam felizes. Quem se encaixa nesse tipo costuma saber lidar muito bem com outras pessoas. Além disso, não gostam de conflitos e podem ser muito sensíveis.

Idols nesse grupo incluem Doyeon (Weki Meki) e Sooyoung (SNSD).


Você já sabia o MBTI de seus idols favoritos? Conte para a gente!

Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Reprodução e divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

img

    Inscreva-se no Telegram da KoreaIN e saiba tudo sobre a Coreia do Sul e o K-POP.

Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido